Veja quais são os principais pontos a serem levados em conta ao contratar um agente de carga para fazer gestão logística das suas operações de Comex.
Fazer uma boa gestão logística de operações comerciais internacionais é um trabalho indispensável para o sucesso dos negócios. Com estratégias, know how e os parceiros certos, a sua empresa pode otimizar o transporte de cargas, reduzir gastos logísticos e, principalmente, potencializar sua lucratividade.
Os impactos da gestão logística em uma empresa são generalizados. Afinal, é a estratégia logística que dita a capacidade de entrega do exportador e, consequentemente, a satisfação do importador. Sendo assim, é essencial aprofundar-se nos principais pontos a serem considerados ao contratar profissionais para gerenciar esse aspecto do seu negócio.
Pretende garantir a efetividade dos processos da sua empresa e desenvolver sua competitividade? Atente-se às dicas a seguir.
1. Conte com um bom agente de carga
O agente de carga é um prestador de serviços que tem como principal responsabilidade gerenciar o aspecto logístico do transporte de cargas. Para isso, possui conhecimento em Comércio Exterior e Internacional, Incoterms, legislação aduaneira e em todas as etapas de um processo internacional..Independente do modal, é ele quem deve garantir a otimização e eficácia dos processos da empresa, levando em conta:
- o cumprimento de prazos estabelecidos nos termos do contrato;
- o bom funcionamento da cadeia de suprimentos;
- a segurança das mercadorias ao longo de todo o seu trajeto;
- os requisitos, licenças e documentos exigidos pela legislação.
Ao conduzir a gestão logística, o agente de carga vai integrar toda a operação, levando em conta aspectos financeiros e de gestão. Por conta de suas funções, know how e experiência em logística, o agente de carga pode, inclusive, auxiliar em negociações entre importador e fornecedor.
Faz parte de seu trabalho estudar e analisar as possibilidades logísticas para definir a opção com melhor custo vs. benefício para a empresa. Para isso, ele leva em conta não só as vantagens de cada opção de fornecedor, mas também dos modais de transporte.
Após o início das operações, esse profissional se torna responsável por lidar com a parte de gestão da logística, evitando ou solucionando entraves e atrasos no desembaraço das mercadorias.
Sendo assim, fica claro que é indispensável buscar a assessoria de um agente de carga experiente para concretizar operações de Comércio Exterior. Portanto, selecione um parceiro capacitado e reconhecido pelo mercado para garantir otimização em todos as etapas do processo.
2. Aposte em logística integrada
A logística já é um departamento altamente estratégico; quando se trata de Comércio Exterior, é uma das protagonistas. Afinal, é ela que sustenta os demais processos da empresa e integra todas as áreas, inclusive a sua capacidade de cumprir prazos e satisfazer seus clientes. Sem a efetividade da cadeia de suprimentos, não é possível atrair compradores, nem consumar ou cumprir com as vendas.
Por isso, no momento de selecionar uma empresa ou profissional para atuar como o seu agente de carga, vale a pena dar preferência para aqueles que oferecem os serviços mais completos. É o caso da logística integrada, que consiste em centralizar responsabilidades relacionadas ao frete e ao desembaraço das mercadorias. Esse tipo de serviço, também chamado de Door to Door, cuida de todos os aspectos da operação, desde a saída dos produtos da origem até sua chegada no destino final.
A principal vantagem da logística integrada é que a empresa não precisa fazer um “meio de campo” entre os responsáveis pelo transporte e os responsáveis pelo desembaraço. Observe que é, inclusive, mais coerente que as responsabilidades estejam centralizadas, uma vez que garantir a otimização do desembaraço aduaneiro (tanto de exportação, na origem, quanto de importação, no destino) é indispensável para a efetividade da estratégia de logística.
Além disso, principalmente nas transações B2C, o cliente ou importador fica na expectativa da chegada das mercadorias. Além do despacho da mercadoria para o destino, o recebimento de um produtos sem avarias e atrasos é essencial para fidelizá-los. Afinal, é um sinal de confiabilidade e segurança. Fica claro então que a logística integrada é um interesse tanto do importador quanto do exportador.
3. Busque um melhor custo vs. benefício
A redução de custos logístico já é um componente primordial da gestão logística. Porém, para garantir o melhor custo vs. benefício, é preciso fazer o balanço das operações. Cada etapa que compõe o transporte e a distribuição das mercadorias precisa ser levado em conta. Ou seja, é preciso pensar na redução não só do tempo de entrega, mas também em gastos e custos que podem ser evitados, por exemplo. .
No quesito economia, vale citar que a logística integrada, além de ser mais vantajosa operacionalmente, também permite acesso a parcerias que asseguram tarifas competitivas e mais acessíveis. É o caso dos serviços do Grupo Serpa, que conta com parcerias com os principais armadores e linhas aéreas do mercado.
A Serpa Logística Integrada conta com escritório próprios, em pontos estratégicos no Brasil, Estados Unidos e China. Nossos parceiros são cuidadosamente selecionados para garantir segurança em toda a cadeia logística, bem como a qualidade e a eficiência de todos os serviços.
Oferecemos, ainda, seguros de carga internacional que resguardam os nossos clientes de qualquer prejuízo com avarias ou acidentes durante o transporte.
Nossos processos são respaldados pela certificação internacional OEA, reconhecida mundialmente e, no Brasil, realizada pela Receita Federal. Saiba mais sobre como a certificação OEA garante excelência na prestação de serviços do Grupo Serpa!