Uma logística eficiente faz toda a diferença em um e-commerce, podendo até mesmo ser o seu diferencial, na garantia de que os produtos cheguem de forma ágil e segura ao cliente. Para isso, é muito importante que as empresas cuidem da sua cadeia de atendimento, e uma das melhores maneiras de se fazer isso é por meio do fulfillment: uma estratégia composta por um conjunto de processos integrados, que se dão desde o momento em que o cliente realiza um pedido até quando o produto é entregue a ele, garantindo o sucesso da jornada de compra.
De maneira geral, o fulfillment trata-se da capacidade que um e-commerce ou marketplace tem de entregar um produto a seu cliente, garantindo que uma experiência de compra positiva e diferenciada, o que inclui rapidez na conclusão de todas as etapas. Assim, o propósito dessa estratégia é simplificar e otimizar todo o processo de atendimento, permitindo que a empresa consiga sincronizar o atendimento online (o momento da compra) ao offline (quando o produto chega ao cliente).
Dados recentes mostram como o consumidor enxerga o tempo de entrega das compras. Uma pesquisa realizada pela Capterra com 1.063 brasileiros mostrou que os consumidores estão mais interessados em entregas ultra-rápidas. Além disso, 49% declarou que a rapidez é o mais importante no serviço de delivery, superando até a importância do preço do frete (33%). São dados que reforçam a importância de se investir em estratégias nesse sentido, como fulfillment.
Para você entender melhor o fulfillment, neste conteúdo, vamos mostrar como funciona o processo e quais são os tipos de métodos a serem escolhidos pelas empresas, além das etapas do fulfillment, que garantem o sucesso de uma operação de compra e entrega de um pedido online. Por fim, irá ver dicas para que a estratégia seja de fato eficiente e gere resultados. Acompanhe!
Como funciona o fulfillment?
A operação de fulfillment é formada por diversas etapas, que passam pelo gerenciamento de suprimentos, a seleção de embalagens, cálculo da cubagem, roteirização, até a entrega de fato para o cliente. O método escolhido pode variar de uma empresa para outra, sendo:
- Dropshipping: no momento em que um pedido entra no seu pipeline, é preciso realizar um pedido ao seu fornecedor ou ao varejo, que enviará diretamente ao cliente;
- Interno: nesse método, todos os processos de fulfillment são realizados internamente, por meio do uso de softwares e automação que facilitam a operação;
- Terceirizado: a empresa possui um parceiro especializado em fulfillment, que cuida do seu fulfillment center e se responsabiliza por armazenar, preparar e enviar os pedidos aos clientes.
Terceirizar o fulfillment é uma excelente alternativa para e-commerces que querem manter estrutura e processos mais enxutos. Nos Estados Unidos, existe o Fulfillment Hub USA, que é um hub especializado e possui integração e parcerias com os principais e-commerces do mundo e com gigantes da logística internacional.
Fulfillment Hub USA: como funciona?
Para quem deseja terceirizar o fulfillment nos EUA, o Fulfillment Hub USA é uma excelente alternativa. A proposta dessa estratégia de terceirização com uma plataforma especializada é permitir que, enquanto a empresa se concentra na marca e no marketing do produto, o software poderá cuidar do envio e das entregas, coletando automaticamente o pedido e o rastreando enquanto é feita a seleção, embalagem e envio. O software também permite que as empresas personalizem os pedidos, sendo o serviço escalável à medida que a empresa se expande.
Dessa maneira, as etapas do Fulfillment Hub USA são:
- Você deseja vender um produto pelo seu e-commerce ou enviá-lo a um cliente;
- O produto é enviado do seu fornecedor para o fulfillment;
- Todos os seus canais são integrados em um único lugar;
- Os pedidos começam a fluir para atendimento;
- Os pedidos são embalados usando diretrizes pré-definidas ou embalagem personalizada;
- O algoritmo do software sugere os melhores métodos de envio e taxas com desconto;
- Você recebe o status do pedido e o número de rastreamento;
- O cliente recebe seu produto, você é pago e todos ficam felizes.
É importante ressaltar que o fulfillment também deve se envolver nos processos de pós-entrega, o que inclui a logística reversa dos produtos, ou seja, aqueles que são devolvidos pelos clientes por diversos motivos. Assim, é necessário elaborar um processo específico para essa situação, como o recebimento do item que está sendo devolvido e, se necessário, sua análise.
Dicas para o fulfillment funcionar de forma eficiente
Para ser eficiente e trazer resultados que realmente farão a diferença no negócio, um bom fulfillment deve seguir algumas dicas valiosas. Veja:
Opte pela terceirização
Uma dica valiosa é optar por terceirizar o fulfillment. Dessa forma, não é necessário que a empresa invista tanto capital em uma estrutura logística, conseguindo reduzir os custos. Neste aspecto, porém, há ainda o desafio de se encontrar um provedor que consiga prestar um bom serviço, por isso, é fundamental pesquisar antes de contratar.
Faça a segmentação dos SKUs
O Stock Keeping Unit – SKU ou Unidade de Manutenção de Estoque é um indicador muito utilizado no controle de estoque por empresas de todos os tipos. O SKU torna mais fácil a identificação do produto que está armazenado no estoque e também o controle de vendas.
É possível imaginar o desafio na organização dos produtos, considerando um contexto de alta demanda e fluxo intenso de compras e pedidos. Assim, por meio de uma gestão de SKUs eficiente, a empresa diminui esse problema, possibilitando uma rápida pesquisa no sistema, que auxiliará a identificar o item necessário.
Conte com ferramentas tecnológicas
Para alcançar sucesso em canais de vendas digitais, como é o caso do e-commerce ou marketplace, é impossível não contar com a ajuda da tecnologia. Por isso, é fundamental possuir um sistema que digitalize a operação, faça a integração dos setores, a centralização dos dados e também a automatização dos processos, fatores que respondem às demandas da transformação digital.
Conte com o Grupo Serpa para sua estratégia de fulfillment
Foi possível entender que o fulfillment atua como uma estratégia diferenciada para conferir mais eficiência operacional e, assim, melhorar a experiência do cliente. Afinal, empresas que se preocupam em fazer uma boa entrega, cumprir prazos e oferecer uma experiência de pós-venda memorável têm tudo para se expandir e se diferenciar da concorrência. Para isso, contar com uma assessoria nesse sentido é muito importante!
A Serpa Consulting USA é uma empresa do Grupo Serpa, localizada em Miami (Doral), especializada em consultoria que visa fomentar e viabilizar negócios entre Estados Unidos, Brasil e China. Assessoramos empresas nos trâmites burocráticos que precedem as operações de comércio exterior (importação ou exportação) e no desenho completo do projeto para internacionalização de negócios, sempre operacionalizando as adequações às leis e normas necessárias para execução das operações. Além de fulfillment, são oferecidos outros serviços que garantem operações otimizadas de comércio internacional, como:
- Consultoria tributária, aduaneira e regulatória (registros FDA, TSA, dentre outros)
- Registro de marcas e patentes
- Abertura de empresa
- Estudos de viabilidade financeira
- Pesquisa de Mercado
- Desenvolvimento de Fornecedores e de clientes americanos
- Participação/representação em Feiras
- Criação e administração de e-commerce (B2B – B2C) e da vitrine no marketplace Amazon, USA (B2C)
- Desenvolvimento de warehouse para estocagem de produtos
- Busca por investidores
- Due Diligence (Idoneidade)
A consultoria também possui como parceira nos EUA a Fulfillment Hub USA, que oferece um software completo para fulfillment!