Despachante aduaneiro: entenda sua importância nas importações

2020-02-05T15:08:03-03:005 de fevereiro de 2020|Artigos sobre Importação|
Tempo de leitura: 4 minutos

O despachante aduaneiro desempenha funções de extrema importância no Comex. Entenda quais são elas e sua importância para o sucesso das operações de importação. 

O despachante aduaneiro é o profissional que se responsabiliza pelos processos que envolvem o desembaraço das mercadorias. Ele atua, principalmente, formulando (ou ajudando a importadora a formular) a declaração aduaneira de importação, registrando a declaração no Siscomex e acompanhando o despacho aduaneiro de importação.

Se você pretende realizar operações de importação, é indispensável conhecer as funções e importância desse profissional. Contar com sua assessoria é fundamental em todas as etapas, desde a negociação e determinação de termos de responsabilidade, até a chegada dos produtos ao destino determinado pelo importador.

Confira a seguir algumas das principais características do profissional de despacho que o tornam essencial nas suas operações de Comex.

O despachante aduaneiro controla aspectos tributários, fiscais e contábeis

Contar com a assessoria de um despachante aduaneiro é necessário porque é ele quem vai garantir o bom andamento das operações de forma integrada. Sua principal função é preparar e assinar os documentos necessários para o despacho aduaneiro de mercadorias. 

Um dos principais documentos seria a declaração de importação. É por meio dela que a empresa informa aos órgãos anuentes todos os aspectos da operação a ser realizada. Por exemplo, destino das mercadorias, regime tributário, regime aduaneiro, classificação fiscal de mercadorias, etc. 

Quando a declaração é processada no Siscomex, se inicia o processo de despacho aduaneiro, no qual os órgãos anuentes verificam a veracidade dos dados declarados pelo importador. O objetivo é garantir o desembaraço aduaneiro dos bens, ou seja, a liberação para entrada no Brasil. 

O trabalho do despachante aduaneiro é indispensável para o bom andamento desse processo, já que é ele quem administra questões fiscais, logísticas, cambiais, aduaneiras e contábeis. Por exemplo: 

O despachante aduaneiro é o representante legal da importadora

O despachante aduaneiro representa a empresa importadora em caso de imprevistos diante das entidades envolvidas nos diversos aspectos da operação (bancos, empresas de logística e diversos órgãos anuentes relativos ao processo de despacho aduaneiro, como RFB, ANVISA, MAPA, Autoridade Portuária, INFRAERO, IBAMA e INMETRO). 

É este profissional que expressa ciência em intimações, notificações e autos de infração relacionados à obrigações fiscais e aduaneiras. Além disso, formaliza e assina petições, impugnações, contestações e recursos em favor dos interesses de importadores e exportadores.

Esse profissional faz o acompanhamento da carga

Você está ciente de que um novo processo de importação está sendo implementado? A proposta é baseada na criação da DUIMP (Declaração Única de Importação) e trouxe resoluções muito positivas para as empresas brasileiras. Trata-se de uma maneira de desburocratizar e otimizar o processo de importação por meio de diversas medidas.

Esse documento eletrônico possui informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, fiscal e logística que caracterizam a operação de importação. Além disso, deve substituir a Declaração de Importação (DI) e Declaração Simplificada de Importação (DSI)

Diante dessa simplificação do processo de importação, será que um importador pode realizar operações sem a necessidade de um despachante aduaneiro? 

Na verdade, não. Como dito, o despachante aduaneiro está diretamente envolvido com todas as etapas do processo de importação, o que inclui transporte e logística das operações. Porém, esse fluxo logístico exige que o profissional atue fazendo o acompanhamento de carga e realizando conferência no porto. Ou seja, se tratam de etapas posteriores à formulação da DUIMP. 

Sem dúvida, o novo processo e suas ferramentas, como a criação do Catálogo de Produtos, agiliza bastante a etapa inicial do processo de importação. Porém, não exclui a necessidade de ter um despachante aduaneiro acompanhando o fluxo físico das mercadorias. 

O profissional de despacho contribui com know how

Um despachante aduaneiro só atua nessa função após obter um registro e dois anos de experiência comprovada como ajudante de despachante. Além disso, são profissionais que são avaliados pela própria Receita Federal. Sendo assim, são especialistas altamente capacitados, essenciais para a realização de operações de Comex.

A experiência e know how desse profissional, somados ao conhecimento acerca de toda a cadeia de produção e comercialização da sua empresa e alinhados com o contexto e objetivos empresariais são de valor inestimável. Ele atua de forma customizada para o negócio de cada importador. 

 

Agora você está bem inteirado sobre as funções de um despachante aduaneiro. Porém, existem outros profissionais que também cumprem funções essenciais nos processos de importação e exportação. Um deles é o agente de carga, que também atua diretamente no aspecto logístico das operações.

Confira agora mesmo por que você precisa de um agente de carga para fazer desembaraço aduaneiro.

Compartilhe este artigo!

Ir ao Topo