Em um post anterior, explicamos sob quais circunstâncias o transporte marítimo é o mais adequado para o seu negócio, clique aqui para conferir! No artigo de hoje, vamos falar sobre outro modal muito utilizado na logística internacional: o transporte aéreo de carga. Você sabe quais as suas principais vantagens e para que tipos de demanda ele é indicado?
Embora tenha um custo mais elevado, o transporte aéreo de carga é frequentemente escolhido por fabricantes como método para importar ou exportar suas mercadorias. A seguir, você pode conferir os principais fatores que levam agentes de carga a indicarem esse modal para os seus clientes.
Esperamos ajudá-lo a definir se o modal aéreo é ou não o ideal para suprir as necessidades de transporte de carga do seu negócio. Veja só!
Quando usar o transporte aéreo de carga?
Demandas com curto prazo de entrega
A maior vantagem do frete aéreo, e provavelmente o motivo pelo qual ele é um modal tão requisitado por fabricantes de todo o mundo, é o tempo de entrega. A agilidade oferecida pelo transporte aéreo de carga é incomparável a qualquer outro modal. Enquanto embarques marítimos podem levar meses para serem concluídos, fretes aéreos intercontinentais podem ser realizados em pouco mais de um dia.
Transporte de itens frágeis
Caso você necessite transportar itens frágeis ou que exigem condições especiais de frete, o transporte aéreo de carga também pode ser o modal ideal para atender a sua demanda.
Além de oferecer grande agilidade, ele ainda garante mais segurança para as mercadorias transportadas quando comparado ao modal marítimo, que as expõe a maiores riscos de danos ou avarias. Cargas perecíveis e com temperatura controlada, como medicamentos e reagentes químicos, por exemplo, são preferencialmente transportadas via aéreo para garantir a integridade das mesmas.
Destinos distantes de áreas portuárias
Na logística internacional, se analisarmos exclusivamente o custo do frete aéreo indiscutivelmente ele é mais elevado, no entanto, caso o destino final da sua carga seja muito distante de qualquer área portuária, o transporte aéreo de carga pode acabar oferecendo melhor custo-benefício que o marítimo.
É importante fazer uma análise do processo como um todo. Dependendo da rota que a sua carga deve percorrer, caso você optar pelo transporte marítimo, terá que arcar com uma operação multimodal e contratar um serviço rodoviário ou ferroviário à parte para que a sua mercadoria chegue até o ponto de entrega. Isso pode ocasionar em um processo mais burocrático e caro para o seu negócio.
Transporte de carga de alto valor agregado
O transporte aéreo de carga é também muito indicado para movimentar produtos de alto valor agregado. Além de oferecer maior proteção à integridade da carga, ele ainda diminui a possibilidade de roubo de algum item valioso durante o seu percurso até o destino final.
Transportando a sua carga pelo modal marítimo, por exemplo, ela está sujeita a riscos de pirataria ou roubo de contêineres que esperam liberação no porto. Já com o transporte aéreo, menos pessoas terão acesso a sua carga e, consequentemente, sua mercadoria estará em maior segurança.
Conheça as soluções de transporte do Grupo Serpa
Com quatro frentes de negócio, temos toda a infraestrutura e know-how para desenvolver soluções completas de transporte internacional. Seja a sua demanda aérea, marítima, rodoviária ou de logística integrada, conte conosco para atendê-la com segurança e o melhor custo-benefício do mercado.