Ao transportar uma carga utilizando o modal marítimo, é necessário escolher o container que mais se adequa à sua demanda. Para fazer isso, você precisa, primeiramente, entender os tipos de container disponíveis no mercado e em que circunstâncias cada um deve ser utilizado.
No artigo de hoje, você confere os principais tipos de container para embarcações marítimas e as características que devem ser levadas em consideração na hora de escolher o container certo para a usa operação. Confira!
Principais tipos de container
Container Dry Box
O Container Dry Box é ideal para o transporte de cargas secas, que são transportadas em caixas, pallets ou tambores. Esse modelo de container possui especificações diferenciadas de tamanho – 20 ou 40 pés – dependendo da quantidade de mercadorias que você precisa transportar.
Container High Cube
Esse container é indicado para transportar grandes quantidades de mercadoria. Por ter uma altura interna e externa mais elevada, ele também é útil para projetos customizados ou cargas consolidadas, estando disponível no tamanho de 40 pés.
Container Refeer
O Container Refeer é utilizado para o transporte marítimo de produtos resfriados, congelados ou produtos que não podem ter variação de temperatura. Esse container também está disponível tanto no tamanho de 20 pés, quanto de 40 pés. Ele oferece equipamento próprio de refrigeração e é muito comum para o transporte de alimentos como carnes, peixes e frutas.
Container Flat Rack
O Flat Rack é um container com portas rebatíveis, o que facilita o carregamento de cargas com excesso de largura e/ou comprimento, como máquinas e equipamentos superpesados. Ele está disponível nos tamanhos 20 e 40 pés.
Container Open Top
O Open Top, como o nome mesmo já diz, é um container com teto removível, sendo indicado para cargas com excesso de altura ou que por algum motivo precisem ser carregadas pela parte de cima do container. Ele está disponível nos tamanhos 20 e 40 pés.
Container Tanque/Isotank
O Container Tanque e o Isotank são tipos de container específicos para o transporte de granéis líquidos, no caso de produtos químicos corrosivos, cargas de ácidos, vinhos ou gases. Neste tipo de container, a carga é alojada dentro de um tanque que fica inteiramente protegido por uma estrutura metálica, que impede que ele se movimente durante o transporte. Ele está disponível em apenas um tamanho e possui capacidade máxima de 24.000 kg e 27,4m³.
Container Mafi
O contêiner Mafi é aquele declarado por armador como apoio à carga no interior de uma embarcação.
Agora que você sabe quais são os principais tipos de container, terá mais facilidade no planejamento de um embarque marítimo. Lembre-se, o container pode ser negociado diretamente com o armador ou através da assistência de um agente de carga de sua confiança.
Você já conhece o Grupo Serpa?
A partir das nossas quatro frentes de negócio, somos referência na prestação de serviços de comércio exterior. Contamos com uma equipe experiente, que está pronta para te auxiliar ao longo de todo o processo de importação ou exportação das suas cargas.