Atualizado em 10 de novembro de 2023.
A logística integrada vem sendo cada vez mais adotada por empresas que atuam no Comércio Exterior. Em um mercado tão dinâmico, o planejamento e a integração das etapas da logística internacional, especialmente em operações B2B, têm o potencial de tornar os negócios mais competitivos, podendo ser elementos chave para o sucesso das exportações e importações.
Trata-se de uma estratégia que visa integrar as etapas da logística no comércio internacional, desde a compra de insumos para a produção até a chegada dos produtos nas mãos do comprador. Assim como na logística door to door, um único agente aduaneiro gerencia todo o processo, garantindo simplificação e otimização do transporte nacional e internacional, despacho aduaneiro e as demais operações.
Adotar uma estratégia de logística integrada pode gerar vantagem competitiva, uma vez que torna as etapas dos projetos de importação e exportação mais ágeis e menos onerosas, além de reduzir a incidência de erros.
Neste conteúdo, você vai conhecer o que é e como funciona a Logística Integrada, incluindo suas etapas e vantagens, além de entender como colocar essa estratégia em prática, contando com uma assessoria especializada em logística internacional. Confira!
O que é Logística Integrada?
Durante muito tempo, o processo logístico foi considerado apenas operacional dentro das empresas. Porém, com a evolução do mercado, o processo logístico, desde a chegada dos insumos para produção de uma mercadoria até a entrega do produto ao comprador, passou a ser olhado do ponto de vista estratégico para o negócio. Nesse contexto, surgiu o conceito de Logística Integrada.
Trata-se de uma estratégia que cuida da coordenação e integração das atividades e processos voltados ao fluxo de produtos, serviços e informações que se dão dentro de uma cadeia de suprimentos. Promove otimização e eficiência das etapas de frete/transporte e internacionalização de produtos.
A logística integrada engloba planejamento do processo logístico, desde a aquisição dos insumos e matérias-primas para produção do produto até a entrega no destino, incluindo armazenamento, transporte/frete e trâmites aduaneiros.
Com a interação entre os processos, a Logística Integrada passou a afetar os negócios de várias maneiras, criando valor para a empresa:
- Valor de tempo: torna o transporte nacional e internacional mais ágil e eficiente;
- Valor de espaço: armazenamento das mercadorias de forma estratégica e planejada;
- Valor financeiro: reduz custos, facilitando as transações e até as negociações entre compradores e fornecedores;
- Valor de informação e gestão: a partir das ferramentas de controle, como os sistemas integrados de gestão, possibilita controle eficaz da informação para uma tomada de decisões mais assertiva.
A Logística Integrada pode ser dividida em dois momentos, nos quais ocorrem os diversos tipos de processos de administração, movimentação e distribuição dos insumos. Veja:
Logística Inbound
A Logística Inbound pode ser considerada como a principal responsável pelo processo de movimentação, recebimento e descarga de matérias-primas e insumos na organização. Ela conecta a negociação de compra com o fornecedor à etapa de armazenamento dos pedidos dentro da fábrica.
O principal propósito dessa estratégia é garantir que seja feita a aquisição de materiais de boa qualidade pelo menor preço possível, valorizando o bom relacionamento entre os parceiros de negócio.
Assim, a Logística Inbound garante que os outros processos produtivos se desenvolvam dentro das características e padrões necessários para a comercialização. Principais atividades realizadas no contexto da Logística Inbound são:
- Contato com fornecedores;
- Definição das matérias-primas;
- Gestão da expedição do produto e do seu transporte;
- Auditoria e fiscalização acerca da qualidade da produção;
- Recebimento de materiais.
Logística Outbound
Essa é a terceira e última etapa da Logística Integrada, que se inicia após a conclusão da fabricação dos insumos. Neste momento, é feita a entrega dos produtos ao cliente, e o fluxo logístico deve cuidar do transporte e da distribuição da mercadoria, garantindo que ela chegue de maneira segura aos centros de distribuição (CDs) ou ao comprador final.
Trata-se de uma fase importante do processo, já que é um dos momentos cruciais para medir e acompanhar a satisfação do cliente. Assim, para o sucesso da conclusão desse processo é preciso contar com um planejamento completo das rotas, operadores logísticos capacitados e de confiança, monitoramento de todo o processo de entrega e acompanhamento dos itens que precisam ser devolvidos ou trocados.
Nesse contexto, as principais atividades dessa etapa consistem em:
- Separação e entrega aos centros de distribuição ou clientes finais;
- Administração para troca de produtos;
- Planejamento de entregas;
- Supervisão do transporte;
- Gerenciamento da gestão de distribuição;
- Avaliação da satisfação do consumidor.
Logística 5.0
A tecnologia é fundamental para o dia a dia dos negócios. No contexto da logística, não é diferente.
A integrated logistics vem integrando novas tecnologias ao seu ecossistema, como o uso da Internet das Coisas (IoT) e outros recursos para gerenciar a cadeia de suprimentos. Assim, a automação, a inteligência artificial, a robótica, o processamento de linguagem ganham espaço no dia a dia de quem trabalha nessas áreas e se tornam cada vez mais imprescindíveis para que as empresas se mantenham produtivas e competitivas.
A pandemia do COVID-19 trouxe grandes desafios para esse campo, como você pode ver neste e-book da Serpa China sobre os 1000 dias da indústria logística internacional desde o início da crise sanitária. Com isso, a necessidade de lidar e enfrentar os problemas de maneira eficaz impulsionou a transição para a Logística 4.0, marcada pela adoção de soluções tecnológicas mais avançadas.
Atualmente, já podemos falar em Logística 5.0, que inclui a busca de soluções sustentáveis para as operações, que promovam o equilíbrio entre o trabalho do homem e as máquina. A Logística 5.0 busca aproveitar ao máximo as possibilidades ofertadas pela tecnologia, utilizando o conhecimento dos dados para tornar processos mais “lean” e confiáveis e diminuir riscos.
Para além da digitalização das atividades de gestão do estoque, produção e da entrega dos produtos ao consumidor, a Logística 5.0 tem o propósito de utilizar ferramentas de análise e automação que permitam uma avaliação estratégica do modelo de trabalho a fim de acabar com gargalos e erros no processo, que levem ao aperfeiçoamento dessa rotina. Isso leva à eficiência dos custos, aumento do lucro e da satisfação do cliente. Para que isso funcione, na prática, algumas ferramentas são utilizadas:
Computação na nuvem
A troca de informações interna e entre fornecedores e clientes precisa ser rápida e segura. Por isso, o acesso aos serviços na nuvem possibilita que os dados fiquem disponíveis para serem acessados de qualquer lugar e por quem tem permissão para acessá-los, sendo possível, inclusive, monitorar e rastrear esse acesso, garantindo a segurança cibernética.
Equipamentos inteligentes
Centros de armazenamento e distribuição necessitam contar com equipamentos inteligentes, que organizam e facilitam a gestão como um todo, principalmente sobre o que entra e sai. Para isso, existem diversas soluções, tais como:
- Robôs para transporte de caixas e contêineres;
- Leitor de dados, como códigos de barra e QRCodes);
- Prateleiras inteligentes, com sensores que controlam a entrada, saída e reabastecimento de produtos;
- Veículos autônomos, que enviam a localização e propõem o melhor caminho.
Inteligência Artificial (IA)
Por meio da Inteligência Artificial, é possível realizar o planejamento com base nas previsões de vendas feitas a partir de análises de Big Data e Machine Learning – ou aprendizado de máquina. Assim, são compradas as quantidades ideais de insumos para a produção, as remessas conseguem ser fechadas no melhor tempo e os pedidos preparados dentro do prazo para envio. Com isso, o trabalho é realizado com mais precisão e menor chance de falhas.
Tecnologias de geolocalização
É difícil imaginar um processo logístico que não conta com a tecnologia GPS. Por meio dela, é facilitado o rastreamento da localização, em tempo real, das mercadorias, o que reduz riscos e possibilita a definição das melhores rotas e melhor gestão da carga que está em transporte.
Centros de distribuição sustentáveis
Como a sustentabilidade é um dos pilares da Logística 5.0, é importante que as empresas priorizem o uso de equipamentos que proporcionam eficiência energética.
Outra prática nesse contexto trata-se da implementação de um sistema de reciclagem para reaproveitar resíduos e sobras da produção. O uso de materiais de embalagens biodegradáveis é outro exemplo que garante mais sustentabilidade no processo logístico.
Vantagens da Logística Integrada
A Logística Integrada traz diversos benefícios para as empresas que investem nessa estratégia, possibilitando ganhos que aumentam não só os lucros, mas também o valor da marca no mercado. Por meio dela, é possível deixar para trás práticas que já não funcionam mais, investindo em soluções que modernizam o processo e cumprem o propósito do negócio. Veja algumas vantagens:
Maior agilidade nos processos
Ao investir em processos integrados, que unem todos os departamentos da empresa, é nítido o aumento da agilidade, seja na comunicação entre os setores, na solução de problemas, durante a produção e até a entrega do produto ao consumidor. A agilidade, aliada à qualidade, é uma das características mais valorizadas por quem adquire um produto e as empresas que trabalham com a integração têm mais chances de alcançar isso.
Redução de falhas
As falhas e erros no processo logístico podem ocorrer. Porém, com a integração dos processos, especialmente no que diz respeito à comunicação e à colaboração entre os setores, fica mais fácil e ágil identificá-los e resolvê-los. Além da solução de problemas, é possível também antecipar riscos e investir na prevenção, evitando ou reduzindo as chances de que eles ocorram.
Aumento da competitividade
A Logística Integrada afeta positivamente na competitividade, porque possibilita a aquisição de insumos com os melhores preços, redução de falhas e menor tempo de resposta a elas, além da qualidade do produto e da rapidez na entrega. Esses são fatores que fazem as empresas se destacarem em relação a seus concorrentes.
Como é feita a Logística Integrada na prática?
Para colocar em prática a Logística Integrada, é preciso uma série de investimentos, para que essa estratégia realmente funcione. Além, é claro, do treinamento e participação de todos os profissionais que fazem parte dos setores envolvidos na cadeia logística, afinal, eles conduzirão a estratégica.
Veja alguns passos a serem implementados para a prática da Logística Integrada:
- Realize uma análise completa da cadeia de suprimentos que existe na empresa, identificando quais são os possíveis gargalos, processos que não funcionam e onde há oportunidades de melhoria;
- Após essa análise, elabore um plano estratégico que estabeleça metas e objetivos claros para que essa implementação seja possível;
- Faça a integração de sistemas e processos, o que envolve a implementação de tecnologias de informação adequadas, como sistemas de gestão de armazéns, de gestão de transporte e de planejamento de recursos empresariais;
- Invista em estratégias de colaboração e estreitamento de parcerias estratégicas com fornecedores, distribuidores e outros envolvidos na cadeia logística;
- Estabeleça uma comunicação realmente eficaz e troca de informações, que são fundamentais para garantir o alinhamento das atividades logísticas e o atendimento eficiente das demandas dos consumidores.
Logística Integrada: Conte com o Grupo Serpa
O Grupo Serpa é certificado OEA e oferece soluções completas em logística internacional e logística integrada para empresas importadoras e exportadoras, administrando as etapas da cadeia logística do Comércio Internacional.
Atuamos nos principais portos e aeroportos nacionais e internacionais, oferecendo serviços personalizados “Door to Door”, além do desenvolvimento de projetos e diligenciamento de todo o processo de “Supply Chain”.
Dentre os serviços voltados à logística internacional, estão:
- Desenvolvimento de fornecedor (Serpa China);
- Agenciamento de fretes internacionais em qualquer modalidade (cotação, negociação e fechamento);
- Gestão da logística;
- Seguro internacional de cargas;
- Desembaraço aduaneiro;
- Frete nacional (transporte rodoviário);
- Our solutions include Customs and Tax Consulting for import and export projects and Integrated Logistics. We operate from end to end to optimize processes and enable businesses..
Conheça mais sobre nossas soluções de logística internacional!