Logística 5.0: entenda a importância desse modelo

2024-03-11T11:20:18-03:0013 de dezembro de 2023|Artigos sobre Logística|
Tempo de leitura: 5 minutos

Com o desenvolvimento exponencial e uso de tecnologias, o mundo digital já faz parte da realidade do universo corporativo. A Era Digital traz consigo uma disrupção na forma de se pensar e fazer negócios, que se estende e reflete em todas as áreas, inclusive na logística. Esse avanço da  transformação digital tem levado à chegada da Logística 5.0.

A Logística 5.0 extrapola a “simples” automação de processos. Demanda integração entre tecnologias e esforço humano no sentido de melhorar a competitividade e a rentabilidade dos negócios, levando em consideração a sustentabilidade. Esse modelo representa uma abordagem inovadora para a indústria logística internacional. 

Um dos grandes ganhos dessa nova era da logística se dá por meio do uso inteligente de dados, possibilitando a tomada de decisão mais assertiva, redução de riscos e desperdícios nas cadeiras, além da promoção de práticas que de responsabilidade social. Para isso, a Logística 5.0 busca promover a utilização estratégica das tecnologias para garantir a conexão e colaboração entre seres humanos e máquinas e robôs. 

Recursos e ferramentas como IoT – Internet das Coisas, Inteligência Artificial, computação na nuvem, geolocalização e o uso de robôs nos processos estão presentes nesse contexto. Juntos, eles promovem realidades que são fundamentais para que a Logística 5.0 seja colocada em prática, como a integração, simplificação e agilização de processos, redução de gastos e diminuição do tempo durante as etapas das cadeias produtiva e logística.

Especialmente para quem atua no Comércio Exterior – cada vez mais competitivo e dinâmico, conhecer essas tendências e saber como funciona a Logística 5.0 é muito importante, pois essa estratégia pode gerar vantagem competitiva. Veja neste conteúdo detalhes sobre essa nova era da logística e entenda a importância de contar com assessoria especializada para aumentar as chances de sucesso em sua implementação.

O que é logística 5.0

 

A Logística 5.0 parte do pressuposto de que humanos e tecnologias se complementam, e não se excluem ou se substituem. Especialmente com as limitações provocadas pela pandemia da COVID-19, foi possível perceber um aumento sem precedentes na demanda logística, levando à conclusão de que avanços tecnológicos sozinhos, sem a otimização do trabalho humano e a sustentabilidade, não bastam.

Assim, trata-se de um modelo de trabalho que busca o uso estratégico das tecnologias no setor para conseguir todos os benefícios possíveis da colaboração entre trabalhadores e robôs ou máquinas. Ela conta com o conhecimento dos dados para garantir a sustentabilidade dos processos, além de diminuir os riscos e desperdícios que podem ocorrer no percurso da cadeia.

Nessa fase, a logística ultrapassa a digitalização das atividades de gerenciamento de estoque, produção e distribuição. Com a utilização de ferramentas de análise e automação, as equipes conseguem realizar avaliações constantes para aperfeiçoar o modelo de trabalho, acabar com gargalos e potencializar os recursos disponíveis. Com isso, tem-se duas importantes vantagens:

  1. A garantia da competitividade, bem como a lucratividade na gestão industrial;
  2. A valorização do fator humano, sendo utilizada a tecnologia para gerar dados confiáveis que tornam as tomadas de decisão mais rápidas e levam ao aumento da produtividade.

Por fim, neste momento, as empresas precisam investir em tecnologia e inovação para aumentar a sua competitividade e criar um conhecimento mais forte, com base em dados, para poder existir no futuro.

Qual a diferença da logística 4.0 para a 5.0?

 

Na chamada Logística 4.0, a tecnologia passou a ser amplamente utilizada nos processos do setor logístico para possibilitar a digitalização das operações, e também a utilização das informações geradas pelas ferramentas para melhorar os processos de gerenciamento da cadeia de suprimentos e distribuição. Já na logística 5.0, as inovações tecnológicas não são usadas apenas para automação, mas também para viabilizar a criação de um sistema integrado e que seja colaborativo, valorizando o esforço humano e o meio ambiente.

Enquanto a Logística 4.0 estabelece que um melhor desempenho é conseguido por meio de um trabalho mais automatizado, a Logística 5.0 busca encontrar quais benefícios poderiam ser extraídos combinando a força de trabalho de humanos e máquinas. Assim, pode-se dizer que a Logística 5.0 está consolidando e aprimorando o entendimento trazido pela Logística 4.0, de que automatização de processos permite maximizar os resultados. 

Supply Chain 5.0

 

No contexto da Logística 5.0 está também a Supply Chain ou Cadeia de Suprimentos 5.0, que atende à hiperpersonalização e hipercustomização das necessidades do cliente, o que demanda a combinação certa de criatividade humana e eficiência da máquina. Enquanto as máquinas assumem o trabalho árduo, os humanos podem se concentrar em tarefas criativas e na resolução de problemas cognitivos.

Os robôs no espaço de fabricação são frequentemente usados ​​para tarefas repetitivas, agilizando o fluxo de trabalho geral da montagem. Assim, o uso de robôs é extremamente valioso para os fabricantes que tentam manter os padrões dos produtos e um alto volume de produção. Porém, robôs não podem trabalhar pessoalmente com clientes que precisam de ajuda e orientação extra. É aqui que o elemento humano se torna inestimável. 

Como exemplo, leia este artigo sobre o uso de robôs e a revolução logística na China.

Mais importante ainda, a colaboração entre humanos e máquinas pode permitir a flexibilidade e a eficiência necessárias para alcançar a resiliência num mundo em mudança. 

Por fim, a Supply Chain 5.0 usará dados para colher os benefícios comerciais de um relacionamento homem-máquina, não sendo necessários investimentos grandes e arriscados.

Benefícios da logística 5.0 para sua empresa

 

Com uma proposta de integrar o homem e a máquina, maximizar resultados e garantir melhores condições de trabalho, proporcionado bem-estar e qualidade de vida, a Logística 5.0 apresenta alguns benefícios às empresas:

  • Diminuição de custos para as empresas;
  • Melhores condições de trabalho;
  • Valorização da mão de obra;
  • Redução da rotatividade de colaboradores;
  • Tarefas e processos com mais sustentabilidade e integração com o meio ambiente;
  • Mais produtividade, eficiência e qualidade dos produtos;
  • Decisões mais acertadas, tomadas com base em dados.

Já deu para entender que a Logística 5.0 é uma das grandes novidades do mercado global e compreender como funciona, quais ferramentas e estratégias utilizar é importante para manter a competitividade no mercado internacional. Contar com uma assessoria especializada faz toda a diferença! Afinal, é preciso entender quais práticas, processos e ferramentas são as mais indicadas para cada negócio, de forma a garantir uma logística integrada e estratégica.

O Grupo Serpa, por meio da Serpa Logística, oferece soluções completas e integradas em logística internacional para empresas importadoras e exportadoras. Com atuação nos principais portos e aeroportos nacionais e internacionais, são oferecidos serviços personalizados “Door to Door”, além de desenvolvimento de projetos e diligenciamento de todo o processo de “Supply Chain”. 

Agenciamento de fretes internacionais em qualquer modalidade (cotação, negociação e fechamento), acompanhamento dos embarques e desembarques, consultoria aduaneira e tributária, desembaraço aduaneiro, seguro internacional de cargas  e fechamento de câmbio são alguns dos serviços ofertados.

Conheça nossas soluções de logística internacional e entre em contato para saber mais!

Compartilhe este artigo!

Ir ao Topo