Entre os dias 14 e 16 de maio, aconteceu em Shanghai mais uma edição da SIAL FOOD, que é tida como a maior feira do mundo para o mercado alimentício. A SIAL é realizada em diversos países e, na China, possui um papel de extrema relevância para empresários que desejam ingressar com o seu produto no mercado chinês.
Ao reunir 4,300 expositores e mais de 117 mil profissionais em seus 17 halls, a SIAL contou com a presença de inúmeros investidores e marcas de peso da indústria alimentícia internacional. Por ser uma feira tão prestigiada nesse mercado, participar da SIAL como expositor requer um alto investimento e nem sempre é viável ou interessante para empresários brasileiros com projetos de importação/exportação em menor escala.
Contudo, é altamente aconselhável que empresários que já investem ou desejam ingressar no mercado chinês (até mesmo aqueles que ainda estão na fase de análise de viabilidade) participem da SIAL como visitantes. Afinal, a feira apresenta a oportunidade perfeita para que esses empresários façam um trabalho de networking com investidores chineses do ramo e tenham a chance de introduzir sua marca/produto ao mercado oriental.
Além disso, participar da feira também é uma maneira de aprender com empresas e países que já estão mais avançados no âmbito da produção alimentícia. Essa troca pode ser muito valiosa, a medida que o empresário brasileiro será apresentado a inovações e tendências de mercado que podem ser aplicadas ao seu negócio e têm o potencial de tornar sua estratégia muito mais eficaz.
Participação da Serpa China na feira SIAL FOOD 2019
Com atuação direta nas negociações entre empresários brasileiros do setor alimentício e fornecedores/investidores chineses, a Serpa China não poderia deixar de participar da feira SIAL FOOD – Shanghai.
Nossa participação se deu de duas formas: primeiramente, estivemos na SIAL como visitantes, transitando por toda a feira para entender a evolução da representatividade de cada país, ficar por dentro das estratégias de algumas das principais empresas do ramo e visitar todos os stands do Brasil. Ao longo da visita, tivemos a chance de conversar com as empresas brasileiras presentes e entender suas expectativas e desafios perante o mercado chinês.
Como uma segunda forma de participação, no dia 16 de maio, a Serpa China patrocinou um jantar VIP para as comitivas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI). O jantar foi organizado com o intuito de nos aproximar das empresas expositoras e mostrar que a união entre o Governo e as empresas privadas é a única maneira de fomentar as relações comerciais entre Brasil e China.
Quais outras feiras são importantes para quem deseja investir no mercado chinês?
Na China, principalmente em Shanghai, acontecem diversas feiras específicas de cada segmento. Existem feiras próprias para o ramo de café, chá, lanches, hotelaria… e por aí vai!
Por isso, antes de definir quais os melhores eventos para participar, o empresário brasileiro deve fazer uma análise daqueles cujo escopo melhor atende à sua estratégia e objetivos. Se você é um empresário do ramo de café que deseja ingressar com o seu produto em hotéis chineses, por exemplo, indicamos a feira HOTELEX, que reúne representates das maiores redes de hotelaria do país.
Já se você pretende vender o seu café diretamente ao público consumidor chinês, indicamos a CIIE, que promove as exportações de produtos estrangeiros na China.
Obtenha assistência especializada para ingressar no mercado chinês
Na Serpa China, como parte do nosso serviço de consultoria em exportação, te ajudamos a desenvolver uma estratégia completa de entrada do seu produto no mercado chinês.
Nossos projetos são inteiramente personalizados de acordo com o objetivo e ramo de atuação de cada cliente. Nós podemos, inclusive, indicar os melhores eventos da China para a prospecção de investidores ou divulgação da sua marca. Quer saber mais?