Como fazer uma análise de viabilidade de exportação?

2020-01-06T19:13:45-03:006 de janeiro de 2020|Artigos sobre Exportação|
Tempo de leitura: 5 minutos

Os custos logísticos e tributários são alguns dos principais fatores a serem avaliados para realizar operações de exportação. Confira outros aspectos indispensáveis para o sucesso das suas operações.

Acessar mercados externos mais estáveis e garantir flexibilidade aos negócios é o que leva muitas empresas a apostarem na exportação. Porém, existem alguns passos essenciais que precisam ser dados antes de Iniciar a internacionalização de produtos. Afinal, este objetivo precisa ser planejado e cumprido com base em pesquisas, estudos, estatísticas e projeções fidedignas. 

A análise de viabilidade de exportação envolve essas premissas e serve para analisar toda a cadeia logística e tarifária a fim de estimar os custos das operações. Além disso, objetiva destacar possibilidades de redução de custos. Atente-se a seguir e veja as principais etapas a serem cumpridas ao realizar esse estudo. 

1. Determine as características da exportação

O primeiro aspecto a ser considerado na análise de viabilidade de exportação é o produto que se pretende exportar. Verifique, principalmente, se há algum tratamento administrativo exigido por órgãos anuentes tais como Receita Federal, IBAMA, etc., como também se, no país de destino, há alguma restrição ou exigência para a sua entrada. 

Existem duas modalidades de exportação:

Exportação direta

  • o exportador faz a operação em nome próprio;
  • costuma ser feita por empresas que querem internacionalizar a própria marca;
  • permite que a empresa tenha maior autonomia nas estratégias e negociações;
  • requer o desenvolvimento de know how em comércio exterior, bem como no que diz respeito à língua e costumes dos importadores estrangeiros.

Exportação indireta

  • a intermediária auxilia em todos os aspectos das negociações, superando, inclusive, barreiras culturais e linguísticas;
  • otimiza a realização das operações de exportação, já que intermediária especializada possui know how e experiência;
  • as operações ocorrem com riscos significativamente reduzidos.

2. Busque as estatísticas do mercado

Uma vez determinadas as característica da exportação, pesquise quais são os principais países compradores do produto. Afinal, o sucesso das operações depende diretamente da demanda do mercado. Depois, procure saber se o Brasil possui algum acordo comercial que envolve o seu produto com os países de interesse. Se for o caso, este é um fator que contribui para reduzir custos e potencializar a viabilidade de exportação. 

Além disso, procure saber as estatísticas de Comércio Exterior relacionadas à exportação do seu produto nos últimos anos e informe-se sobre quais são as projeções de exportação para os próximos. Esta investigação vai ajudar a entender o comportamento do mercado e a quantificar as chances de retorno do investimento em exportação.

Para auxiliar no gerenciamento da exportação aprofunde-se também nas tendências que o mercado internacional vem apresentando. Afinal, fatores econômicos e políticos podem influenciar fortemente as relações comerciais entre países. 

3. Analise a concorrência

Um dos melhores parâmetros que uma empresa pode ter quando se trata de exportação é a atuação de seus concorrentes. Encontre seus concorrentes internos e externos e avalie os aspectos primordiais de suas exportações:

  • quais sãos os mercados explorados por eles;
  • qual é o volume exportado, tanto em relação ao produto que se deseja exportar quanto a itens correlatos;
  • quais preços praticam;
  • como funciona sua logística. 

4. Aprofunde-se em custos, tributos e precificação

A etapa mais importante da análise de viabilidade de exportação é o aprofundamento nos custos. É preciso quantificar:

  • custos logísticos;
  • impostos incidentes e não incidentes;
  • reduções tributárias (para empresas, impostos como IPI, PIS, Cofins e ICMS são desonerados na exportação);
  • tratamentos aduaneiros exigidos, tanto para exportações no Brasil (saída do produto do Brasil) quanto para importações no país de destino (chegada do produto no destino). 

Com estes custos em mente, é possível estudar e definir o preço final do produto exportação, para que ele se mantenha competitivo no mercado externo. Com essas informações em mente, na hora da prospecção e negociação com potenciais compradores, fica mais fácil definir com que empresa vale a pena fechar negócio, afinal, os valores podem variar. 

Na hora da negociação internacional, a forma de pagamento da venda também faz a diferença no aspecto financeiro, principalmente quando se trata da primeira venda. Afinal, é preciso minimizar o risco de inadimplência. Normalmente, nos primeiros embarques, é interessante solicitar o pagamento antecipado da venda. Mas, se a empresa estrangeira oferecer resistência nesta modalidade, ainda é possível solicitar que ela emita, através de um banco de primeira linha, uma carta de crédito internacional. Assim, com a garantia de recebimento do pagamento, as operações ocorrem com mais segurança.

5. Garanta uma logística de qualidade

A viabilidade da exportação também depende da determinação do tipo de transporte ideal para a operação logística. Esse planejamento inclui o Frete Interno e o Frete Internacional e, com uma execução efetiva, é possível garantir a fluidez das operações e o devido abastecimento de estoques do importador estrangeiro.

Para definir o modal de transporte ideal para o seu negócio, é indispensável conhecer os principais métodos de transporte de cargas pesadas, bem como os principais modais de transporte:

De qualquer maneira, após fazer o levantamento de custos logísticos, a melhor forma de evitar atrasos, imprevistos e gargalos é apostando em uma logística integrada, que garanta segurança e otimização em todas as etapas. Desta maneira o serviço é realizado door-to-door e um responsável acompanhará todas as etapas do transporte, desde o ponto de origem até o destino final. 

Agora você está melhor informado sobre os aspectos essenciais que impactam a viabilidade das exportações. Continue se aprofundando sobre o tema para garantir que suas operações vão ocorrer da forma menos onerosa, dentro da legalidade. Conheça também quais são os impostos e incentivos fiscais para exportação.

O Grupo Serpa tem expertise e know how para auxiliar sua empresa em todas as etapas da análise de viabilidade da exportação, incluindo pesquisa de mercado, captação de potenciais clientes no país de destino, planejamento tributário e logístico e assessoria de ponta a ponta. Oferecemos, também,  serviços de logística e transporte, e atuamos como um agente de carga internacional com ampla experiência em comércio exterior. Agenciamos fretes internacionais em qualquer modalidade (cotação, negociação e fechamento), além de acompanhar embarques, desembarques e toda a logística necessária, inclusive nos casos “door to door”. Saiba mais sobre a Serpa Logística.

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