Um armazém ou warehouse é um depósito onde ficam armazenadas mercadorias. Nos Estados Unidos, essas estruturas são utilizadas por empresas que atuam com distribuição, importação e/ou exportação de produtos e decidiram possuir uma sede por lá. No momento da escolha pela melhor opção de armazém nos Estados Unidos, estrangeiros que atuam no país devem estar atentos ao melhor tipo de warehouse a ser escolhido, pois esses locais são fundamentais para garantir a segurança das mercadorias ali armazenadas, além da eficiência logística.
O tipo de armazém, se será próprio ou terceirizado, e o estado e cidade onde ele estará localizado definem muitas questões estratégicas para o negócio, como a agilidade com que a mercadoria chegará ao seu destino final. Outro aspecto importante nesse contexto refere-se ao modo como o armazém trabalha e a capacidade que ele possui de armazenagem dos materiais, garantindo que os itens realmente estarão seguros para serem enviados ao seu destino final.
Para quem deseja abrir uma empresa nos Estados Unidos, neste artigo, poderá conhecer quais são os tipos de armazém e também algumas dicas importantes para escolher sua estrutura. Além disso, verá qual é o diferencial de se contar com uma assessoria especializada para conduzir esse momento de escolha do warehouse nos EUA, a fim de fazer obter sucesso em suas estratégias de negócios. Continue a leitura e saiba mais!
Tipos de armazém nos Estados Unidos
A definição pelo tipo de warehouse nos EUA é muito importante, pois deve estar em conformidade com o que a empresa espera e como planeja fazer a gestão dessa estrutura. Afinal, pode-se escolher um modelo próprio, em que a empresa realiza toda a gestão da estrutura, até a opção pela terceirização desse serviço. Assim, devem ser consideradas as características de cada tipo para, então, ser escolhido o modelo de armazém nos Estados Unidos que tornará a operação mais ágil e com melhores ganhos para o investidor:
Armazém geral
Também conhecido como armazém público, é um espaço operado por uma empresa que presta serviços de operações logísticas a terceiros. Assim, sua atividade consiste no serviço de recebimento, armazenagem, manutenção, conferência, embalagem e outros serviços que se relacionam a esse processo. Nesse tipo de armazém, a empresa recebe uma remuneração por tarifa que é definida antecipadamente.
Armazém privado
Trata-se de um depósito em que uma empresa coloca seus próprios produtos e ela própria realiza toda a gestão do local. A vantagem desse tipo de armazém é que a empresa possui mais autonomia na administração da operação, o que possibilita melhor controle e flexibilidade. Assim, estando à frente do warehouse nos EUA, ela tem condições de ajustar os procedimentos e fluxos conforme suas necessidades específicas e demandas do negócio.
Por outro lado, este modelo demanda expertise em gestão de armazém, estrutura apropriada e uma equipe capacitada.
Armazém alfandegado
Esse tipo também é chamado de armazém geral alfandegado, e funciona como um espaço em que as empresas estocam suas mercadorias importadas ou que serão destinadas para a exportação. Nesse caso, a mercadoria fica retida nessa estrutura até que seja concluído todo o processo de desembaraço alfandegário.
Nessa situação, é importante ressaltar que é de responsabilidade do próprio armazém garantir o cumprimento das leis e normas fiscais vigentes.
Como escolher um warehouse nos EUA
Um estrangeiro que deseja abrir uma empresa nos Estados Unidos e irá comercializar itens no mercado americano ou exportar para outros países, precisa contar com um warehouse nos EUA. Esse armazém deve possuir determinadas características, que irão tornar mais fácil a gestão empresa, mesmo que ela seja feita à distância.
Aspectos como localização, custo/benefício, seguro da carga armazenada no warehouse, funcionamento do sistema de administração de estoque e possíveis integrações e uma análise sobre a capacidade de atender às necessidades da empresa são aspectos muito importantes de serem observados no momento de escolher o tipo de armazém nos Estados Unidos. Veja detalhes sobre essas dicas:
Avalie a localização
É recomendado que um armazém nos Estados Unidos esteja localizado em uma cidade que conte com bons modais, o que garantirá que o produto chegue ao destino final com agilidade. Caso os produtos venham da China, por exemplo, é recomendado que o warehouse esteja localizado em um estado que possua rápido acesso aos portos. Isso garante que o item chegue ao seu depósito com mais rapidez, reduzindo as chances de ocorrência de extravio durante o transporte.
Como o negócio será operado do Brasil, também é sugerido que se escolha um estado americano que possua uma diferença de fuso horário não tão impactante em relação ao estado brasileiro em que a empresa está localizada.
Analise o preço e a relação custo/benefício
Como se trata de um investimento de alto valor, é muito importante que o empresário avalie todos os benefícios oferecidos pelo warehouse nos EUA, não considerando apenas o serviço de armazenamento em si. Isso porque a equipe desse estabelecimento cuidará do trânsito e da entrega dos produtos e, claro, todos esses processos envolvem custo. Assim, é recomendado que todas as facilidades oferecidas pelo armazém nos Estados Unidos sejam pontuadas para que se avalie aquilo que oferece o melhor custo/benefício.
Certifique-se que o warehouse é adequado para o seu negócio
Existem diversos tipos de armazém nos Estados Unidos, cada um com um perfil específico de negócio. No momento da escolha, opte por um que esteja capacitado para atender as demandas específicas do seu segmento. Considere, por exemplo, que há tipos de warehouse nos EUA que aceitam apenas grandes volumes de produtos. Por outro lado, há aqueles que talvez não terão espaço suficiente para receber o alto volume que você possui.
Warehousing e consultoria nos EUA é com o Grupo Serpa!
A escolha do armazém nos Estados Unidos é uma das definições mais importantes para estrangeiros que desejam abrir um negócio no país e entrar no mercado americano. Além dos vários tipos de armazém disponíveis, devem ser considerados diversos aspectos no momento de escolher o warehouse nos Estados Unidos que atenda às demandas da empresa e esteja de acordo com a estratégia do negócio.
A Serpa USA é uma empresa do Grupo Serpa, especializada em serviços e soluções que envolvem negócios entre Brasil e Estados Unidos, incluindo warehousing e logística internacional. É certificada pela FMC, TSA, IATA e FDA e conta com uma ampla rede de agentes, todos eles associados e qualificados pela TWIG, OFN e BLING.
Além disso, para conseguir tomar as melhores decisões no momento dessa escolha, é fundamental contar com a assessoria de uma consultoria especializada, que conheça o mercado americano e tenha condições de orientar você em todas as etapas do negócio, aumentando as chances de sucesso.
A Serpa Consulting USA é uma empresa de consultoria especializada do Grupo Serpa, localizada em Miami (Doral), que visa fomentar e viabilizar negócios entre Estados Unidos, Brasil e China. Auxilia empresas nos trâmites burocráticos que precedem as operações de comércio exterior (importação ou exportação) e no desenho completo do projeto para internacionalização de negócios, sempre operacionalizando as adequações às leis e normas necessárias para execução das operações.
Conheça mais sobre os serviços de consultoria do Grupo Serpa voltados a negócios nos EUA!
Leia também: Quais as vantagens da abertura de empresas nos EUA?