processo de internacionalização de empresas
Quer exportar? Entenda o processo de internacionalização de empresas

Quer exportar? Entenda o processo de internacionalização de empresas

Tempo de leitura: 4 minutos

Saiba por onde começar sua análise de viabilidade do processo de internacionalização de empresas. Veja dicas para garantir o sucesso das operações de exportação.

O processo de internacionalização de empresas é composto por diversas etapas que exigem muitas análises do negócio e de seu produto. Envolve a averiguação da viabilidade das operações no que diz respeito aos custos e efetividade da logística. Além disso, implica em saber como prospectar e negociar com potenciais clientes e fornecedores, bem como entender com profundidade o comportamento do mercado e do público-alvo.

Internacionalizar sua empresa a partir de exportações pode ser extremamente vantajoso para os negócios. Afinal, é uma forma de expandi-la e permitir que tenha acesso a mercados mais estáveis, o que traz mais flexibilidade para e, consequentemente, mais lucros. Essa é uma vantagem importante, principalmente nos momentos em que o mercado interno se encontra retraído, e ajuda a evitar a perda de faturamento.

Quer aproveitar estas grandes vantagens da exportação? Atente-se a seguir sobre todas as etapas que precedem a concretização das operações e saiba como garantir o máximo de efetividade.

1. Avalie o contexto atual da sua empresa

A primeira condição que deve-se considerar para realizar o processo de internacionalização de empresas é, sem dúvidas, que ela já esteja consolidada e regularizada no âmbito nacional. Avalie seu negócio sob todos os aspectos primordiais e leve em consideração, principalmente, a saúde financeira da empresa. Afinal, fluxo de caixa disponível precisa ser capaz de cobrir os investimentos na internacionalização. 

Vale lembrar que a exportação pode ser viável tanto para empresas de grande porte quanto para pequenas e médias empresas. Basta contar com uma assessoria especializada em comércio exterior, que possui a expertise necessária para averiguar essa viabilidade.

A exportação é uma oportunidade para que empresas tenham acesso a mercados mais estáveis, e garantam flexibilidade aos negócios. Além disso, o próprio retorno financeiro é alavancado pelo câmbio de moedas. 

2. Faça um estudo aprofundado de mercado-alvo

Sua projeções estimam que a exportação é realmente uma boa oportunidade para expandir seu negócio? O próximo aspecto essencial para ter sucesso ao realizar o processo de internacionalização de empresas é possuir um produto de qualidade que esteja igualmente consolidado no mercado. Aliado a isso, também é importante avaliar a capacidade de produção da empresa. Afinal, o negócio deve estar preparado para atender às demandas internacionais.

Atente-se também a conhecer a fundo o mercado, a cultura do país para o qual se pretende exportar e as necessidades dos potenciais clientes. 

Valéria Mattoso, advogada e sócia da Serpa Consultoria, empresa que faz parte do Grupo Serpa, apresentou um case de mercado que exemplifica esse fato:

“Um empresário brasileiro nos procurou. Ele fabricava, na área de cosméticos, sabonetes de glicerina, e queria fazer um exportação, introduzir esse produto nos EUA. Nós, então, fizemos uma prospecção de mercado para ele e identificamos um potencial comprador nos EUA. Negociamos o preço, ele verificou as licenças e, depois quando fechamos negócio, enviamos  as amostras.

Mas, o que aconteceu? Quando o sabonete chegou nos EUA, o formato dele – que era redondo – não se adaptava às saboneteiras americanas. Então, nós nos deparamos com esse problema. Nesse ponto, foi importante o empresário ter a flexibilidade de aceitar mudar o seu produto, adaptá-lo, para que conseguisse introduzi-lo em outro mercado que não o brasileiro.

Então, os sabonetes foram produzidos no formato oval. Enfim, fizemos a homologação junto ao importador nos EUA e concluímos com sucesso a exportação; a primeira delas, de um container de sabonetes de glicerina.”

É uma boa ideia buscar apoio em órgãos governamentais, como a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que promove produtos e serviços brasileiros no exterior. A agência realiza e organiza diversas ações de promoção comercial como: 

  • missões prospectivas e comerciais;
  • rodadas de negócios;
  • apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais;
  • visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

3. Realize uma análise de viabilidade

No processo de internacionalização de empresas, ao pesquisar e definir países e mercados nos quais o produto conseguirá ser competitivo, lembre-se de levar em conta as condições legais, fiscais e tributárias obrigatórias estabelecidas pela nação estrangeira e pela RFB (Receita Federal do Brasil). 

Tenha em mente também que o preço de venda para exportação é diferente do preço de venda para o mercado interno. Afinal, há diversos tributos que são suspensos e não incidentes nas exportações. Todos esses aspectos influenciam diretamente na precificação e, consequentemente, na competitividade do produto. 

Além disso, os custos e precificação da exportação também devem ser sempre baseados em uma análise de viabilidade exportação. Nesse processo, é possível levantar todos os custos da operação e determinar o melhor cenário para os aspectos logísticos da exportação:

  • frete doméstico;
  • frete internacional;
  • armazenagem;
  • demurrage/detention de container;
  • impostos incidentes/não incidentes;
  • licenças, certificações, homologações, etc;
  • tratamentos aduaneiros que serão exigidos, tanto para exportações no Brasil (saída do produto do Brasil) quanto para importações no país de destino (chegada do produto no destino). 

Com essas informações em mente, é possível garantir que as empresas não sejam surpreendidas por imprevistos e que as operações não serão prejudicadas.

Outro ponto muito importante na hora da negociação internacional é a forma de pagamento, principalmente quando se trata da primeira venda. Afinal, é preciso minimizar o risco de inadimplência.

Pela importância dos aspectos citados, vale a pena contar com uma assessoria especializada em comércio exterior que oferece uma logística integrada e efetiva. Assim, você garante orientação em todas as etapas do processo de exportação, desde a identificação de clientes até a entrega do seu produto ao destinatário final. Além disso, é também uma forma de garantir que a cadeia de suprimentos seja gerida e realizada sem gerar atrasos e gargalos. 

4. Inicie o processo de internacionalização

Depois de realizar a pesquisa que antecede o processo de internacionalização de empresas tendo a exportação como objetivo, parte-se para a exportação propriamente dita. Os principais documentos necessários em um processo de exportação são:

  • Cadastro como exportadora no RADAR/Siscomex;
  • Recebimento da Ordem de Compra;
  • Emissão da Commercial Invoice;
  • Emissão do Conhecimento de transporte internacional;
  • Demais documentos para exportação, caso exigidos pelo importador, tais como: certificado de origem, fumigação, dentre outros

Além disso, vale a pena contar também com uma empresa parceira que forneça consultoria e assessoria completas, cubrindo aspectos, jurídicos, fiscais, tributários e aduaneiros. 

A Serpa Consultoria é uma empresa com especialidade em Comércio Exterior. Nossos serviços auxiliam empresas a fazer a prospecção e negociação com potenciais importadores, a realizar a análise de viabilidade exportação e a definir um plano de ação eficiente para dar início às operações. Temos a experiência, a qualidade na prestação de serviços e as ferramentas necessária para tal.

Você está considerando concretizar um processo de internacionalização de empresas realizando exportações? Saiba mais sobre os nossos serviços!

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