O transporte internacional de mercadorias é um dos serviços mais importantes no Comércio Exterior. Nessa atividade, estão envolvidas inúmeras responsabilidades na execução das etapas entre as partes interessadas. O transporte refere-se ao deslocamento físico da mercadoria, desde o local de produção ou armazenamento até o local de entrega, ou seja, o transportador é o co-responsável pela integridade dos produtos. Pensando nisso, escrevemos esse artigo, continue lendo para conferir as principais dicas para fazer essa transação com segurança.
Modalidades de Transporte
São duas as etapas: Frete Interno: é o encaminhamento do produto do local de produção ao local de início do transporte internacional. E o Frete Externo: deslocamento que se inicia ao fim do transporte internacional, do local de origem até o destino final do produto. Esses transportes podem ser aéreos, marítimos ou rodoviários.
Formas de Navegação
Ao todo, são quatro tipos de navegação:
1) Cabotagem: É realizada pelo entre portos do Brasil;
2) Navegação interior: Pode ser realizada tanto em hidrovias do interior do país de origem quanto do Brasil;
3) Navegação de longo curso: É realizada entre portos brasileiros e estrangeiros;
4) Afretamento: Recomendável quando houver grande quantidade de mercadorias a serem transportadas, suficientes para ocupar todo ou parte de um veículo. Quanto aos custos portuários, os países seguem modelos tarifários próprios. Por isso é importante ter uma empresa parceira que te ajude a elaborar todos os documentos necessários para o transporte internacional e que tenha conhecimento das taxas dos locais.
Reserva de Praça
Depois de estipular quais serão as condições e modalidades do transporte juntamente com o exportador e seu parceiro, é preciso pedir ao seu fornecedor uma reserva de praça para a carga no meio de transporte internacional. Em alguns casos, as exportações por via aérea, as companhias aéreas solicitam que a reserva seja feita com, aproximadamente, dez dias de antecedência.
Já para os processos de importação por via marítima, devem ser solicitados com cerca de quinze dias de antecedência. Sendo que a carga deve ser enviada ao porto uma semana antes do embarque, para que o processo de inspeção e liberação aconteça tranquilamente.
Em suma, é preciso ter um parceiro que te ajude tanto a cuidar da integridade da mercadoria quanto de todos os detalhes aduaneiros dessas transações. E pensando nisso, o Grupo Serpa tem um serviço especializado não apenas em transportes, mas que também permeia toda a área de logística para te ajudar.