Apesar da grandeza do nosso mercado doméstico, cada vez mais empresas percebem que a expansão internacional pode ser um poderoso diferencial competitivo. Internacionalizar os negócios leva ao desenvolvimento da corporação, à conquista de novos mercados e ao aprimoramento das ofertas de produtos e serviços.
Mas essa estratégia é desafiadora. Projetos de importação e exportação demandam planejamento, pesquisa de mercado internacional ou de fornecedores, eficiência logística, conhecimento sobre o comportamento de consumo nos mercados-alvo, dentre outras expertises. Por onde começar? Como reunir todas as condições necessárias para avançar de forma sólida?
O primeiro passo é fazer um planejamento minucioso a partir dos seus objetivos de negócio. Se sua estratégia é exportar e vender para outros países, será preciso identificar os mercados-alvo e a Pesquisa de Mercado Internacional – tema deste artigo – vai ajudar você a ter sucesso no projeto.
A Pesquisa de Mercado Internacional é um estudo que visa analisar o potencial de vendas do seu produto no mercado externo para identificar oportunidades, apontar riscos e revelar como obter melhores resultados.
Nesse artigo, você vai conhecer as etapas de uma Pesquisa de Mercado Internacional e entender por que ela é imprescindível para ter sucesso na expansão internacional dos negócios nos projetos de exportação.
O que é Pesquisa de Mercado Internacional?
No âmbito da internacionalização para exportação, a Pesquisa de Mercado Internacional objetiva estudar as perspectivas de venda de produtos em mercados-alvo, para que a empresa possa aproveitar melhor as oportunidades, minimizar riscos e obter resultados satisfatórios e consistentes.
Por meio da Pesquisa de Mercado Internacional, a empresa:
- tem um panorama claro dos mercados-alvo mais desafiadores e com maior potencial de retorno;
- pode identificar os parceiros que podem, de fato, representar sua marca e sua oferta de valor no país de destino;
- tem elementos para precificar seus produtos no mercado externo;
- identifica os padrões de qualidade exigidos pelo mercado importador;
- pode prever a demanda para planejar produção e logística;
- ontem informações sobre as certificações necessárias tanto para a saída do produto da origem quanto para sua entrada no país de destino.
Por que fazer uma Pesquisa de Mercado Internacional?
Entender e aprofundar seu conhecimento sobre o mercado-alvo da sua empresa é um ponto crucial quando se fala de mercado externo. É a Pesquisa de Mercado Internacional que fornece insumos para que a empresa possa:
- Conhecer a fundo mercados e concorrência;
- Identificar tendências e prever cenários;
- Selecionar mercados estratégicos para a venda de seus produtos;
- Avaliar oportunidades, ameaças e riscos;
- Entender o comportamento do consumidor no país de destino.
A Pesquisa de Mercado Internacional é um investimento necessário, que pode economizar dinheiro e fornecer elementos essenciais para a aproximação e engajamento da sua empresa com o mercado-alvo.
Dicas para identificar mercados-alvo para Exportação
Em uma Pesquisa de Mercado Internacional para exportação, a etapa de identificação do mercado-alvo é essencial para o sucesso do projeto.
Os fatores listados abaixo ajudam nessa empreitada:
Fatores Geográficos
Considere dados demográficos, faixa etária da população, segmentação de público e distribuição da população por regiões do país de destino.
Fatores sociopolíticos
Exportar para países com os quais temos acordos comerciais traz vantagens, pois já está instaurada uma estabilidade política e normas reguladoras para a entrada de produtos no mercado-alvo.
Fatores Econômicos
Verifique a situação econômica do país que você deseja atuar e como está o poder de compra do consumidor.
Fatores Culturais
Atente-se às culturas e hábitos locais que possam influenciar nas negociações. Como por exemplo, restrições religiosas, práticas comerciais muito diferentes, e a imagem no Brasil para aquela população.
Fatores Tecnológicos
Entenda os padrões tecnológicos e de design de produtos exigidos pelo país-alvo.
Dica importante:
Tenha em mente que sua empresa precisará implementar uma gestão estratégica de negócios para se aprimorar e atender, com excelência, aos novos mercados.
Pesquisa de Mercado em projetos de Importação
A Pesquisa de Mercado voltada para importação é, na verdade, o que chamamos de prospecção e desenvolvimento de fornecedores e gerenciamento de sourcing. Possibilita o acesso a uma enorme diversidade de fornecedores e produtos de diferentes países para atender às demandas da empresa importadora.
É um processo fundamental para garantir o sucesso de empresas brasileiras que importam do exterior e buscam por parceiros que não apenas forneçam insumos e produtos de qualidade para o seu negócio, mas que estejam dispostos a se engajar em uma parceria mais profunda, em que haja comprometimento e cultivo de uma relação ganha-ganha.
Pretende fazer uma Pesquisa de Mercado Internacional? Conte com o Grupo Serpa!
Internacionalizar sua marca via projetos de Exportação pode ser extremamente vantajoso para os negócios. Afinal, é uma forma de expandir a atuação da empresa, abrir portas para oportunidades e se manter menos suscetível a crises internas.
Quer aproveitar essas grandes vantagens da exportação? Concentre-se nas etapas que precedem a concretização das operações e conte com uma empresa parceira que faça uma Pesquisa de Mercado Internacional e forneça consultoria e assessoria completas, cobrindo aspectos jurídicos, fiscais, tributários e aduaneiros – como o Grupo Serpa.
O Grupo Serpa oferece uma gama de serviços que inclui tudo que é essencial nos processos de exportação, de ponta a ponta.
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