Estratégias para evitar demurrage no Brasil

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Se o seu trabalho está de alguma forma relacionado com atividades de comércio exterior, você provavelmente já ouviu falar em demurrage. Esse termo é utilizado para caracterizar a cobrança feita pelo armador caso o contêiner permaneça parado no porto por um tempo mais longo do que o determinado por contrato.

De forma geral, quando você está fechando um embarque marítimo, é estipulado pelo armador um período de free time. Durante este período, não é pago nada além do valor que foi previsto em contrato para ficar com o contêiner. Entretanto, como algumas cargas demoram para serem liberadas pelas autoridades aduaneiras, em certos casos é necessário ultrapassar esse prazo e ficar com o contêiner por mais tempo.

Isso resulta no pagamento da demurrage, uma cobrança diária, feita em dias corridos e na cotação dólar. Esse valor deve ser pago de forma separada do frete, e dependendo do tempo extra que foi preciso reter o contêiner, pode acarretar em um grande prejuízo para o seu negócio. Mas como evitar a demurrage? Veja algumas estratégias abaixo!

 

Dicas de como evitar demurrage no Brasil 

 

Negociação de free time

Como dissemos anteriormente, o free time é o período previsto em contrato para que você permaneça com o contêiner livre de qualquer cobrança. Embora esse prazo seja estipulado pelo armador, há sempre espaço para negociação anteriormente ao fechamento do contrato.

Por isso, durante a negociação do frete marítimo, tente solicitar ao seu armador uma extensão do prazo padrão de free time proposto por ele. O prazo padrão, geralmente, é de 7 a 10 dias para cargas secas e de 2 a 5 dias para cargas refrigeradas. Contudo, para não perder o frete, o armador por flexibilizar esse prazo, e com isso, você terá menos chances de ter que arcar com a cobrança de demurrage.

 

Controle dos prazos

Outra forma de evitar a cobrança de demurrage é monitorar as atividades da aduana brasileira e controlar os prazos de liberação de cargas na época em que você estiver importando produtos para o Brasil. Dependendo da época do ano, pode haver mais inspeções e atrasos na liberação de sua carga, e isso pode determinar quanto tempo você precisará para devolver o contêiner ao armador.

Além disso, você também deve monitorar com precisão as datas de desembarque do navio trazendo sua carga e os prazos para devolução do contêiner estipulados pelo armador. Isso permitirá que você se planeje com antecedência e certifique-se de que o contêiner seja devolvido antes do prazo acordado.

 

Desova de contêiner

 

Por último, realizar a desova do contêiner antes mesmo da sua carga ser liberada pelas autoridades aduaneiras também é uma boa alternativa para evitar a cobrança de demurrage. A Receita Federal do Brasil está focada na sua carga, e não no contêiner.

Dessa forma, caso o processo aduaneiro for demorar mais que o previsto, é possível solicitar a desova do contêiner para que você possa retorná-lo ao armador enquanto a sua mercadoria aguarda liberação em um armazém alfandegado.

 

Esse artigo foi útil para você? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e fique de olho no blog do Grupo Serpa para mais conteúdos exclusivos sobre logística e comércio exterior!

 

Grupo Serpa – Referência em Soluções de Comércio Exterior

 

Com quatro frentes de negócio à sua disposição, o Grupo Serpa oferece todo o suporte que você precisa para planejar suas operações de importação e exportação com excelência, seja no modal marítimo ou aéreo.

 

Compartilhe esse conteúdo

Entre em contato

Seg - Qui: 8:00 -18:00
Sex: 8:00 -17:00
(31) 2104-5555

Endereço

Rua Gonçalves Dias, 1130 – Funcionários – Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
pt_BR