Ao transportar suas mercadorias, seja utilizando o modal rodoviário, aéreo ou marítimo, elas estarão sujeitas a uma grande quantidade de riscos. Mesmo contando com a assistência de um agente de carga ou transportadora confiável, existem vários fatores externos que podem interferir no andamento de uma operação logística. Por isso, é imprescindível a contratação de um seguro internacional de cargas adequado para a sua demanda.

O seguro internacional de cargas tem a finalidade de cobrir qualquer tipo de dano ou eventualidade que comprometa a integridade da carga durante um processo de importação ou exportação. Dessa forma, sua contratação é fundamental para que, tanto o proprietário da carga quanto a transportadora responsável pelo frete não tenham nenhum tipo de prejuízo em decorrência de problemas com a carga.

 

Tipos de Seguro Internacional de Cargas

Existem diversos tipos de seguro internacional de cargas disponíveis no mercado. Alguns garantem cobertura ao transportador e possuem contratação prevista por lei (seguros de responsabilidade civil), e outros são facultativos e garantem cobertura ao proprietário da carga (nacional e internacional). Dentre as modalidades de seguros, destacam-se:

Seguros de Carga para o Transportador

 

  • RCT-VI

O seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário em Viagem Internacional resguarda o transportador de responsabilidade sob qualquer dano à carga durante um frete internacional.

  • RCTA-C

O Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Aéreo de Cargas (RCTA-C) é destinado para empresas que realizam operações de transporte de cargas através do modal aéreo, cobrindo danos às mercadorias transportadas desde que eles tenham sido causados pelo transportador segurado.

  • Seguro Marítimo

Esse seguro tem por finalidade garantir indenizações ao transportador marítimo por perdas ou danos às mercadorias de uma embarcação. Sua cobertura estende-se a qualquer tipo de navegação, seja ela marítima ou em águas fluviais.

 

Seguros para o proprietário da carga

 

Os proprietários de cargas de importação e exportação costumam contratar um seguro intermodal para assegurar uma cobertura mais abrangente, que contemple os possíveis riscos de todos os meios de transporte que forem utilizados para o transporte das suas mercadorias, desde a origem até o destino final.

Além da indenização para eventuais perdas e danos à mercadoria transportada, esse tipo de seguro cobre impostos, frete, lucros esperados e despesas diversas.

 

Como encontrar a cobertura ideal para a minha demanda logística?

 

Cada seguro possui uma cobertura específica, e o ideal é contratar o seguro cuja apólice condiz com a natureza e o valor da sua carga. Para definir o seguro internacional de cargas mais adequado, recomenda-se que você conte com a assistência de um agente de carga que possa te instruir sobre todas as opções de seguros disponíveis e qual a melhor dentro da sua necessidade de transporte.

O Grupo Serpa possui ampla experiência no agenciamento de cargas para operações de importação e exportação. Nossa equipe está pronta para te orientar quanto a todos os processos burocráticos necessários para o transporte internacional da sua carga, incluindo a contratação do seguro mais adequado para a mesma.

Fale com a nossa equipe para obter assistência especializada para o seu transporte!