Exportações para China: Dicas para se destacar nesse mercado tão competitivo

Além de ser um país muito visado no quesito importação, a China também oferece ótimas condições para quem deseja exportar os seus produtos e comercializa-los no mercado oriental. Contudo, a fim de ser bem-sucedido nas exportações para China, é necessário ter uma estratégia eficaz para ingressar com o seu produto no país e promovê-lo aos distribuidores chineses de forma assertiva.

No artigo de hoje, você confere algumas dicas que tornarão os seus planos de exportar para a China mais próximos de se concretizarem de forma eficaz. Veja só!

Dicas de exportações para China 

1) Trabalhe bem o seu branding para atrair investidores chineses

Mesmo que você já tenha uma marca bastante consolidada no Brasil, é importante entender que ingressar no mercado oriental requer esforços redobrados. Afinal, estamos falando de um público consumidor com interesses e preferências completamente diferentes do público brasileiro.

Dessa forma, investir em branding deve ser o primeiro passo para tornar a sua marca atrativa aos olhos dos importadores chineses. Mas como promover a sua marca na China de forma efetiva? Uma boa dica é pesquisar e participar das feiras chinesas mais importantes para o segmento em que a sua empresa está inserida ou até mesmo feiras patrocinadas por instituições brasileiras no país.

Essas feiras proporcionam as circunstâncias ideais para que você aumente a visibilidade da sua marca, apresente o seu produto a possíveis investidores e faça um networking que resulte em muitos contatos promissores para sua empresa na China. Nesses eventos, é possível participar com um stand próprio ou em stand compartilhado com outras marcas.

2) Faça uma prospecção de possíveis importadores do seu produto

Não existem exportações para China sem, é claro, uma boa estratégia de prospecção de investidores que estejam interessados em comercializar seus produtos. No tópico acima, já te demos uma dica valiosa para tornar sua marca mais conhecida entre investidores chineses. No entanto, mais do que isso, é importante que você também realize uma prospecção mais direta.

Ou seja, faça um levantamento de possíveis investidores para o seu produto no mercado em que deseja ingressar, estude as preferências e condições de cada um, selecione aqueles que mais atendem aos seus objetivos e entre em contato. Esse processo se torna muito mais eficaz com a assistência de uma empresa de consultoria local e que tenha acesso aos dados da alfândega chinesa de forma confiável, assim como a Serpa China.

3) Conte com a assessoria de uma empresa local para fazer o approach correto aos investidores

Uma vez que você já tiver marcado de encontrar os possíveis importadores dos seus produtos na China, é hora de se preparar para fazer o approach correto com cada um deles. A assistência de uma empresa local também se faz muito importante nessa etapa.

Com o assessoramento certo, você receberá todas as orientações necessárias para fazer uma abordagem inicial de sucesso, apresentando o seu produto de forma a ressaltar os benefícios que mais chamam a atenção de um investidor chinês e embasando o seu discurso com argumentos pertinentes à realidade de cada investidor.

4) Avalie a necessidade de adaptar seus produtos às preferências do mercado chinês

Como já mencionamos anteriormente, conquistar o seu espaço no mercado chinês é um desafio até para empresas cujos produtos já fazem sucesso com o público ocidental. Isso ocorre porque os consumidores chineses possuem gostos peculiares e que, muitas vezes, divergem dos  consumidores de outras nacionalidades. Portanto, para evitar prejuízos na sua exportação para China, é preciso entender como agradar esse público desde o início.

Para exemplificar a dimensão desse desafio, podemos citar o caso da gigante Amazon, que mesmo dominando o mercado ocidental, fracassou ao tentar ingressar no mercado varejista eletrônico chinês. A gigante das vendas online não conseguiu elaborar uma estratégia para se destacar na China e fazer frente à feroz concorrência local, o que acabou resultando no fechamento de parte de seu negócio no país.

Em suas devidas proporções, como evitar que essa rejeição ocorra com os seus produtos? Uma boa tática é conduzir testes de degustação (no caso de alimentos) ou demonstração (no caso de acessórios, produtos vestuários etc), com pesquisa de aceitação local para avaliar se há pontos que devem ser adaptados a fim de tornar os seus produtos mais interessantes aos olhos ou paladar do público chinês.

Nestes testes, é importante levar em consideração o público-alvo e a região em que você pretende comercializar os seus produtos na China. Por se tratar de um país com dimensões continentais, os gostos populares podem variar muito de um local para o outro!

5) Considere a possibilidade de incorporar a sua marca aos e-commerces chineses

Outro quesito muito importante a se considerar ao planejar sua exportação para China são as plataformas de e-commerce. Existem diversas vantagens de comercializar os seus produtos através dos e-commerces chineses – a começar pelo fato de que essas plataformas fazem uma conexão direta entre sua marca e o consumidor final, eliminando a necessidade de incluir um distribuidor chinês na equação.

Ademais, o e-commerce na China é o mais evoluído no mundo. Em decorrência disso, grande parte da população chinesa opta por comprar online e não em lojas físicas. Dessa forma, estar presente nestas plataformas pode ser extremamente rentável para a sua marca.

São inúmeras as opções de e-commerces chineses, mas os mais famosos no país são: JD, Tmall e Taobao. O JD e Tmall são plataformas consideradas como de maior confiabilidade (principalmente para produtos alimentícios) e, por isso, requerem da sua empresa questões como registro de marca do produto, registro da alfândega chinesa e um investimento de entrada maior. Já para o Taobao, as exigências são menores e o investimento também.

Conte conosco para planejar sua exportações para China!

Na Serpa China, atuamos como os principais aliados de empresas brasileiras que desejam investir no mercado chinês, seja no âmbito da importação ou exportação. Com Head Office situado em Shanghai e uma equipe composta por especialistas em ambos os mercados, nosso objetivo é garantir o máximo de eficiência e competitividade para os seus processos de comércio exterior.


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