Inspeção de Qualidade na China e seu impacto nos projetos de importação

2023-08-21T19:04:08-03:0021 de agosto de 2023|Artigos sobre a China|
Tempo de leitura: 5 minutos

A China é o principal parceiro comercial do Brasil. Em 2022, as importações da Gigante Asiática alcançaram o marco de R$ 60,74 bilhões, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores. No entanto, apesar de todo esse fluxo comercial entre os países, importar da China com segurança ainda é um desafio para as empresas brasileiras, especialmente por causa da distância e do idioma. Essas barreiras dificultam processos essenciais para o sucesso de um projeto de importação como, por exemplo, a inspeção de qualidade, tema deste artigo.

A inspeção de qualidade na China pode evitar diversos problemas que, em muitos casos, só são percebidos quando a carga chega em território brasileiro. Se dá por meio da verificação e inspeção não apenas dos produtos a serem importados, mas também do da fábrica e dos equipamentos – tudo depende do objetivo do importador.

Neste conteúdo, apresentamos os detalhes sobre os processos de inspeção de qualidade na China, abordando aspectos importantes, como os tipos de inspeção e as vantagens.. Mostramos a importância de se contar com uma assessoria especializada, que poderá realizar o serviço in loco, entregando uma análise técnica e completa sobre os produtos do fornecedor chinês. Acompanhe!

O que é inspeção de qualidade na China

 

Um dos desafios para importadores brasileiros que compram da China é garantir que os produtos embarcados estejam dentro das normas e especificações estabelecidas no contrato com o fornecedor. Ou seja: que o importador receba o que realmente comprou. A inspeção de qualidade é essencial para isso. 

Trata-se de uma vistoria que é realizada na China antes da compra e  importação de produtos, e permite que o importador ou um consultor contratado por ele avalie as condições do fornecedor, da fábrica e de seus produtos, dando garantias de que o negócio é seguro. 

Esse é um investimento muito importante e que pode garantir o sucesso de uma importação. A inspeção de qualidade detecta e aponta possíveis falhas nos produtos e na quantidade de itens, possibilitando ao fornecedor corrigi-las, ou dando ao comprador a oportunidade de suspender a compra.

Tipos de inspeção de qualidade

 

Existem tipos diferentes de inspeção de importação da China que possuem propósitos específicos, a depender do objetivo do importador. Todas as inspeções são muito importantes para garantir mais segurança nos negócios com a China.

A inspeção de qualidade é um dos tipos de inspeção de importação. Ela pode se referir à qualidade dos produtos, dos equipamentos e da fábrica.

Inspeção de produtos 

 

Realizar a inspeção de produtos importados da China é algo muito importante para garantir a qualidade dos itens e as especificações técnicas necessárias. Não é incomum que importadores identifiquem produtos com defeitos ou fora dos padrões para comercialização em território nacional, o que traz problemas para a operação, gerando prejuízos.

Inspecionar a qualidade de produtos antes de concluir o processo de importação evita gastos desnecessários, como custos de transporte, logística, taxas alfandegárias e consultoria aduaneira

Durante uma inspeção de produtos, várias condições podem ser encontradas, tais como:

  • Especificações técnicas diferentes do que foi especificado no contrato;
  • Divergência na quantidade de itens;
  • Arranhões ou sujeira;
  • Peças soltas;
  • Rótulos diferentes do adquirido;
  • Design diferente do adquirido;
  • Danos em geral.

Inspeção de equipamentos

 

A necessidade da inspeção de equipamentos dependerá do ramo de atuação da empresa e do tipo de produto que ela fabrica. Para isso, será necessário contar com um profissional especializado, com condições para realizar uma completa e aprofundada análise técnica. 

Um técnico de inspeção de equipamentos terá capacidade de realizar esse serviço, pois já acompanha, participa e executa serviços de manutenção e inspeção de equipamentos.

Inspeção de fábrica

 

Trata-se de uma visita que é feita no lugar onde são fabricados os produtos ou insumos que serão exportados para o Brasil, para inspecionar o espaço físico, sua estrutura, capacidade de produção e até mesmo as condições de saúde e segurança do ambiente de trabalho.

Durante esse tipo de inspeção, também são feitas análises documentais e de conformidade com a legislação local e de exportação. Nessa visita, a auditoria contratada pela empresa verificar:

  • A existência da fábrica e sua real localização;
  • A documentação da fábrica, se está em conformidade com a legislação;
  • Se a fábrica possui licença para operar e produzir;
  • Como está o estoque e a qualidade dos equipamentos usados;
  • As condições dos profissionais que ali trabalham;
  • Além de aspectos sociais e ambientais, conforme o tipo de operação e produto a ser exportado.

Quando realizar a inspeção de qualidade

 

É recomendado realizar inspeção de qualidade na fábrica durante a fase de negociação e fechamento de negócios, antes do embarque das mercadorias e do pagamento da remessa. 

A inspeção diretamente na fábrica, onde o produto é produzido, pode auxiliar o importador a identificar questões que possam afetar a qualidade do produto ainda no estágio inicial da produção. Isso, inclusive, facilita no momento de corrigir esses erros antes mesmo do produto sair da fábrica, evitando problemas mais complexos e demorados de serem solucionados.

Vantagens da inspeção

 

A decisão por realizar uma inspeção de qualidade na China, como já mostrado, pode fazer a diferença na estratégia do importador. A proposta principal desse processo é evitar problemas que possam surgir devido ao não conhecimento sobre o fornecedor, de maneira geral. Não apenas dos produtos que ele entrega, mas no contexto da sua operação, inclusive sobre a legalidade da fábrica e o tratamento dado aos funcionários. 

Veja algumas vantagens de investir na inspeção:

  • Evita fraudes em relação à fábrica e ao produto que está sendo importado;
  • Auxilia a empresa a realizar uma completa vistoria sobre o fornecedor, evitando se envolver com um exportador que tenha problemas legais e ambientais, por exemplo;
  • Resguarda o importador de possíveis problemas como atrasos e erros nos envios;
  • Permite que o comprador veja de perto o produto, se possui a qualidade que ele espera, examinando detalhes e tirando dúvidas pessoalmente;
  • Apresenta as condições da fábrica e do negócio, em geral;
  • Possibilita o estabelecimento de um bom relacionamento com o parceiro de negócios.

Além da inspeção de qualidade, é recomendado que, antes mesmo de iniciar as negociações com fornecedores, faça-se uma Análise de Idoneidade das empresas com as quais se pretende fazer negócios.

Conte com o Grupo Serpa

 

Todo processo de importação de produtos chineses deve ser conduzido com dados e informações sobre o fornecedor. Uma das estratégias para garantir o sucesso dessa operação é, sem dúvidas, a inspeção de qualidade na China, evitando que o importador tenha problemas e prejuízos, impactando em sua competitividade. 

Você não precisa viajar para a Ásia para realizar esse importante trabalho técnico por conta própria, pode contratar uma assessoria especializada, que poderá realizar vários tipos de inspeção de importação na China. A Serpa China, empresa do Grupo Serpa com sede em Shanghai, tem know how e experiência nesse tipo de processo.

Os serviços de inspeção de qualidade na China ofertados pela Serpa possibilitam ao importador personalizar o processo, dentro das necessidades da empresa. É possível, por exemplo:  

  • Disponibilizar uma pessoa a mais de nosso time para transmitir a inspeção ao vivo e interagir com o cliente, tirando suas dúvidas;
  • Replicar, junto aos fornecedores chineses, uma metodologia de análise de qualidade utilizada no Brasil;
  • Inspecionar requisitos específicos demandados pelo importador.

Além da inspeção de qualidade, a Serpa China oferece soluções e serviços para garantir o sucesso das importações da China para o Brasil: 

Saiba mais sobre como otimizar os negócios com a China.

Compartilhe este artigo!

Ir ao Topo