Vai fazer negócios com o Brasil? Verifique a idoneidade de empresas brasileiras

2021-07-05T11:31:40-03:005 de julho de 2021|Artigos sobre Consultoria em Comex|
Tempo de leitura: 4 minutos

O serviço de Análise Idoneidade de empresas brasileiras é um investimento essencial para permitir tomadas de decisão bem informadas e garantir segurança em operações comerciais com o Brasil. Entenda como ela funciona.

A Análise de Idoneidade de empresas brasileiras é indispensável para qualquer empresa estrangeira que pretenda comercializar com o Brasil, seja para importar do país ou exportar para ele. Trata-se de um estudo que oferece as informações estratégicas, necessárias tanto para o desenvolvimento de fornecedores quanto para a negociação de condições de venda com mais confiabilidade. 

As informações estratégicas oferecidas pela Análise de Idoneidade permitem conhecer a situação real da empresa analisada, o que ajuda a evitar riscos, fraudes e prever quaisquer eventualidades ao selecionar um parceiro de negócios. É uma medida preventiva que torna as operações com o Brasil ainda mais seguras.

A seguir, entenda qual é o conceito de idoneidade e o que é, de fato, avaliado em uma Análise de Idoneidade. 

Por que checar a idoneidade de empresas antes de fechar negócio?

No mundo corporativo, “idoneidade” possui dois significados relevantes:

  • Possuir a capacidade técnica e recursos para realizar as atividades profissionais a que se propõe, atendendo às demandas de seus clientes e consumidores;
  • Possuir uma boa reputação no mercado por obedecer às normas morais e legais.

Fazer uma Análise de Idoneidade é de grande importância para a realização de negócios B2B, especialmente quando se trata de Comércio Exterior. Afinal, para que as operações corram bem e sejam eficientes, é necessário conhecer a empresa que vai lhe fornecer um serviço ou produto. Diversos aspectos do histórico da empresa ajudam a entender se ele é realmente capaz de cobrir sua demanda. 

Veja alguns exemplos de informações estratégicas que ajudam a averiguar a idoneidade de uma empresa: 

  • ocorrência de protestos;
  • cheques sem fundo;
  • ações judiciais;
  • participações societária;
  • falências;
  • constituição legal da empresa.

As informações buscadas na Análise de Idoneidade são fundamentais. Conhecer o histórico da empresa é essencial no processo de desenvolvimento de fornecedores e compradores, antes da fase de negociação. Afinal, é nesse momento que as informações estratégicas extraídas pela Análise de Idoneidade podem ser cruciais. Ajudar a fazer solicitações, concessões e a tomar decisões bem informadas e com maior confiabilidade. 

Quando é necessário checar a idoneidade de empresas brasileiras?

Ao exportar para o Brasil

Quando uma empresa estrangeira exporta para uma empresa brasileira e pede um pagamento de longo prazo, a Análise de Idoneidade de empresas brasileiras pode corroborar ou esclarecer sua real capacidade financeira. Com isso, ajuda, por exemplo, a mensurar se há risco de prolongamento dos prazos de pagamento dessa operação. 

Ao importar do Brasil

Quando uma empresa estrangeira está importando mercadorias de uma empresa brasileira é aconselhável saber se esta possui a capacidade de exportação, a capacidade industrial e a capacidade instalada necessárias para atender aos requisitos e necessidades da compradora estrangeira. A Análise de Idoneidade de empresas brasileiras, neste caso, demonstrará se há riscos em termos financeiros, operacionais, bem como riscos ao cumprimento de prazo de entrega e ao nível de qualidade dos produtos.

O que é averiguado em uma análise de idoneidade de empresas brasileiras?

A fazer a Análise de Idoneidade de empresas brasileiras, vários requisitos são averiguados:

  • se a empresa é legalmente constituída;
  • se possui pendências tributárias nas esferas municipal, estadual e federal de governo;
  • se possui pendências e ações judiciais nas áreas cível, trabalhista, criminal e tributária;
  • se a empresa não entrou com pedido de falência;
  • se a empresa tiver protestado títulos em cartórios;
  • se o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é regular na Receita Federal do Brasil;
  • se o CNPJ é registrado em instituições de proteção ao crédito e verificar sua pontuação de crédito para transações financeiras;
  • quem são sócios da empresa e se existem pendências ou restrições ao seus CPFs (Cadastro de Pessoa Física);
  • qual é o capital integralizado da empresa;
  • se há reclamações sobre a empresa no mercado;
  • se a empresa protege seus dados;
  • se atua no mercado com boas práticas e governança corporativa;
  • se a empresa possui regras de compliance internas.

Onde encontrar o serviço de Análise de Idoneidade?

No Brasil, existe o Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS), um banco de informações mantido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). Ele lista pessoas físicas e jurídicas que tenham sofrido sanção e que sejam restringidas de participar de licitações ou fechar contratos com a Administração Pública.

Entretanto, esta é apenas uma das fontes em que é possível encontrar informações estratégicas sobre empresas brasileiras. Existem empresas especializadas que prestam um serviço completo de Análise de Idoneidade e possuem os meios e ferramentas necessários para isso. São apresentados relatórios que demonstram o grau de risco a negociar com a empresa-alvo. O documento orienta o comprador a prosseguir as operações comerciais com aquela empresa ou a tomar certos cuidados para avançar nas negociações. O comprador pode, ainda, optar por não fazer aquele negócio devido ao grau de risco apresentado.

A Serpa Consultoria, no Brasil, oferece o serviço de Análise de Idoneidade de empresas brasileiras a empresas estrangeiras. Apresentamos relatórios que indicam o risco, desempenho e viabilidade dos negócios com empresas brasileiras. 

Tem interesse no serviço de Análise de Idoneidade de empresas brasileiras? Entre em contato conosco.

Compartilhe este artigo!

Ir ao Topo