Principais benefícios de importar da China

2019-04-18T14:02:45-03:0018 de abril de 2019|Artigos sobre Importação, Serpa China|
Tempo de leitura: 3 minutos

Em meio a tantos países em ascensão na esfera do comércio exterior, a China continua se destacando como uma potência de peso para atividades de importação. O mercado chinês, atualmente, encontra-se em um processo gradual de estabilização, mas isso não impede que a economia no país permaneça aquecida e promissora para aqueles que ali desejam investir.  Afinal, quais os principais benefícios de importar da China?

No artigo de hoje, você confere alguns indicadores de que a China oferece um cenário inigualável para empresários brasileiros em busca de tornar sua produção mais rentável sem, é claro, comprometer a qualidade da mesma.

Benefícios de importar da China 

Custo de produção

Como já havíamos mencionado em outro artigo, nos últimos tempos, o mercado chinês passou por transformações que acabaram impactando o custo de produção para os fabricantes no país. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, a atividade de importação permanece competitiva e com custo consideravelmente inferior ao valor cobrado por fabricantes brasileiros ou de outros países.

Essa competitividade deve-se ao fato de que a potência oriental vem se reinventando para adaptar às novas exigências do governo chinês, sem ter que pesar o bolso dos compradores internacionais. Um exemplo disso é o forte investimento que fabricantes Chineses têm feito na automatização e robotização dos seus processos produtivos, diminuindo assim os gastos com mão de obra.

Prazo de pagamento

Adicionalmente ao custo de produção reduzido, o longo prazo de pagamento também está entre os maiores benefícios de importar da China. É indiscutível que o país concentra grande parte dos investimentos globais e que sua economia prospera em ritmo acelerado.

Com isso, os fornecedores chineses têm total capacidade financeira para ofertar condições flexíveis de pagamento e dar um fôlego maior aos importadores brasileiros. Contudo, é importante ressaltar que benefícios assim são alcançados através de uma boa negociação e do ganho da confiança do fornecedor.

Responsabilidade compartilhada

Muito além de um parceiro de compra e venda, o fornecedor chinês de qualidade pode atuar como parte ativa do processo comercial de um importador brasileiro. Ou seja, ele fará mais do que apenas produzir as mercadorias que serão comercializadas no Brasil, assumindo também a responsabilidade pela qualidade dos itens entregues e o máximo de transparência nas transações.

Embora contratos internacionais sirvam para firmar de forma legal as responsabilidade de ambas as partes (fornecedor e comprador), a melhor forma de evitar problemas em um processo de importação é a partir da construção de um relacionamento harmonioso com o fornecedor. Só assim, importador e fornecedor atuarão como uma “única empresa”, com objetivos em comum e responsabilidade compartilhada.

Re-engenharia do produto

Por fim, outra grande vantagem de importar da China é a capacidade que os fabricantes chineses têm de fazer uma re-engenharia do produto. Isto é, os chineses são mestres quando se trata de pensamento competitivo.

Eles possuem a experiência, tecnologia e infraestrutura necessárias para pensar em soluções capazes de reduzir o preço aplicado das mercadorias, sem que haja perda de qualidade na fabricação ou no produto final.

 

Interessado em importar produtos da China?

Conte com a assistência da Serpa China. Com head office situado em Shanghai e uma equipe composta por especialistas chineses e brasileiros com anos de experiência em comércio exterior, possuímos todo o know-how para auxilar a sua empresa a encontrar os fornecedores certos e começar a importar com o melhor custo-benefício possível.


Compartilhe este artigo!

Ir ao Topo