3 dicas para importar produtos da China de forma competitiva

2019-04-02T10:13:28-03:002 de abril de 2019|Artigos sobre a China, Serpa China|
Tempo de leitura: 3 minutos

Em nosso último artigo, explicamos todos os motivos pelos quais a China continua oferecendo um cenário propício para a industrialização de mercadorias de empresários estrangeiros, confira aqui! Mas é claro que, para importar produtos da China de forma competitiva, deve-se ter cautela na negociação com os fornecedores e provedores logísticos envolvidos na operação.

A fim de garantir que a sua importação tenha o melhor custo-benefício possível, certifique-se de conferir as dicas a seguir!

1) Saiba selecionar o seu fornecedor Chinês

Primeiramente, é preciso saber a forma como selecionar os fornecedores chineses ideais para a sua empresa. A China é vista como a “fábrica do mundo”, por isso, independentemente do seu setor de atuação,  será possível encontrar uma infinidade de opções de fornecedores para atendê-lo.

Contudo, não se esqueça de analisar a credibilidade destes fornecedores, tanto no produto oferecido por eles, quanto no atendimento ao consumidor. Como você provavelmente estará coordenando todo o processo Brasil, é imprescindível contar com um fornecedor capaz de te dar respostas rápidas e um follow-up completo do andamento da operação.

Para te auxiliar nessa seleção, a equipe da Serpa China, em Shanghai, faz uma análise completa da situação financeira da empresa e te envia um relatório com todos os dados relevantes sobre a sua atuação. Como um adicional, nossos profissionais podem ainda visitar as instalações do fornecedor para certificar que ele oferece uma boa infraestrutura para a produção dos seus produtos.

2) Construa um relacionamento com o fornecedor

Após conferir a credibilidade do fornecedor, o próximo passo é pensar no approach correto a se fazer com ele. Por operarem em um mercado tão competitivo, os fornecedores chineses estão repletos de possibilidades de negócio.  Portanto, para fechar um contrato que seja interessante para ambas as partes, é preciso convencê-los que vale a pena investir na sua empresa. A negociação é crucial para que você possa conseguir um preço competitivo para a fabricação dos seus produtos.

Como ter êxito nessa etapa? É evidente que a cultura de importação e fabricação de produtos na China seja completamente diferente da brasileira. Por isso, a melhor estratégia para comunicar com o seu fornecedor chinês de uma forma que ele realmente compreenda os benefícios do que você está propondo é ter esse contato mediado por uma equipe com experiência no mercado brasileiro e chinês.

3) Analise os custos logísticos e possíveis benefícios de importação

Outra medida para tornar a sua importação ainda mais competitiva é tentar otimizar ao máximo os custos logísticos. Ao escolher um parceiro de logística, alguns empresários tendem a considerar apenas o valor das tarifas de frete internacional oferecidas por ele. No entanto, na maioria dos casos, é muito mais econômico contratar um serviço de logística integrada, que já inclui todas as despesas adicionais na origem e no destino da carga.

Certifique-se de escolher um agente de carga que ofereça soluções competitivas de logística integrada e, ao mesmo tempo, tenha uma forte presença na China, sendo capaz de realizar operações customizadas para atender às suas demandas no país. Além disso, é importante que esse agente possa te ajudar a fazer uma classificação tarifária correta para a importação dos seus produtos. Assim, será possível avaliar se há como pleitear algum benefício, como Ex-tarifário ou Drawback, para reduzir o custo total da importação.

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