Por que fazer uma Pesquisa de Mercado é imprescindível para ter sucesso na expansão internacional dos negócios?

2024-06-25T19:02:54-03:0025 de junho de 2024|Sem categoria|
Tempo de leitura: 4 minutos

Apesar da grandeza do nosso mercado doméstico, cada vez mais empresas percebem que a expansão internacional pode ser um poderoso diferencial competitivo. Internacionalizar os negócios leva ao desenvolvimento da corporação, à conquista de novos mercados e ao aprimoramento das ofertas de produtos e serviços. 

Mas essa estratégia é desafiadora. Projetos de importação e exportação demandam planejamento, pesquisa de mercado internacional ou de fornecedores, eficiência logística, conhecimento sobre o comportamento de consumo nos mercados-alvo, dentre outras expertises. Por onde começar? Como reunir todas as condições necessárias para avançar de forma sólida? 

O primeiro passo é fazer um planejamento minucioso a partir dos seus objetivos de negócio. Se sua estratégia é exportar e vender para outros países, será preciso identificar os mercados-alvo e a Pesquisa de Mercado Internacional – tema deste artigo – vai ajudar você a ter sucesso no projeto. 

A Pesquisa de Mercado Internacional é um estudo que visa analisar o potencial de vendas do seu produto no mercado externo para identificar oportunidades, apontar riscos e revelar como obter melhores resultados. 

Nesse artigo, você vai conhecer as etapas de uma Pesquisa de Mercado Internacional e entender por que ela é imprescindível para ter sucesso na expansão internacional dos negócios nos projetos de exportação. 

O que é Pesquisa de Mercado Internacional?

 

No âmbito da internacionalização para exportação, a Pesquisa de Mercado Internacional objetiva estudar as perspectivas de venda de produtos em mercados-alvo, para que a empresa possa aproveitar melhor as oportunidades, minimizar riscos e obter resultados satisfatórios e consistentes. 

Por meio da Pesquisa de Mercado Internacional, a empresa:

  • tem um panorama claro dos mercados-alvo mais desafiadores e com maior potencial de retorno; 
  • pode identificar os parceiros que podem, de fato, representar sua marca e sua oferta de valor no país de destino;
  • tem elementos para precificar seus produtos no mercado externo;
  • identifica os padrões de qualidade exigidos pelo mercado importador;
  • pode prever a demanda para planejar produção e logística;
  • ontem informações sobre as certificações necessárias tanto para a saída do produto da origem quanto para sua entrada no país de destino.

Por que fazer uma Pesquisa de Mercado Internacional?

 

Entender e aprofundar seu conhecimento sobre o mercado-alvo da sua empresa é um ponto crucial quando se fala de mercado externo. É a Pesquisa de Mercado Internacional que fornece insumos para que a empresa possa:

  • Conhecer a fundo mercados e concorrência;
  • Identificar tendências e prever cenários;
  • Selecionar mercados estratégicos para a venda de seus produtos;
  • Avaliar oportunidades, ameaças e riscos;
  • Entender o comportamento do consumidor no país de destino.

A Pesquisa de Mercado Internacional é um investimento necessário, que pode economizar dinheiro e fornecer elementos essenciais para a aproximação e engajamento da sua empresa com o mercado-alvo.

Dicas para identificar mercados-alvo para Exportação

 

Em uma Pesquisa de Mercado Internacional para exportação, a etapa de identificação do mercado-alvo é essencial para o sucesso do projeto. 

Os fatores listados abaixo ajudam nessa empreitada:

Fatores Geográficos

 

Considere dados demográficos, faixa etária da população, segmentação de público e distribuição da população por regiões do país de destino.

Fatores sociopolíticos

 

Exportar para países com os quais temos acordos comerciais traz vantagens, pois já está instaurada uma estabilidade política e normas reguladoras para a entrada de produtos no mercado-alvo.

Fatores Econômicos

 

Verifique a situação econômica do país que você deseja atuar e como está o poder de compra do consumidor.

Fatores Culturais

 

Atente-se às culturas e hábitos locais que possam influenciar nas negociações. Como por exemplo, restrições religiosas, práticas comerciais muito diferentes, e a imagem no Brasil para aquela população.

Fatores Tecnológicos

 

Entenda os padrões tecnológicos e de design de produtos exigidos pelo país-alvo.

Dica importante: 

 

Tenha em mente que sua empresa precisará implementar uma gestão estratégica de negócios para se aprimorar e atender, com excelência, aos novos mercados. 

Pesquisa de Mercado em projetos de Importação

 

A Pesquisa de Mercado voltada para importação é, na verdade, o que chamamos de prospecção e desenvolvimento de fornecedores e gerenciamento de sourcing. Possibilita o acesso a uma enorme diversidade de fornecedores e produtos de diferentes países para atender às demandas da empresa importadora. 

É um processo fundamental para garantir o sucesso de empresas brasileiras que importam do exterior e buscam por parceiros que não apenas forneçam insumos e produtos de qualidade para o seu negócio, mas que estejam dispostos a se engajar em uma parceria mais profunda, em que haja comprometimento e cultivo de uma relação ganha-ganha.

Pretende fazer uma Pesquisa de Mercado Internacional? Conte com o Grupo Serpa!

 

Internacionalizar sua marca via projetos de Exportação pode ser extremamente vantajoso para os negócios. Afinal, é uma forma de expandir a atuação da empresa, abrir portas para oportunidades e se manter menos suscetível a crises internas.

Quer aproveitar essas grandes vantagens da exportação? Concentre-se nas etapas que precedem a concretização das operações e conte com uma empresa parceira que faça uma Pesquisa de Mercado Internacional e forneça consultoria e assessoria completas, cobrindo aspectos jurídicos, fiscais, tributários e aduaneiros – como o Grupo Serpa. 

O Grupo Serpa oferece uma gama de serviços que inclui tudo que é essencial nos processos de exportação, de ponta a ponta. 

Fazemos Pesquisa de Mercado nos Estados Unidos e China para lançamento de produtos.

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