As vantagens da abertura de empresas nos EUA vão desde economia forte e robusta, legislação favorável, incentivos e apoio aos negócios até uma cultura de negociações mais desburocratizada. Entenda os benefícios de internacionalizar seu negócio para o país.
Está pensando em internacionalizar a sua empresa? Os Estados Unidos possuem a maior economia do mundo e são, também, o principal destino de empresários que querem expandir as operações para outros países. Dentre as vantagens da abertura de empresas nos EUA, está a segurança de empreender em uma economia forte, mais estável e favorável aos negócios.
A seguir, aprofunde-se em algumas das razões pelas quais empresários apostam em empreender nos Estados Unidos. Entenda um pouco do que acontece na prática que leva os negócios no país a serem mais desburocratizados e vantajosos.
Inserção na maior economia do mundo
Uma das grandes vantagens da internacionalização de empresas é o fato de possibilitar que o negócio se torne independente do mercado interno. Para as empresas brasileiras, trata-se de um movimento importante, uma vez que o país vem sofrendo uma crise de caráter econômico, político e social. Esse contexto gerou, inclusive, uma crescente desvalorização do real.
Nesse sentido, vale lembrar que, para que a internacionalização seja realmente um caminho para independência do mercado interno, é necessário inserir o negócio em um destino que possua economia mais robusta e estável. Esta é, então, uma das principais vantagens da abertura de empresas nos EUA. A economia estadunidense é a maior do mundo, e mais estável se comparada a do Brasil. Mesmo em períodos de crise, se recupera mais rapidamente. O país é também um dos principais parceiros comerciais do Brasil
As empresas que já haviam se inserido no mercado americano puderam driblar os efeitos da crise no Brasil e aproveitar as vantagens da alta do dólar no primeiro trimestre de 2020. Já no contexto da pandemia, que se instaurou por volta do mesmo período, mesmo com os impactos do coronavírus no Comércio Exterior, o país conseguiu se mobilizar rapidamente e já apresenta diversos sinais de recuperação econômica à medida em que a vacinação para da população contra o vírus avança. Os índices de emprego no país sofreram avanço de 96% em março de 2021. “A OCDE revisou a previsão de crescimento do PIB dos EUA neste ano (2021) de 3,2% para 6,5%”.
Em geral, é seguro dizer que inserir a marca de um negócio no mercado estadunidense auxilia na ampliação de sua credibilidade no mercado nacional e global.
Legislação simplificada e favorável aos negócios
Outra das vantagens da abertura de empresas nos EUA é que essa expansão é uma oportunidade de empreender em um ambiente de negócios com legislações modernas e descomplicadas, principalmente em comparação a do Brasil. Há muitas vantagens e flexibilidade, inclusive para empresários imigrantes.
As regras para tributação de pessoas jurídicas nos EUA, por exemplo, são bem diferentes e menos complexas. Um dos passos para abrir uma empresa nos EUA é selecionar o tipo societário da empresa, que vai influenciar diretamente em sua tributação. Os tipos mais comuns são LLC (Limited Liability Company) e Corporation. Até mesmo os procedimentos burocráticos para aprovar projetos de estrutura física da empresa também são ágeis quando comparados ao processo do Brasil.
As leis trabalhistas também são mais vantajosas e estabelecem uma carga horária semanal de 40 horas para os trabalhadores, com limite de 8 horas diárias. Também não há férias remuneradas estabelecidas, nem 13º salário. Em geral, o salário é estabelecido por hora trabalhada, desde que respeite o valor limite de salário mínimo federal. Também há poucos sindicatos e um menor volume de negociações que reivindicam intervenções nas leis trabalhistas. Sendo assim, há mais flexibilidade para firmar um acordo entre empregado e empregador.
Negociações com menos burocracia e mais confiança
A desburocratização de processos é uma das maiores vantagens da abertura de empresas nos EUA. Um bom exemplo disso é que, no país, não existem mecanismos como reconhecimento de firma e autenticação de cópias de documentos.
Nos EUA, as negociações são feitas entre empresas a todo momento com base nas informações prestadas, que precisam ser verdadeiras. Parte-se do princípio de que as regras estão sendo seguidas e de que há honestidade total. Graças a essa cultura, propostas e concessões são mais objetivas e rápidas ao tratar com fornecedores.
Incentivo e apoio na estruturação da nova empresa
Existem diversas empresas e iniciativas que oferecem serviço, apoio e informação a novos negócios nos Estados Unidos. Esse fator já foi citado como uma das principais vantagens para imigrantes empreendedores. Há desde incubadoras que incentivam empresas a se estabelecerem no país até oportunidades de acesso a capital e iniciativas que oferecem apoio no recrutamento, seleção e treinamento de colaboradores locais.
A principal dica é contar com uma consultoria especializada em internacionalização, capaz de assessorar de forma ampla na internacionalização de empresas, cobrindo demandas burocráticas que envolvem os trâmites de abertura, regularização e início das operações da nova empresa nos Estados Unidos.
Agora que você compreendeu algumas das principais vantagens da abertura de empresas nos EUA, o próximo passo é se aprofundar nos passos para efetivar a internacionalização. Quais são os registros e licenças necessários? Qual o tipo societário mais pertinente?
Confira esse passo a passo para abrir uma empresa nos EUA.