Entenda a relação entre a cotação e a taxa cambial. Saiba ao que se atentar no momento de realizar o fechamento de câmbio para consolidar operações de Comex mais vantajosas.

O fechamento de câmbio consiste na consolidação de uma transação financeira entre duas empresas situadas em diferentes países. Ele envolve a cotação das moedas envolvidas e as taxas cambiais (custo de uma moeda em relação à outra) estabelecidas pelas instituições financeiras. No contrato de câmbio, todas as características da operação e suas condições ficam registradas.

Com a alta do dólar, o mercado financeiro mundial é afetado. Sendo assim, as operações comerciais internacionais sofrem os impactos. Por esse motivo, empresas importadoras e exportadoras precisam se atentar com cuidado redobrado às negociações de taxas de câmbio com as instituições autorizadas.

Confira detalhes sobre como fazer o fechamento de câmbio de forma mais vantajosa. Entenda a importância de contar uma empresa parceira para assessorar seu negócio nos diversos aspectos que envolvem o Comex, inclusive no aspecto das transações financeiras.

Fique atento à taxa cambial

De acordo com um artigo da Cotação Câmbio sobre o aumento do dólar, esta é a principal moeda utilizada em transações internacionais e é utilizado em 87% delas. O conteúdo também aponta que, “segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional), 62% das reservas internacionais nos bancos centrais também são em dólar”.

Esses são alguns dos motivos que levam o dólar americano a ser tão importante no andamento da economia mundial. Suas oscilações impactam os mais diversos setores de forma generalizada. Com isso, as operações de importação podem se tornar mais onerosas.

Quando se trata de Comex, a natureza das operações permite que as transações sejam realizadas utilizando o dólar americano comercial. Neste caso, as casas de câmbio podem negociar as taxas de Câmbio por alguns motivos:

  • as transações internacionais entre empresas podem envolver grandes volumes de recursos financeiros;
  • o mercado internacional origina uma alta demanda por esse tipo de transação;
  • o custo mais baixo da taxa mantém um equilíbrio nas operações, uma vez que a moeda de cada país envolvido pode sofrer supervalorização ou desvalorização.

Porém, ainda que o dólar comercial seja mais barato que as demais modalidades (dólar turismo, etc), sua alta impacta diretamente no aspecto financeiro dos negócios que realizam operações de Comex. O Bacen (Banco Central) não fixa uma taxa de câmbio específica. Por isso, é preciso se atentar a elas e negociá-las ao realizar o fechamento de câmbio.

Saiba onde encontrar as melhores oportunidades de negociação

A cotação da moeda é o que dita as negociações de taxa cambial entre corretoras e empresas que realizam operações de Comex. As instituições autorizadas pelo Banco Central a fazer o fechamento de Câmbio são diversas, e têm autonomia para se referenciar na cotação da moeda, além de poderem negociar a taxa de câmbio com seus clientes.

Diante disso, é essencial pesquisar para encontrar o melhor custo vs. benefício. O ideal é estar ciente das diferenças entre as taxas de cada instituição, bem como a flexibilidade que oferecem na negociação. Fazer o fechamento de câmbio sem essa análise prévia pode onerar ainda mais as operações de Comex. Com a alta do dólar, que vem se estendendo até os dias atuais, esse aspecto faz total diferença.

Uma vez que você selecionar a instituição com a qual vai fazer o fechamento de câmbio, este é o passo a passo para concretizar a operação:

  1. Cadastre sua empresa na instituição e forneça documentos que comprovem sua existência, localização e o andamento do seu negócio;
  2. Forneça os documentos que comprovam a operação de comércio exterior para solicitar a remessa/recebimento dos valores negociados com o fornecedor/cliente;
  3. Negocie a taxa de câmbio;
  4. Aguarde a liquidação do câmbio e a conclusão da operação (débito ou crédito do valor negociado na conta da sua empresa).

Conte com serviços de Comex completos

Não apenas o fechamento de câmbio, mas as diversas etapas que envolvem uma operação de Comex devem ser constantemente refinadas pela sua empresa. O mercado oferece diversos serviços de assessoria que podem auxiliar na otimização e redução de custos nas operações de Comex.

O Grupo Serpa se destaca por cobrir todas as necessidades de empresas que pretendem importar e/ou exportar. Oferecemos:

  • consultoria completa, que abrange os campos aduaneiro, jurídico, tributário e administrativo;
  • serviços customizados para empresas que querem fazer negócio com os Estados Unidos e China, as maiores potências do mercado;
  • logística internacional, que inclui serviços door to door e cuidados de todo o processo de supply chain;
  • respaldo da certificação OEA (Operador Econômico Autorizado) nas operações logísticas, na modalidade “Segurança”, pela Receita Federal;
  • serviços de transporte rodoviário seguro e eficiente;
  • cotação, negociação e fechamento de câmbio com as melhores taxas do mercado, em parceria com o Banco Rendimento.

O Grupo Serpa, através de parcerias exclusivas, realiza cotação de moedas com spreads diferenciados. Garantimos que você não perca tempo buscando taxas em diversos bancos. Acompanhamos os números de perto, oferecemos o melhor custo vs. benefício e fazemos o fechamento de câmbio.

O seu negócio tem capacidade para refinar as operações e lucrar ainda mais! Potencialize-o contando com o Grupo Serpa como o seu parceiro no planejamento e efetivação das operações de Comex. Entre em contato conosco agora mesmo para tirar suas dúvidas e ter acesso às nossas soluções!