Dicas para reduzir seu custo de importação de produtos chineses

2019-09-23T14:13:00-03:009 de setembro de 2019|Artigos sobre a China, Artigos sobre Importação|
Tempo de leitura: 3 minutos

Impostos, frete, seguro, trâmites alfandegários… esses são alguns fatores que podem alterar a negociação e os valores de mercadorias que cruzam fronteiras territoriais. Contudo, com as dicas da Serpa China, você pode diminuir o custo de importação de produtos chineses.

E para produzir um conteúdo completo, contamos com a ajuda do especialista em Comércio Exterior Afonso Reis, COO do Grupo Serpa. E aí? Pronto para fazer bons negócios com a China?

Compreenda o custo de importação de produtos chineses

De fato, a nova maneira de organização trabalhista da China tem modificado os custos operacionais nas fábricas. Antigamente, o mercado de trabalho tinha muita procura por mão de obra empresarial. Hoje, no entanto, observa-se uma preferência por serviços autônomos (como delivery, por exemplo) o que ocasiona menos empregados disponíveis e, portanto, maiores custos para o importador.

No entanto, como você já deve ter percebido, a China é um país muito inteligente e, por isso, não esperávamos nada diferente: para não perder a competitividade, ele conseguiu lidar com as situações adversas. Hoje, há muito investimento em robótica e tecnologia, o que garante qualidade e custo-benefício.

Mas afinal, como reduzir o custo de importação?

Para que você consiga bons preços é preciso que o empreendedor da China veja a sua empresa como um pólo comercial na América do Sul. Assim, ele vai entender a união como benéfica e te dará condições diferenciadas.

Logo, a chave da questão é saber conduzir a situação e construir um bom relacionamento com o fornecedor. Em suma: ele precisa confiar em você e apostar nessa aliança!

Mais algumas dicas da Serpa China

Analise os custos

Muitas vezes, o empreendedor brasileiro só valoriza a questão da tarifa. Entretanto, o frete internacional é muito mais complexo do que isso. Existem as despesas da origem e, também, as do Brasil.

O que ocorre é que, muitas vezes, as despesas existentes no Brasil tiram todo o potencial competitivo da tarifa do frete, mas o empresário se esquece de avaliar esse ponto antes da negociação.

Portanto, fique atento! Coloque todos os custos no papel, compare e analise quais serão as melhores opções e condições para você!

Classificação tarifária

A classificação tarifária, também conhecida como classificação fiscal, existe para descrever e codificar mercadorias que serão importadas e exportadas. Existem, porém, benefícios frente à algumas situações, como é o caso do ex-tarifário.

Então não deixe de verificar se há alguma condição especial para diminuir os custos!

Tributação

O empreendedor brasileiro precisa levar em consideração os impostos incidentes de importação, não os demais custos tributários. Afinal, esses tributos (federais e estaduais), como o IPI, são cobrados independente de se tratar de uma mercadoria estrangeira ou não.

Quer estabelecer uma boa relação com seu fornecedor chinês?

A Serpa China é uma empresa do Grupo Serpa, especialista em fomentar, construir e consolidar relações com a China. Atendemos todos os tipos de empresa, desde os que desejam iniciar suas relações comerciais agora, até aquelas que já possuem muitos anos de experiência.

Quer saber mais? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você!

Compartilhe este artigo!

Ir ao Topo