Que a China oferece um mercado favorável às importações você já deve saber – caso tenha dúvidas, confira aqui o nosso artigo sobre os principais benefícios de importar da China. Todavia, como todo processo de compra internacional, é preciso ter cautela na escolha dos seus fornecedores da China. Afinal, eles serão responsáveis por garantir a qualidade dos produtos comercializados pela sua empresa e, consequentemente, essenciais para a satisfação do cliente final.
Mas como definir os fornecedores chineses ideais para o seu negócio?
Esse é um processo que requer bastante pesquisa, negociação e conhecimento acerca do mercado chinês. Se escolher um fornecedor brasileiro já é uma tarefa difícil, imagina fazer isso em um país no qual você não domina o idioma, a cultura e tampouco tem disponibilidade de visitar com frequência?
Sabemos que o ponto-chave para fazer bons negócios com fornecedores chineses é ser capaz de construir uma relação sólida e harmônica com eles. Só assim você poderá negociar bons preços de produção, prazos flexíveis de pagamento e uma série de outros benefícios. Mas limitações como distância e falta de know-how especializado fazem com que a construção desse relacionamento pareça quase impossível.
É por isso que, no artigo de hoje, listamos algumas dicas que irão te ajudar a encontrar e fazer bons negócios com fornecedores na China. Para isso, focamos em dois públicos: aqueles que ainda não investem no mercado chinês, mas pretendem começar, e aqueles que já possuem um fornecedor no país, mas visam tornar o seu atual acordo ainda mais interessante. Confira!
Estratégias para encontrar e fazer bons negócios com fornecedores chineses
Para quem está começando agora
1- Faça um estudo de viabilidade: O primeiro passo para encontrar o fornecedor ideal é fazer um estudo de viabilidade para analisar as possíveis maneiras de tornar o processo de importação mais atraente para a sua empresa. Esse estudo te ajudará a se prevenir de prejuízos e já ter em mente o que você precisa buscar em um fornecedor a fim de assegurar um negócio interessante e rentável.
2- Pesquisa de mercado: Uma vez que você já tiver definido o que deve buscar em um fornecedor, faça uma pesquisa de mercado e selecione aquelas empresas que, de fato, correspondam às suas necessidades. Essa pesquisa deve envolver visita presencial à fábrica, solicitação de feedback e referências de outros clientes e avaliação de qualidade dos produtos.
Além disso, é fundamental fazer uma análise da idoneidade da empresa. Certifique-se de que ela possui um bom histórico financeiro para evitar de cair nas mãos de fornecedores com competência duvidosa para atender as exigências do seu negócio. E não se esqueça: quanto mais você souber sobre a empresa, mais argumentos terá para chegar a um bom acordo com ela.
3- Esteja aberto a negociações e sugestões: Calma, seus esforços não acabam quando você já tiver escolhido o seu fornecedor. Aliás, a parte mais importante, que é a negociação, começa a partir daí. Concentre os seus esforços em negociar um acordo interessante e financeiramente viável para sua empresa e trabalhe para manter um bom relacionamento a longo prazo.
Adicionalmente, esteja aberto a ouvir as propostas que o seu fornecedor tem a fazer. Muitos empresários brasileiros acabam não dando abertura para sugestões capazes de tornar o processo produtivo de suas mercadorias ainda mais competitivo. É preciso atentar-se a todas as possibilidades de economia no processo de importação, e ninguém melhor que os próprios fornecedores chineses para te dar esse aconselhamento.
Para quem já vem importando da China há algum tempo
É comum ver importadores brasileiros e fornecedores chineses que, mesmo com anos de parceria, ainda não foram capazes de construir uma relação sólida. E isso faz com que o importador não tenha acesso às melhores condições de mercado, sendo só mais um na carteira de clientes dessa empresa chinesa.
Construir um relacionamento sólido é de maior interesse do comprador e, portanto, os esforços devem partir de você. A melhor estratégia aqui é buscar formas de se tornar um cliente diferenciado para o seu fornecedor, seja na forma como se comunica com ele ou no valor que a sua parceria tem agregado ao negócio dele. Só dessa maneira você conseguirá condições diferenciadas dos demais clientes desse mesmo fornecedor.
Conte com a Serpa China para encontrar os melhores fornecedores da China para o seu negócio!
Somos uma empresa especializada em atividades de comércio exterior entre Brasil e China. Com head office estrategicamente posicionado em Shanghai e uma equipe de profissionais com anos de experiência em realizar operações entre os dois países, estamos prontos para auxiliar as suas negociações com fornecedores chineses do começo a fim.
Na Serpa China, trabalhamos para construir um relacionamento sólido e promissor entre os nossos clientes e empresas chinesas, de forma que os fabricantes vejam a sua empresa com credibilidade e tornem-se verdadeiros aliados dela.