Do dia 18 de julho ao dia 17 de setembro, as empresas de Comércio Exterior que possuem operações logísticas no Rio de Janeiro deverão ficar atentas à mudanças abruptas no tráfego de cargas na cidade. Haverá alterações nas vias de acesso aos portos, nos pontos e horários de carga e descarga, e restrições portuárias. Essas mudanças podem gerar grande impacto nas negociações logísticas, por isso é preciso se preparar para essas alterações.
Pensando nisso, na última segunda-feira, 2, nossa equipe participou do seminário sobre operações logísticas durante as Olimpíadas do Rio, promovido pela FIEMG, para conscientizar os operadores no período. Os temas abordados são de interesse principalmente das operadoras logísticas que utilizam o Rio de Janeiro como ponto estratégico para os seus negócios. Da parte das entidades mineiras, foram abordadas as ações efetuadas em conjunto com a Prefeitura do RJ, bem como junto aos terminais, para otimizar a logística tanto das cargas de trânsito aduaneiro, quanto das cargas que são distribuídas dentro da cidade. Essa negociação aconteceu pois grande volume das cargas distribuídas no RJ provém de Minas Gerais.
As medidas adotadas entre a prefeitura do Rio e as entidades participantes do planejamento logístico contemplam o período entre os meses de julho e setembro. Entre essas datas todo o trânsito aduaneiro ficará restrito, confira:
- Interdição da Av. Brasil de 06:00h ás 21:00h ( os operadores logísticos deverão optar pelo trânsito via Bairro do Caju)
- Carga e Descarga serão liberadas apenas nos horários de 21:00h até ás 06:00h – vias perto a vila olímpica serão interditadas até ás 02:00h para transmissão dos jogos de basquete;
- O aeroporto Internacional (Galeão) terá seu funcionamento comprometido devido ao grande fluxo de turistas e atletas.
- O aeroporto Santos Dumont, ficará fechado 5:00 horas por dia para garantir a segurança e a transmissão das provas de vela.
- Feriados decretados pela prefeitura do Rio de Janeiro: 05/08 – 18/08 – 21-08 – 22/08.
- Férias escolares do dia 01-08 ao dia 30-08;
- Os terminais do Rio de Janeiro irão reduzir 40% das operações diárias para cumprir as restrições estipuladas pelo o comitê esportivo.
- Os armadores irão operar em modo super slow steam (em livre tradução, velocidade reduzida)
As restrições portuárias estarão em vigência do dia 24/07 ao dia 19/08 – e do dia 31/08 a 17/09, para as paraolimpíadas. Em relação ao terminal de Sepetiba em Itaguaí, o mesmo irá operar em sua totalidade, porém os transportadores deverão atentar para o trânsito da Av. Brasil. Já os terminais da Libra e Multirio irão operar com 60% da capacidade entre 10h e 15h.
Em relação aos transportes rodoviários, a operação no bairro Caju não sofrerá restrições; Afim de auxiliar no fluxo de coleta, os terminais disponibilizarão uma área com 50 vagas, onde o motorista terá um local com infraestrutura apropriada dentro do próprio terminal. Além disso, os terminais ampliarão as janelas para agendamento durante a madrugada, de 21h ás 5h. Para usufruir do serviço, os rodoviários deverão regulamentar as operações noturnas juntos aos asseguradores solicitando as adaptação nas suas apólices.
Além disso, os operadores credenciados ao OEA terão maior facilidade nas operações aduaneiras. As transportadoras autorizadas deverão atentar aos prazos e rotas estabelecidas no registro da DTA. Também deve-se aguardar o pronunciamento da Receita Federal, MAPA e Anvisa, que ainda não se pronunciaram sobre uma possível intensificação das competências no período olímpico.
Para maiores informações, entre em contato conosco. A Serpa Transportes está apta para atender devidamente os clientes conforme as restrições logísticas no período olímpico.