Zona primária: entenda mais sobre esse conceito

2019-04-24T09:26:06-03:0024 de abril de 2019|Artigos sobre Logística|
Tempo de leitura: 2 minutos

 

Zona primária é um termo muito utilizado quando o assunto é logística internacional. Se você ainda não está familiarizado com o seu conceito, aqui vai uma breve explicação: trata-se da parte do território alfandegado onde ocorrem operações de carga e descarga de mercadorias vindas do exterior ou rumo a outro país.

A zona primária é um recinto alfandegado controlado por autoridades aduaneiras. Essa zona é o destino inicial de uma carga que acaba de chegar em território brasileiro e ainda precisa passar pelo processo de desembaraço. Ela pode ser encontrada nas seguintes áreas:

  • área terrestre ou aquática, contínua ou descontínua, nos portos alfandegados;
  • área terrestre, nos aeroportos alfandegados;
  • área terrestre, que compreende os pontos de fronteira alfandegados.

Após ser descarregada na zona primária, a carga geralmente é levada para a zona secundária, onde ficam os terminais alfandegados. Os terminais alfandegados são áreas destinadas ao recebimento de carga de importação ou de exportação controladas pela Alfândega.

A zona secundária dispõe de áreas para armazenagem, pátio de contêineres e local para a realização dos serviços aduaneiros.  O acesso da carga a esses terminais é feito através do regime de trânsito aduaneiro.

 

Tipos de zona primária 

 

Porto alfandegado 

Os portos são terminais alfandegados, de zona primária, destinados a navios, cujo alfandegamento está  regulado pela Lei n. 8.630/93, também conhecida como Lei dos Portos.

Porto Organizado: construído e equipado para atender às necessidades da navegação, movimentação e armazenagem de mercadorias, concedido ou explorado pela União, cujo tráfego e operações portuárias estejam sob a jurisdição de uma autoridade portuária;

Operação Portuária: movimentação ou armazenagem de mercadorias, destinados ou provenientes de transporte aquaviário, realizada no porto organizado por operadores portuários.

 

Aeroporto alfandegado 

 

Os aeroportos são terminais alfandegados, de zona primária, destinados a aviões, cujo alfandegamento depende de prévia autorização do Ministério da Aeronáutica e do Ministério da Fazenda. Os aeroportos alfandegados possuem algumas partes de destaque na organização da Alfândega que o jurisdiciona, entre as quais podemos destacar: pista, bagagem, conferência de despacho aduaneiro, tributação, revisão do despacho e  administração.

 

Pontos de fronteira 

 

Os Pontos de Fronteira são locais alfandegados de fronteira, localizados em cidades limítrofes com países vizinhos, por onde podem entrar no país pessoas, veículos e mercadorias. Ingressar no país por qualquer outra área que não seja zona primária tipifica contrabando ou descaminho, sujeito à perda do veículo e da mercadoria, ademais de processo penal contra a pessoa física autora da proeza.

 

Acompanhe o blog do Grupo Serpa e mantenha-se atualizado sobre os assuntos mais interessantes no mundo do comércio exterior e da logística internacional.

 

Grupo Serpa – Excelência em Comércio Exterior

Com quatro frentes de negócio à sua disposição, o Grupo Serpa está apto a te auxiliar ao longo todo o processo de importação ou exportação de mercadorias. Nossos serviços incluem transporte internacional, desembaraço aduaneiro e consultoria especializada sobre a documentação e os trâmites necessários em cada processo.

Conte conosco para realizar as suas atividades de comércio exterior com o melhor custo-benefício do mercado!

 


Compartilhe este artigo!

Ir ao Topo