Negociando com a china: aquilo que ninguém te contou sobre o mercado chinês

2019-09-23T14:37:18-03:0021 de agosto de 2019|Artigos sobre a China|
Tempo de leitura: 3 minutos

Todo grande empreendedor sabe o quanto o processo de estabelecer novas relações comerciais precisa ser cuidadoso. É necessário ter preparo, segurança e, sobretudo, domínio da situação. Portanto, se você está negociando com a China ou tem interesse em começar a expandir os seus negócios, confira o blog post de hoje!

Nele, daremos algumas dicas que, ao longo dos nossos anos de experiência, percebemos ser muito úteis para firmar relações com o gigante asiático. Além disso, sabemos que os costumes orientais são muito diferentes dos brasileiros, então nada melhor do que uma empresa com sede em Shangai pra te dar essas orientações, não é?

Negociando com a China: tudo o que você precisa saber

Saiba vender o seu produto e seus negócios

É preciso que o empreendedor chinês perceba o quanto ele vai ganhar se negociar com você. Mas atenção! Não é para falar sobre métricas que não interessem a ele. Na verdade, você precisa dar informações que realmente mostrem o quanto essa relação vai acrescentar e ser um diferencial para a empresa dele.

Uma ótima dica é tocar no ponto de que sua companhia é um polo comercial na América do Sul e mostrar argumentos consistentes.

Conhecimento é tudo!

Os chineses valorizam muito a sua cultura e os costumes locais. Por isso, o respeito e a consideração pelo possível parceiro comercial aumentam muito quando eles percebem que você conhece aspectos como a economia, a cultura e a política da China.

Mais do que isso, perceber que você entende o mercado no qual está tentando entrar dá maior probabilidade de essa relação ter um futuro próspero. Então, estude e conheça o oriente!

Convide-os para um almoço ou jantar

Os chineses valorizam muito o convite para uma refeição. Para eles, é como um sinal de respeito e, por isso, pode ter certeza de que você ganhará pontos no fortalecimento da relação!

No entanto, se você for convidado por eles, espere até ele te conduzir ao seu lugar à mesa. Eles são muito tradicionais e esse costume é muito importante para eles.

Tenha jogo de cintura

Esse ponto merece muita atenção. Os chineses, infelizmente, têm muita desconfiança em relação às negociações financeiras com os brasileiros.

Por essa razão, em caso de exportação, é muito comum que eles peçam para pagar à prazo. No entanto, se a situação for contrária (ou seja, se você for importar um produto chinês), eles geralmente pedem para que o pagamento seja feito à vista.

Logo, se passar por essa situação enquanto estiver negociando com a China, nosso conselho é: faça uma pesquisa de idoneidade da empresa chinesa para averiguar quais são os riscos de efetuar o pagamento à vista ou negociar um recebimento a prazo.

Depois de avaliar e tomar a sua decisão, tenha jogo de cintura para conduzir a situação e garantir um desfecho mutuamente benéfico!

Saiba esperar

Esta talvez seja a dica mais valiosa do nosso post! Na China, o jeito de negociar é muito diferente do brasileiro. No Brasil, as pessoas têm a prática de pedir desconto, enquanto na China, a cultura é de negociação.

E, ao contrário do que muita gente pensa, os dois conceitos não são os mesmos. Na China, a negociação ocorre como um jogo no qual o ganhador é aquele que não se cansa. No caso, a primeira pessoa a desistir é quem perde.

Logo, as negociações costumam durar dias e, algumas vezes, até mesmo meses para que se estabeleça um valor final. É preciso, então, que o comerciante brasileiro esteja disposto e preparado para lidar com sabedoria com encontros, chás, reuniões, ligações e afins.

Negociando com a China: conte com a ajuda de quem entende do mercado!

Como você deve ter percebido, quanto mais profundo for o seu conhecimento acerca dos costumes e do mercado chinês, maiores são as chances de ser bem-sucedido com essa aliança.

Por isso, conte com a Serpa China para intermediar ou auxiliar o seu processo de negociação. Nosso portfólio reúne serviços que atendem as necessidades de empresas que estão começando a fazer negócios com a China, e daquelas que já possuem mais de 20 anos de relação com o Gigante Asiático.

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você!

 

Compartilhe este artigo!

Ir ao Topo