O Núcleo Grupo Serpa / CAAEB em Minas Gerais consiste na primeira e inédita Câmara de Mediação de Conflitos em Comércio Exterior do Brasil. Saiba mais sobre estes serviços.

O Grupo Serpa firmou um acordo de cooperação com a CAAEB (Câmara AEB de Mediação de Conflitos da AEB – Associação de Comércio Exterior do Brasil) e foi nomeado como Núcleo da CAAEB em Minas Gerais. Trata-se da primeira e inédita Câmara de Mediação de Conflitos criada no Brasil, exclusiva para mediação de conflitos em toda a cadeia de Comércio Exterior e internacional. Sua atuação não é limitada ao Brasil, já que há intervenientes (stakeholders) em cada etapa dos processos de importação e exportação no país e no exterior. 

O acordo com a CAAEB representa um enorme reconhecimento da qualidade dos serviços do Grupo Serpa  e de suas contribuições para o Comex. Serpa significa “Serviços em Parceria” e nós acreditamos no enorme potencial que o trabalho em conjunto pode trazer para empresas, instituições e para o mercado em si. O estabelecimento do acordo com a CAAEB é mais um passo importante nesse sentido.

Saiba como se deu essa nova parceria e entenda mais sobre os serviços do Núcleo de Mediação de Conflitos de Minas Gerais..

Origens do acordo entre a CAAEB e o Grupo Serpa

O Grupo Serpa é um conglomerado de empresas brasileiras, americanas e chinesas que oferecem suporte 360º para concretização, manutenção e expansão de negócios internacionais entre Brasil, Estados Unidos e China. Prestamos serviços de importação e exportação que envolvem, principalmente consultoria aduaneira, tributária e logística internacional integrada. A Serpa busca, constantemente, promover mais competitividade aos seus parceiros e clientes através da prestação destes serviços. 

Os líderes e equipes do Grupo Serpa possuem conhecimento especializado e aprofundado nos campos aduaneiro, tributário, administrativo e jurídico, além de 25 anos de experiência em Comércio Exterior, fruto da nossa atuação. Os capitais humano e intelectual que compõem as empresas do grupo são um grande diferencial. Valéria Mattoso, advogada e sócia da Serpa Consultoria, foi eleita como coordenadora do Núcleo Grupo Serpa / CAAEB em Minas Gerais. 

A CAAEB está inserida dentro da AEB, renomada associação atuante no Comércio Exterior há 50 anos. Prezando sempre pela qualidade, a CAAEB torna-se um importante instrumento para resolução de conflitos na área de Comex de forma mais célere e financeiramente mais viável, se considerarmos que litígios no judiciário podem impactar maiores  perdas econômicas e comerciais às partes. 

A mediação visa construir, junto com os atores, uma solução mais imediata para o conflito sem perder a devida segurança jurídica,  pois já é método notadamente reconhecido na legislação brasileira e internacional.

O Grupo Serpa possui um compromisso com a qualidade das soluções em Comércio Exterior e a CAAEB tem o compromisso direto com a qualidade do procedimento de autocomposição (mediação, negociação assistida e outros). 

A CAAEB conta com um corpo técnico especialista em Comércio Exterior, Direito, Economia, administração, psicologia, etc, ou seja, um conjunto de expertises necessárias para a mediação de conflitos e juntamente com Núcleo em Minas Gerais, coordenado pelo Grupo Serpa, oferecerá meios para que os intervenientes possam chegar a acordos de colaboração e manter suas relações contratuais e comerciais em harmonia, resolver disputas e minimizar  os conflitos e riscos.

Objetivos da Câmara e Mediação de Conflitos em Comércio Exterior e Núcleo em Minas Gerais (Grupo Serpa).

O acordo entre Grupo Serpa e AEEB tem como objetivo oferecer soluções criativas de mediação de conflitos, agregando as expertises das duas organizações. Para isso, o Núcleo Grupo Serpa / CAAEB vai oferecer oferecer aos importadores e exportadores a oportunidade de solucionar conflitos com parceiros e clientes sob a perspectiva da autocomposição. A ideia é trazer soluções mais vantajosas aos mediandos. 

Ao evitar que as empresas tenham gastos desnecessários com ações judiciais, recursos financeiros podem ser direcionados para outras medidas que estimulem o sucesso dos negócios. Além disso, as empresas poderão evitar ajuizamento  de ações judiciais desnecessariamente, preservando sua confidencialidade e mantendo a capacidade de captar novos parceiros e clientes.

Vale ressaltar ainda que, principalmente no período Pós Pandemia de Covid 19, é muito provável que  o judiciário receba um número muito elevado de demandas judiciais e será exatamente neste momento que o papel da mediação se tornará importante. Afinal, trará uma forma alternativa de resolução de conflitos mais rápida e eficaz para as empresas. Vale lembrar que a mediação pode ser contratada antes do ajuizamento de ações ou depois de já instauradas.

Atividades que serão exercidas no Núcleo de Minas Gerais

A coordenadora do Núcleo CAAEB de Minas Gerais, Valéria Mattoso, será  a responsável por encaminhar casos de mediação (diretos) e analisar o procedimento de casos de mediação (indiretos) em conjunto com a Diretoria Executiva da CAAEB , representada por Flavia Pereira, Paula Mark e Roberta Portella. 

Os procedimentos de autocomposição, tanto online quanto presenciais (por enquanto suspensos em razão da Pandemia), serão geridos pela CAAEB em sua sede e reportados ao Grupo Serpa. A CAAEB fará o atendimento e a troca de documentação ao longo do procedimento de mediação, com a devida confidencialidade, conforme termo a ser assinado pelos mediandos. O atendimento se dará via videoconferência, a ser realizado pelas plataformas Cisco Webex ou Zoom. A CAAEB irá, ainda, auxiliar os advogados das partes a realizar a devida homologação judicial, nos procedimentos em que esta se fizer necessário.

O Núcleo da Grupo Serpa / CAAEB vai oferecer, ainda, workshops via webinar e presencialmente para apresentar aos parceiros e clientes da região os métodos autocompositivos (mediação, negociação assistida e outros).

Os procedimentos de Mediação, Negociação Assistida e outros procedimentos de autocomposição, serão ofertados no website, mailing, lista de transmissão e mídias digitais do Grupo Serpa. Envie seus dados para receber mais informações sobre estes serviços de mediação de conflitos em Comércio Exterior e siga as nossas páginas oficias da Serpa no Instagram, Facebook e Linkedin para se manter informado.