Logística Integrada: saiba tudo sobre essa estratégia

2023-11-14T14:27:37-03:004 de dezembro de 2018|Artigos sobre Logística|
Tempo de leitura: 8 minutos

Atualizado em 10 de novembro de 2023.

A logística integrada vem sendo cada vez mais adotada por empresas que atuam no Comércio Exterior. Em um mercado tão dinâmico, o planejamento e a integração das etapas da logística internacional, especialmente em operações B2B, têm o potencial de tornar os negócios mais competitivos, podendo ser elementos chave para o sucesso das exportações e importações. 

Trata-se de uma estratégia que visa integrar as etapas da logística no comércio internacional, desde a compra de insumos para a produção até a chegada dos produtos nas mãos do comprador. Assim como na logística door to door, um único agente aduaneiro gerencia todo o processo, garantindo simplificação e otimização do transporte nacional e internacional, despacho aduaneiro e as demais operações. 

Adotar uma estratégia de logística integrada pode gerar vantagem competitiva, uma vez que torna as etapas dos projetos de importação e exportação mais ágeis e menos onerosas, além de reduzir a incidência de erros.

Neste conteúdo, você vai conhecer o que é e como funciona a Logística Integrada, incluindo suas etapas e vantagens, além de entender como colocar essa estratégia em prática, contando com uma assessoria especializada em logística internacional. Confira!

O que é Logística Integrada? 

 

Durante muito tempo, o processo logístico foi considerado apenas operacional dentro das empresas. Porém, com a evolução do mercado, o processo logístico, desde a chegada dos insumos para produção de uma mercadoria até a entrega do produto ao comprador, passou a ser olhado do ponto de vista estratégico para o negócio. Nesse contexto, surgiu o conceito de Logística Integrada.

Trata-se de uma estratégia que cuida da coordenação e integração das atividades e processos voltados ao fluxo de produtos, serviços e informações que se dão dentro de uma cadeia de suprimentos. Promove otimização e eficiência das etapas de frete/transporte e internacionalização de produtos.

A logística integrada engloba planejamento do processo logístico, desde a aquisição dos insumos e matérias-primas para produção do produto até a entrega no destino, incluindo armazenamento, transporte/frete e trâmites aduaneiros.

Com a interação entre os processos, a Logística Integrada passou a afetar os negócios de várias maneiras, criando valor para a empresa:

  • Valor de tempo: torna o transporte nacional e internacional mais ágil e eficiente;
  • Valor de espaço: armazenamento das mercadorias de forma estratégica e planejada;
  • Valor financeiro: reduz custos, facilitando as transações e até as negociações entre compradores e fornecedores;
  • Valor de informação e gestão: a partir das ferramentas de controle, como os sistemas integrados de gestão, possibilita controle eficaz da informação para uma tomada de decisões mais assertiva.

A Logística Integrada pode ser dividida em dois momentos, nos quais ocorrem os diversos tipos de processos de administração, movimentação e distribuição dos insumos. Veja:

Logística Inbound

 

A Logística Inbound pode ser considerada como a principal responsável pelo processo de movimentação, recebimento e descarga de matérias-primas e insumos na organização. Ela conecta a negociação de compra com o fornecedor à etapa de armazenamento dos pedidos dentro da fábrica.

O principal propósito dessa estratégia é garantir que seja feita a aquisição de materiais de boa qualidade pelo menor preço possível, valorizando o bom relacionamento entre os parceiros de negócio. 

Assim, a Logística Inbound garante que os outros processos produtivos se desenvolvam dentro das características e padrões necessários para a comercialização. Principais atividades realizadas no contexto da Logística Inbound são:

  • Contato com fornecedores;
  • Definição das matérias-primas; 
  • Gestão da expedição do produto e do seu transporte;
  • Auditoria e fiscalização acerca da qualidade da produção;
  • Recebimento de materiais.

Logística Outbound

 

Essa é a terceira e última etapa da Logística Integrada, que se inicia após a conclusão da fabricação dos insumos. Neste momento, é feita a entrega dos produtos ao cliente, e o fluxo logístico deve cuidar do transporte e da distribuição da mercadoria, garantindo que ela chegue de maneira segura aos centros de distribuição (CDs) ou ao comprador final.

Trata-se de uma fase importante do processo, já que é um dos momentos cruciais para medir e acompanhar a satisfação do cliente. Assim, para o sucesso da conclusão desse processo é preciso contar com um planejamento completo das rotas, operadores logísticos capacitados e de confiança, monitoramento de todo o processo de entrega e acompanhamento dos itens que precisam ser devolvidos ou trocados. 

Nesse contexto, as principais atividades dessa etapa consistem em:

  • Separação e entrega aos centros de distribuição ou clientes finais;
  • Administração para troca de produtos;
  • Planejamento de entregas;
  • Supervisão do transporte;
  • Gerenciamento da gestão de distribuição;
  • Avaliação da satisfação do consumidor. 

Logística 5.0

 

A tecnologia é fundamental para o dia a dia dos negócios. No contexto da logística, não é diferente.

A logística integrada vem integrando novas tecnologias ao seu ecossistema, como o uso da Internet das Coisas (IoT) e outros recursos para gerenciar a cadeia de suprimentos. Assim, a automação, a inteligência artificial, a robótica, o processamento de linguagem ganham espaço no dia a dia de quem trabalha nessas áreas e se tornam cada vez mais imprescindíveis para que as empresas se mantenham produtivas e competitivas. 

A pandemia do COVID-19 trouxe grandes desafios para esse campo, como você pode ver neste e-book da Serpa China sobre os 1000 dias da indústria logística internacional desde o início da crise sanitária. Com isso, a necessidade de lidar e enfrentar os problemas de maneira eficaz impulsionou a transição para a Logística 4.0, marcada pela adoção de soluções tecnológicas mais avançadas. 

Atualmente, já podemos falar em Logística 5.0, que inclui a busca de soluções sustentáveis para as operações, que promovam o equilíbrio entre o trabalho do homem e as máquina. A Logística 5.0 busca aproveitar ao máximo as possibilidades ofertadas pela tecnologia, utilizando o conhecimento dos dados para tornar processos mais “lean” e confiáveis e diminuir riscos.

Para além da digitalização das atividades de gestão do estoque, produção e da entrega dos produtos ao consumidor, a Logística 5.0 tem o propósito de utilizar ferramentas de análise e automação que permitam uma avaliação estratégica do modelo de trabalho a fim de acabar com gargalos e erros no processo, que levem ao aperfeiçoamento dessa rotina. Isso leva à eficiência dos custos, aumento do lucro e da satisfação do cliente. Para que isso funcione, na prática, algumas ferramentas são utilizadas:

Computação na nuvem

 

A troca de informações interna e entre fornecedores e clientes precisa ser rápida e segura. Por isso, o acesso aos serviços na nuvem possibilita que os dados fiquem disponíveis para serem acessados de qualquer lugar e por quem tem permissão para acessá-los, sendo possível, inclusive, monitorar e rastrear esse acesso, garantindo a segurança cibernética. 

Equipamentos inteligentes

 

Centros de armazenamento e distribuição necessitam contar com equipamentos inteligentes, que organizam e facilitam a gestão como um todo, principalmente sobre o que entra e sai. Para isso, existem diversas soluções, tais como:

  • Robôs para transporte de caixas e contêineres;
  • Leitor de dados, como códigos de barra e QRCodes);
  • Prateleiras inteligentes, com sensores que controlam a entrada, saída e reabastecimento de produtos;
  • Veículos autônomos, que enviam a localização e propõem o melhor caminho. 

Inteligência Artificial (IA) 

 

Por meio da Inteligência Artificial, é possível realizar o planejamento com base nas previsões de vendas feitas a partir de análises de Big Data e Machine Learning – ou aprendizado de máquina. Assim, são compradas as quantidades ideais de insumos para a produção, as remessas conseguem ser fechadas no melhor tempo e os pedidos preparados dentro do prazo para envio. Com isso, o trabalho é realizado com mais precisão e menor chance de falhas.

Tecnologias de geolocalização

 

É difícil imaginar um processo logístico que não conta com a tecnologia GPS. Por meio dela, é facilitado o rastreamento da localização, em tempo real, das mercadorias, o que reduz riscos e possibilita a definição das melhores rotas e melhor gestão da carga que está em transporte. 

Centros de distribuição sustentáveis

 

Como a sustentabilidade é um dos pilares da Logística 5.0, é importante que as empresas priorizem o uso de equipamentos que proporcionam eficiência energética. 

Outra prática nesse contexto trata-se da implementação de um sistema de reciclagem para reaproveitar resíduos e sobras da produção. O uso de materiais de embalagens biodegradáveis é outro exemplo que garante mais sustentabilidade no processo logístico. 

Vantagens da Logística Integrada

 

A Logística Integrada traz diversos benefícios para as empresas que investem nessa estratégia, possibilitando ganhos que aumentam não só os lucros, mas também o valor da marca no mercado. Por meio dela, é possível deixar para trás práticas que já não funcionam mais, investindo em soluções que modernizam o processo e cumprem o propósito do negócio. Veja algumas vantagens:

Maior agilidade nos processos

 

Ao investir em processos integrados, que unem todos os departamentos da empresa, é nítido o aumento da agilidade, seja na comunicação entre os setores, na solução de problemas, durante a produção e até a entrega do produto ao consumidor. A agilidade, aliada à qualidade, é uma das características mais valorizadas por quem adquire um produto e as empresas que trabalham com a integração têm mais chances de alcançar isso.

Redução de falhas

 

As falhas e erros no processo logístico podem ocorrer. Porém, com a integração dos processos, especialmente no que diz respeito à comunicação e à colaboração entre os setores, fica mais fácil e ágil identificá-los e resolvê-los. Além da solução de problemas, é possível também antecipar riscos e investir na prevenção, evitando ou reduzindo as chances de que eles ocorram.

Aumento da competitividade

 

A Logística Integrada afeta positivamente na competitividade, porque possibilita a aquisição de insumos com os melhores preços, redução de falhas e menor tempo de resposta a elas, além da qualidade do produto e da rapidez na entrega. Esses são fatores que fazem as empresas se destacarem em relação a seus concorrentes.

Como é feita a Logística Integrada na prática?

 

Para colocar em prática a Logística Integrada, é preciso uma série de investimentos, para que essa estratégia realmente funcione. Além, é claro, do treinamento e participação de todos os profissionais que fazem parte dos setores envolvidos na cadeia logística, afinal, eles conduzirão a estratégica. 

Veja alguns passos a serem implementados para a prática da Logística Integrada:

  • Realize uma análise completa da cadeia de suprimentos que existe na empresa, identificando quais são os possíveis gargalos, processos que não funcionam e onde há oportunidades de melhoria;
  • Após essa análise, elabore um plano estratégico que estabeleça metas e objetivos claros para que essa implementação seja possível;
  • Faça a integração de sistemas e processos, o que envolve a implementação de tecnologias de informação adequadas, como sistemas de gestão de armazéns, de gestão de transporte e de planejamento de recursos empresariais;
  • Invista em estratégias de colaboração e estreitamento de parcerias estratégicas com fornecedores, distribuidores e outros envolvidos na cadeia logística;
  • Estabeleça uma comunicação realmente eficaz e troca de informações, que são fundamentais para garantir o alinhamento das atividades logísticas e o atendimento eficiente das demandas dos consumidores.

Logística Integrada: Conte com o Grupo Serpa

 

O Grupo Serpa é certificado OEA e oferece soluções completas em logística internacional e logística integrada para empresas importadoras e exportadoras, administrando as etapas da cadeia logística do Comércio Internacional.

Atuamos nos principais portos e aeroportos nacionais e internacionais, oferecendo serviços personalizados “Door to Door”, além do desenvolvimento de projetos e diligenciamento de todo o processo de “Supply Chain”.

Dentre os serviços voltados à logística internacional, estão:

Conheça mais sobre nossas soluções de logística internacional!

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