Principais métodos de transporte de cargas pesadas

2019-02-05T10:38:50-02:005 de fevereiro de 2019|Artigos sobre Transportes|
Tempo de leitura: 3 minutos

 

O transporte de cargas pesadas exige planejamento adequado e atenção aos mínimos detalhes. As condições ideais para realizar esse tipo de transporte, assim como o seu custo, são definidas de acordo com o peso e as dimensões da carga. Mas o que levar em consideração para determinar se o seu frete é, de fato, pesado?

De forma geral, qualquer carga que não caiba dentro de um contêiner de 40 pés é considerada pesada.  Ou seja, se você precisa movimentar uma máquina ou equipamento que seja alto ou largo demais para atender às especificações padrão de um serviço de contêineres, é necessário contratar um transporte especial para realizar essa operação.

 

Como fazer o transporte de cargas pesadas?

 

Existem diversas opções para transportar cargas pesadas, e a escolha do meio de transporte varia de acordo com as particularidades da sua carga. Por isso, é essencial que você consulte um especialista em logística antes de definir qual o método mais adequado para suprir a sua demanda.

Confira abaixo as formas mais comuns de transportar cargas pesadas abaixo:

 

Flat Rack

 

Essa modalidade de frete marítimo utiliza os contêineres flat rack, que são projetados para o transporte de cargas pesadas, compridas ou de formato irregular, que de outro modo teriam que ser transportadas soltas. Esse tipo de contêiner possui apenas duas paredes frontais, facilitando o carregamento de cargas pesadas pelo topo ou pelas laterais abertas.

O Flat Rack é indicado para cargas com dimensões que ultrapassam os limites de um contêiner padrão, mas que ainda assim podem ser transportadas em um navio cargueiro convencional. Ele dá maior segurança a carga durante o frete e, por ser aberto na parte superior e em duas laterais, pode acomodar mercadorias de diversos formatos e tamanhos.

 

Roll-On Roll-Off (RoRo)

 

O método Roll-On Roll-Off é feito de modo que veículos e outras cargas de grande porte sejam transportados para dentro do navio por meio de suas próprias rodas ou de equipamentos de rolagem. O ponto forte deste serviço é a versatilidade, pois além das cargas rolantes, pode-se transportar uma vasta gama de cargas estáticas através da utilização do equipamento adequado.

 

Lift-On Lift-Off (LoLo)

 

Essa modalidade consiste no carregamento e descarregamento da carga pesada no navio feito por meio de guindaste. Ele é muito utilizado para o transporte de equipamentos superpesados que o método Ro/Ro não comporta ou apresenta riscos de segurança.

 

Faça o seu transporte de cargas pesadas com o Grupo Serpa

 

Oferecemos soluções completas em agenciamento de cargas e comércio exterior. Conte com o nosso time especialistas para desenvolver a solução mais adequada para transportar suas cargas pesadas com garantia de eficiência, agilidade e o melhor custo-benefício do mercado.

 

Se interessou? Entre em contato com a nossa equipe através do botão abaixo!

 

 

Compartilhe este artigo!

Ir ao Topo