Quatro passos para reduzir custos em importação e exportação

2016-02-10T14:30:05-02:0010 de fevereiro de 2016|Artigos sobre Consultoria em Comex|
Tempo de leitura: 2 minutos

Comércio Exterior é uma área que requer muita expertise. Por isso, separamos quatro passos básicos para que você ajude a sua empresa a reduzir custos nas operações.

1) Reveja a sua classificação: Existem várias modalidades: fiscal, tributária, aduaneira e logística. Por isso, você precisa ter certeza que está classificando sua operação da maneira correta e se há uma brecha para uma classificação mais barata que você ainda não pensou. Podem existir também diversas medidas a serem utilizadas que podem te ajudar a reduzir os custos na hora de importar ou exportar.

2) Saiba quais os países são “amigos” do Brasil: Nosso país tem diversos parceiros comerciais, muitos deles reduzem taxas de importação e importação para favorecer a balança comercial de ambos países ou blocos comerciais. Por isso, é fundamental pensar nessa estratégia para que a operação tenha os custos reduzidos. Um desses países que pode oferecer os melhores negócios é a China, por exemplo.

3) Reavalie sua logística: Muitas vezes, o maior custo para as empresas de Comércio Exterior está na logística, por isso, você deve se perguntar se há uma maneira mais inteligente de fazer um processo logístico. Em muitos casos as operações vão variar de negócio pra negócio, por isso é preciso que seu parceiro na área tenha flexibilidade no que diz respeito a rotas e volume de cargas.

4) Abuse da tecnologia: É importante dispor de parceiros que tenham soluções de alta tecnologia, principalmente no que diz respeito a transportes, assim, é possível não apenas facilitar e agilizar suas entregas em um curto espaço de tempo, mas também criar uma cultura para a redução de custos no longo prazo.

É preciso ter inteligência e estar sempre em busca dos melhores caminhos para que os custos da operação seja menor, aumentando assim os lucros da sua empresa. Quer saber mais? Contate um de nossos consultores.

Compartilhe este artigo!

Ir ao Topo