Como funciona o imposto sobre importação de produtos da China

2021-04-05T14:40:12-03:002 de setembro de 2019|Artigos sobre a China, Artigos sobre Importação|
Tempo de leitura: 2 minutos

Como sempre falamos aqui no blog, os produtos chineses são conhecidos pelo seu preço competitivo e por suas inovações tecnológicas. Exatamente por essa razão, muitos brasileiros têm interesse em comprar mercadorias chinesas.

Você é uma dessas pessoas? Se sim, o texto de hoje é para você! Nele, vamos te contar como funciona o imposto sobre importação de produtos da China. Assim, você pode medir quais serão seus custos e avaliar se o investimento é válido!

Entenda como funciona o imposto sobre importação da China

Em primeiro lugar, os impostos podem variar de acordo com o NCM code, um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro para identificar a natureza das mercadorias. Assim, qualquer item, seja ele importado ou comprado no Brasil, deve ter um código na sua documentação legal que o classifica de acordo com o regulamento do Mercosul.

Além disso, quando se importa um produto de maneiras legais, o importador deve pagar impostos sobre o produto. Existe um imposto exclusivo para este caso, chamado Imposto de Importação (II)

Se tratando da China, você vai precisar pagar um imposto em torno de 60% sobre o valor da compra. Também será preciso arcar com o valor do frete e o seguro da encomenda (caso você deseje fazer). No entanto, para compras entre $500 e $3.000 dólares, é preciso apresentar uma Declaração Simplificada de Importação.

Produtos isentos de taxas

Jornais, livros, medicamentos liberados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e softwares são isentos de taxas. Portanto, não é preciso pagar nenhum imposto sobre a sua importação.

Mas não desanime! É possível se chegar em alguns benefícios com a importação de equipamentos. Nesse caso, muitas vezes consegue-se chegar próximo à isenção completa dos impostos de importação. Contudo, é preciso pesquisar e ver se o benefício já existe ou se será preciso solicitá-lo ao governo.

Mas afinal, por que as pessoas importam produtos que também existem no Brasil?

Há alguns anos, houve uma reestruturação do modelo industrial chinês que, agora, é voltado para produtos de tecnologia de ponta, o que agrega muito valor aos itens fabricados no país. Além disso, as fábricas adotam uma estratégia de produção em larga escala, o que ajuda muito a baratear os preços.

Por isso, mesmo que no Brasil haja produção de manufaturados, os custos costumam ser maiores, devido ao alto custo da nossa mão de obra e alta carga tributária.

Contudo, não se iluda! Realmente, há muito material de qualidade sendo produzido na China, mas nem tudo são flores. Por isso, sempre aconselhamos que você faça um estudo de viabilidade antes de escolher um parceiro para importar produtos da China.

Para não ter erro, o melhor é contar com a Serpa China!

A Serpa China é uma empresa especialista em intermediar e fomentar relações comerciais entre Brasil e China. A partir da nossa experiência e amplo conhecimento do mercado chinês, iremos ajudá-lo a encontrar o melhor parceiro para que você possa realizar a importação de produtos da China com segurança e eficácia.

Compartilhe este artigo!

Ir ao Topo