Como importar dos EUA: passo a passo

2020-11-04T17:14:37-03:0027 de março de 2019|Artigos sobre Importação|
Tempo de leitura: 5 minutos

Quer aprimorar seus produtos e processos internos e se equiparar ao mercado mundial por meio da importação? Veja os principais pontos sobre como importar dos EUA.

Os Estados Unidos estão entre os países mais visados por importadores de todo o mundo. Para os empresários brasileiros, isso não é diferente. Uma curiosidade relevante extraída do material produzido pelo MRE (Ministério das Relações Exteriores) sobre negócios com os EUA é que o Aeroporto Internacional de Miami é responsável por cerca de 81% das exportações para a América Latina. Até 2016, quando o material foi publicado, o Brasil liderava o movimento de cargas nos dois sentidos.

Para entender como importar dos EUA, entretanto, é preciso ter uma série de fatores em mente. Confira o passo a passo a seguir e veja como estabelecer um processo eficaz de importação de produtos americanos para o seu negócio no Brasil.

1. Como importar dos EUA: Pesquisa de mercado

O primeiro passo para importar dos EUA é fazer uma pesquisa sobre o mercado americano e de que forma ele pode te atender. A importação, para muitos empresários e gestores, é uma forma de adquirir mais qualidade nos processos da empresa e se adequar às tendências e ao ritmo do mercado internacional. Procure saber quais são as soluções e inovações oferecidas nos EUA que acompanham essas tendências e que podem complementar a atuação da sua empresa.

Importar maquinário, peças e insumos mais avançados que ainda não são comuns no mercado brasileiro, por exemplo, pode ser uma forma de fazer com que sua empresa saia na frente. É uma oportunidade de expandir a produção, as vendas e até mesmo acessar novos setores do mercado interno.

2. Como importar dos EUA: Prospecção de fornecedores

Uma vez definidos os bens que se pretende importar, é necessário fazer a prospecção de potenciais fornecedores estadunidenses. Vale comparecer a feiras e rodadas de negócio internacionais para conhecer o mercado de perto e identificar alguns fornecedores. Plataformas B2B e relatórios da alfândega também são fontes para encontrar empresas que possam cobrir as demandas do seu negócio. Outra dica é buscar saber quais são os fornecedores dos seus concorrentes. Também é uma ótima opção contar com indicações de empresas especializadas em Comércio Exterior, que já conhecem a forma de fazer negócio de determinados fornecedores e são experientes em realizar operações com eles. 

Quando se trata de prospectar fornecedores, é indispensável buscar alternativas diversas e filtrá-las com base em critérios concretos. Ao afunilar sua lista de opções, garanta que se tratam de empresas que, pelo menos:

  • atendam a todos os seus requisitos e critérios de qualidade;
  • sejas comprovadamente regularizadas e idôneas;
  • tenham real capacidade de produção.

3. Como importar dos EUA: Análise de viabilidade

A análise de viabilidade de importação é um estudo feito para mensurar os custos de realizar uma operação de importação com um determinado fornecedor. Ela oferece um levantamento dos aspectos tributários, aduaneiros e logísticos para que você possa definir se aquele fornecedor específico vai oferecer o melhor custo vs. benefício e possibilitará que seu negócio atinja os objetivos pretendidos com a importação.

Algumas vezes, por mais que o produto americano seja mais barato que o brasileiro, os custos com a logística por exemplo, podem acabar igualando ou até mesmo fazendo com o que o valor final ultrapasse o do produto nacional. Uma dica importante é encontrar uma empresa de logística que ofereça serviços de qualidade a um custo competitivo, e que atue de forma transparente. Afinal, você vai precisar contar com o know how de terceiros para te informarem se o tipo de operação e modais de transporte que você tem em mente são a melhor alternativa para o seu negócio ou não. Continue a leitura para ver mais informações sobre logística internacional.

4. Como importar dos EUA: Negociações

Após fazer a análise de viabilidade e determinar o fornecedor estadunidense com que irá fechar negócio, sua empresa precisa definir os termos com o exportador estadunidense. De acordo com informações do manual Exportação: Passo a passo, as negociações na América do Norte tem as seguinte características:

  • Propostas iniciais vs. acordo final: exigências iniciais elevadas.
  • Apresentação de questões: uma de cada vez.
  • Apresentações: formais.
  • Tratamento de divergências: franco.
  • Concessões: lentas.

Aspectos culturais também são de grande importância no processo de compra e venda internacional. O manual “Como Exportar: Estados Unidos” informa que, nos EUA, é comum negociar individualmente ou em pequenos grupos, pois não há grandes diferenças hierárquicas nas empresas estadunidenses. Os executivos têm autonomia para fechar negócio. 

5. Como importar dos EUA: Despachante aduaneiro

O próximo passo após definir os temos da operação com o fornecedores estadunidense é se preparar para os subsequentes processos da importação. Será necessário contar com um despachante aduaneiro, o profissional que garante o bom andamento das operações de maneira integrada. 

A principal função desse profissional é preparar e assinar os documentos necessários para o despacho aduaneiro de mercadorias. Afinal, ao importar produtos dos EUA, eles terão que ser liberados pelas autoridades alfandegárias americanas no momento da saída dos produtos do país. Da mesma maneira, elas precisam ser liberadas para entrada no Brasil, no momento de sua chegada. 

Além de cumprir essa função, é o despachante aduaneiro quem administra questões fiscais, logísticas, cambiais, aduaneiras e contábeis. Ele representa sua empresa em caso de imprevistos diante das entidades envolvidas nos diversos aspectos da operação e garante sua resolução. Por fim, faz o acompanhamento da carga e atua em todo o transporte e logística até a chegada dos bens importados em sua empresa no Brasil. 

6. Como importar dos EUA: Logística integrada internacional

O agente de carga geralmente é o profissional ou representante de uma empresa que presta serviços logísticos e soluções personalizadas que incluem os diferentes modais de transporte. Ele responde diretamente ao despachante aduaneiro responsabilizado por uma operação de comércio exterior.

Todo o processo de importação fica mais fácil quando a empresa importadora conta com serviços de logística integrada com uma experiência door to door. Ou seja, serviços que garantem suporte completo, desde a coleta da carga no fabricante até a sua entrega no destino final. Concentrando todas as etapas da operação com uma só empresa parceira, as operações ficam menos onerosas, mais otimizadas e acontecem de forma mais segura.

 

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