Basta morar no planeta Terra para saber que a China é um dos principais nomes quando se trata de economia e investimento. Não por acaso, estamos falando do país mais populoso do mundo, que abriga uma população cada dia mais ativa financeiramente. Por essa razão, a variedade de produtos e mercados é imensa e exportar para a China faz muito sentido.
Contudo, muitos empresários enfrentam grandes problemas ao adentrar o mercado chinês – e muitas vezes não conseguem. Afinal, é um país com uma cultura completamente diferente da brasileira e cheia de individualidades. Por isso, se você está pensando em exportar para a China fique atento aos sinais que a sua companhia te dá: pode ser que ela precise da ajuda de uma empresa intermediária que conheça a fundo os dois mercados!
Sinais de que você precisa de ajuda para exportar para a China
Você tem um nome a zelar
Aqui é importante compreender qual é o seu real objetivo ao exportar para a China. Você quer apenas vender produtos ou deseja vincular essas mercadorias ao nome da sua empresa e, até mesmo, abrir um comércio por lá? Se a ideia for apenas vender, provavelmente você conseguirá fazê-lo sozinho (mesmo que demore um pouco).
Contudo, se o seu objetivo for estabelecer uma marca forte, então você vai precisar de ajuda. Em primeiro lugar, porque será necessário um amplo conhecimento das tendências do mercado, das cidades com maior potencial de vendas e das relações de comércio.
Além disso, também será preciso ter ao seu lado alguém que saiba todos os trâmites legais necessários para a abertura da sua companhia. Em suma: é necessária a elaboração de um estudo de caso por uma pessoa ou empresa que já conheça o mercado e a política local para que você não coloque tudo a perder e suje o nome da sua empresa.
Você precisa de ajuda com o network
O mercado chinês é conhecido por ser moderno, porém, tradicional. Por isso, os empresários são, em sua maioria, fechados para estabelecer grandes relações de negócio com uma organização desconhecida. Veja como acontece em um exemplo prático: imagine que você decidiu exportar roupas para a China. Para isso, provavelmente, você vai precisar de uma loja regional para comercializar seus itens. Logo, para que isso se concretize e a negociação aconteça com mais tranquilidade e menos dificuldades, um mediador de confiança entre você e o dono da loja que vai revender seus produtos é peça essencial.
Outro aspecto importante, e que merece destaque, é que os chineses têm muita desconfiança em torno dos brasileiros. Infelizmente, as negociações financeiras são um pouco mais difíceis. Inclusive, no caso de exportação, geralmente eles pedem pagamento a prazo (ou seja, apenas quando receberem a mercadoria). Por isso, novamente, um mediador de confiança de ambas as partes ajuda muito no processo!
Você não conhece a fundo a cultura chinesa
Como mencionamos anteriormente, o público chinês possui suas particularidades e, conquistar o seu espaço nesse mercado é um desafio. Isso ocorre porque os chineses têm gostos peculiares e que, muitas vezes, divergem dos consumidores de outras nacionalidades.
Para que seu produto consiga aceitação, deve-se levar em consideração também o público-alvo e a região em que você pretende comercializar os seus produtos na China. Por se tratar de um país com dimensões continentais, os gostos populares podem variar muito de um local para outro. Portanto, contar com a ajuda de quem conhece as necessidades e individualidades da cultura chinesa evita prejuízos.
Você não tem disponibilidade para se dedicar à relação com a China
Um dos grandes erros de quem estabelece sedes ou relações comerciais em outro país é não ter tempo ou disponibilidade para estar atento ao seu negócio fora do seu território. Vamos explicar melhor: muitas vezes empresários que exportam para a China vão a feiras ou fazem viagens pontuais para o território Chinês, mas não conseguem se manter presentes e acompanhar integralmente os seus negócios por lá.
Contudo, é preciso entender que uma relação de prospecção de clientes é como um namoro: você deve estar presente e se manter a par do que está acontecendo na relação para que as coisas não esfriem e terminem. Logo, ter uma empresa que cuida das suas relações e proteja a sua marca é de grande valia para a criação de uma relação duradoura e próspera.
Precisa de ajuda para exportar para a China?
A Serpa China é uma empresa do Grupo Serpa, cujo objetivo é fomentar, viabilizar e expandir negócios entre Brasil e China, criando conexões estratégicas com o mercado chinês para vender ou comprar.
Ao longo da nossa experiência com empresários de ambas as nacionalidades, observamos um problema muito recorrente: para comercializar no mercado nacional, as companhias se empenham para construir bons relacionamentos no mercado. Todavia, talvez por desconhecimento, nota-se que esse mesmo esforço não é feito quando a empresa vai estabelecer negócios na China.
Por isso, estamos disponíveis para ser o seu braço direito na comercialização com os Chineses. Afinal, nossa expertise nos dois mercados faz com que saibamos exatamente o que é preciso para que sua marca atinja todo o seu potencial e tenha sucesso na exportação!
Conheça os nossos serviços de negócios com a China.