Atualizado em 10 de novembro de 2023.
A logística integrada vem sendo cada vez mais adotada por empresas que atuam no Comércio Exterior. Em um mercado tão dinâmico, o planejamento e a integração das etapas da logística internacional, especialmente em operações B2B, têm o potencial de tornar os negócios mais competitivos, podendo ser elementos chave para o sucesso das exportações e importações.
Trata-se de uma estratégia que visa integrar as etapas da logística no comércio internacional, desde a compra de insumos para a produção até a chegada dos produtos nas mãos do comprador. Assim como na logística door to door, um único agente aduaneiro gerencia todo o processo, garantindo simplificação e otimização do transporte nacional e internacional, despacho aduaneiro e as demais operações.
Adotar uma estratégia de logística integrada pode gerar vantagem competitiva, uma vez que torna as etapas dos projetos de importação e exportação mais ágeis e menos onerosas, além de reduzir a incidência de erros.
Neste conteúdo, você vai conhecer o que é e como funciona a Logística Integrada, incluindo suas etapas e vantagens, além de entender como colocar essa estratégia em prática, contando com uma assessoria especializada em logística internacional. Confira!
O que é Logística Integrada?
Durante muito tempo, o processo logístico foi considerado apenas operacional dentro das empresas. Porém, com a evolução do mercado, o processo logístico, desde a chegada dos insumos para produção de uma mercadoria até a entrega do produto ao comprador, passou a ser olhado do ponto de vista estratégico para o negócio. Nesse contexto, surgiu o conceito de Logística Integrada.
Trata-se de uma estratégia que cuida da coordenação e integração das atividades e processos voltados ao fluxo de produtos, serviços e informações que se dão dentro de uma cadeia de suprimentos. Promove otimização e eficiência das etapas de frete/transporte e internacionalização de produtos.
A logística integrada engloba planejamento do processo logístico, desde a aquisição dos insumos e matérias-primas para produção do produto até a entrega no destino, incluindo armazenamento, transporte/frete e trâmites aduaneiros.
Com a interação entre os processos, a Logística Integrada passou a afetar os negócios de várias maneiras, criando valor para a empresa:
- Valor de tempo: torna o transporte nacional e internacional mais ágil e eficiente;
- Valor de espaço: armazenamento das mercadorias de forma estratégica e planejada;
- Valor financeiro: reduz custos, facilitando as transações e até as negociações entre compradores e fornecedores;
- Valor de informação e gestão: a partir das ferramentas de controle, como os sistemas integrados de gestão, possibilita controle eficaz da informação para uma tomada de decisões mais assertiva.
A Logística Integrada pode ser dividida em dois momentos, nos quais ocorrem os diversos tipos de processos de administração, movimentação e distribuição dos insumos. Veja:
Logística Inbound
A Logística Inbound pode ser considerada como a principal responsável pelo processo de movimentação, recebimento e descarga de matérias-primas e insumos na organização. Ela conecta a negociação de compra com o fornecedor à etapa de armazenamento dos pedidos dentro da fábrica.
O principal propósito dessa estratégia é garantir que seja feita a aquisição de materiais de boa qualidade pelo menor preço possível, valorizando o bom relacionamento entre os parceiros de negócio.
Assim, a Logística Inbound garante que os outros processos produtivos se desenvolvam dentro das características e padrões necessários para a comercialização. Principais atividades realizadas no contexto da Logística Inbound são:
- Contato com fornecedores;
- Definição das matérias-primas;
- Gestão da expedição do produto e do seu transporte;
- Auditoria e fiscalização acerca da qualidade da produção;
- Recebimento de materiais.
Logística Outbound
Essa é a terceira e última etapa da Logística Integrada, que se inicia após a conclusão da fabricação dos insumos. Neste momento, é feita a entrega dos produtos ao cliente, e o fluxo logístico deve cuidar do transporte e da distribuição da mercadoria, garantindo que ela chegue de maneira segura aos centros de distribuição (CDs) ou ao comprador final.
Trata-se de uma fase importante do processo, já que é um dos momentos cruciais para medir e acompanhar a satisfação do cliente. Assim, para o sucesso da conclusão desse processo é preciso contar com um planejamento completo das rotas, operadores logísticos capacitados e de confiança, monitoramento de todo o processo de entrega e acompanhamento dos itens que precisam ser devolvidos ou trocados.
Nesse contexto, as principais atividades dessa etapa consistem em:
- Separação e entrega aos centros de distribuição ou clientes finais;
- Administração para troca de produtos;
- Planejamento de entregas;
- Supervisão do transporte;
- Gerenciamento da gestão de distribuição;
- Avaliação da satisfação do consumidor.
Logística 5.0
A tecnologia é fundamental para o dia a dia dos negócios. No contexto da logística, não é diferente.
A logística integrada vem integrando novas tecnologias ao seu ecossistema, como o uso da Internet das Coisas (IoT) e outros recursos para gerenciar a cadeia de suprimentos. Assim, a automação, a inteligência artificial, a robótica, o processamento de linguagem ganham espaço no dia a dia de quem trabalha nessas áreas e se tornam cada vez mais imprescindíveis para que as empresas se mantenham produtivas e competitivas.
A pandemia do COVID-19 trouxe grandes desafios para esse campo, como você pode ver neste e-book da Serpa China sobre os 1000 dias da indústria logística internacional desde o início da crise sanitária. Com isso, a necessidade de lidar e enfrentar os problemas de maneira eficaz impulsionou a transição para a Logística 4.0, marcada pela adoção de soluções tecnológicas mais avançadas.
Atualmente, já podemos falar em Logística 5.0, que inclui a busca de soluções sustentáveis para as operações, que promovam o equilíbrio entre o trabalho do homem e as máquina. A Logística 5.0 busca aproveitar ao máximo as possibilidades ofertadas pela tecnologia, utilizando o conhecimento dos dados para tornar processos mais “lean” e confiáveis e diminuir riscos.
Para além da digitalização das atividades de gestão do estoque, produção e da entrega dos produtos ao consumidor, a Logística 5.0 tem o propósito de utilizar ferramentas de análise e automação que permitam uma avaliação estratégica do modelo de trabalho a fim de acabar com gargalos e erros no processo, que levem ao aperfeiçoamento dessa rotina. Isso leva à eficiência dos custos, aumento do lucro e da satisfação do cliente. Para que isso funcione, na prática, algumas ferramentas são utilizadas:
Computação na nuvem
A troca de informações interna e entre fornecedores e clientes precisa ser rápida e segura. Por isso, o acesso aos serviços na nuvem possibilita que os dados fiquem disponíveis para serem acessados de qualquer lugar e por quem tem permissão para acessá-los, sendo possível, inclusive, monitorar e rastrear esse acesso, garantindo a segurança cibernética.
Equipamentos inteligentes
Centros de armazenamento e distribuição necessitam contar com equipamentos inteligentes, que organizam e facilitam a gestão como um todo, principalmente sobre o que entra e sai. Para isso, existem diversas soluções, tais como:
- Robôs para transporte de caixas e contêineres;
- Leitor de dados, como códigos de barra e QRCodes);
- Prateleiras inteligentes, com sensores que controlam a entrada, saída e reabastecimento de produtos;
- Veículos autônomos, que enviam a localização e propõem o melhor caminho.
Inteligência Artificial (IA)
Por meio da Inteligência Artificial, é possível realizar o planejamento com base nas previsões de vendas feitas a partir de análises de Big Data e Machine Learning – ou aprendizado de máquina. Assim, são compradas as quantidades ideais de insumos para a produção, as remessas conseguem ser fechadas no melhor tempo e os pedidos preparados dentro do prazo para envio. Com isso, o trabalho é realizado com mais precisão e menor chance de falhas.
Tecnologias de geolocalização
É difícil imaginar um processo logístico que não conta com a tecnologia GPS. Por meio dela, é facilitado o rastreamento da localização, em tempo real, das mercadorias, o que reduz riscos e possibilita a definição das melhores rotas e melhor gestão da carga que está em transporte.
Centros de distribuição sustentáveis
Como a sustentabilidade é um dos pilares da Logística 5.0, é importante que as empresas priorizem o uso de equipamentos que proporcionam eficiência energética.
Outra prática nesse contexto trata-se da implementação de um sistema de reciclagem para reaproveitar resíduos e sobras da produção. O uso de materiais de embalagens biodegradáveis é outro exemplo que garante mais sustentabilidade no processo logístico.
Vantagens da Logística Integrada
A Logística Integrada traz diversos benefícios para as empresas que investem nessa estratégia, possibilitando ganhos que aumentam não só os lucros, mas também o valor da marca no mercado. Por meio dela, é possível deixar para trás práticas que já não funcionam mais, investindo em soluções que modernizam o processo e cumprem o propósito do negócio. Veja algumas vantagens:
Maior agilidade nos processos
Ao investir em processos integrados, que unem todos os departamentos da empresa, é nítido o aumento da agilidade, seja na comunicação entre os setores, na solução de problemas, durante a produção e até a entrega do produto ao consumidor. A agilidade, aliada à qualidade, é uma das características mais valorizadas por quem adquire um produto e as empresas que trabalham com a integração têm mais chances de alcançar isso.
Redução de falhas
As falhas e erros no processo logístico podem ocorrer. Porém, com a integração dos processos, especialmente no que diz respeito à comunicação e à colaboração entre os setores, fica mais fácil e ágil identificá-los e resolvê-los. Além da solução de problemas, é possível também antecipar riscos e investir na prevenção, evitando ou reduzindo as chances de que eles ocorram.
Aumento da competitividade
A Logística Integrada afeta positivamente na competitividade, porque possibilita a aquisição de insumos com os melhores preços, redução de falhas e menor tempo de resposta a elas, além da qualidade do produto e da rapidez na entrega. Esses são fatores que fazem as empresas se destacarem em relação a seus concorrentes.
Como é feita a Logística Integrada na prática?
Para colocar em prática a Logística Integrada, é preciso uma série de investimentos, para que essa estratégia realmente funcione. Além, é claro, do treinamento e participação de todos os profissionais que fazem parte dos setores envolvidos na cadeia logística, afinal, eles conduzirão a estratégica.
Veja alguns passos a serem implementados para a prática da Logística Integrada:
- Realize uma análise completa da cadeia de suprimentos que existe na empresa, identificando quais são os possíveis gargalos, processos que não funcionam e onde há oportunidades de melhoria;
- Após essa análise, elabore um plano estratégico que estabeleça metas e objetivos claros para que essa implementação seja possível;
- Faça a integração de sistemas e processos, o que envolve a implementação de tecnologias de informação adequadas, como sistemas de gestão de armazéns, de gestão de transporte e de planejamento de recursos empresariais;
- Invista em estratégias de colaboração e estreitamento de parcerias estratégicas com fornecedores, distribuidores e outros envolvidos na cadeia logística;
- Estabeleça uma comunicação realmente eficaz e troca de informações, que são fundamentais para garantir o alinhamento das atividades logísticas e o atendimento eficiente das demandas dos consumidores.
Logística Integrada: Conte com o Grupo Serpa
O Grupo Serpa é certificado OEA e oferece soluções completas em logística internacional e logística integrada para empresas importadoras e exportadoras, administrando as etapas da cadeia logística do Comércio Internacional.
Atuamos nos principais portos e aeroportos nacionais e internacionais, oferecendo serviços personalizados “Door to Door”, além do desenvolvimento de projetos e diligenciamento de todo o processo de “Supply Chain”.
Dentre os serviços voltados à logística internacional, estão:
- Desenvolvimento de fornecedor (Serpa China);
- Agenciamento de fretes internacionais em qualquer modalidade (cotação, negociação e fechamento);
- Gestão da logística;
- Seguro internacional de cargas;
- Desembaraço aduaneiro;
- Frete nacional (transporte rodoviário);
- Consultoria aduaneira e tributária.
Conheça mais sobre nossas soluções de logística internacional!