vantagens da exportação
5 ótimas vantagens da exportação
Tempo de leitura: 4 minutos

As principais vantagens da exportação estão relacionadas à credibilidade, competitividade, independência e flexibilidade que essa expansão pode conferir a uma empresa. Saiba mais. 

Começar a exportar consiste em fazer uma expansão que confere credibilidade e competitividade à organização, e possibilita mais independência e flexibilidade nas negociações. A partir do momento em que uma empresa alcança os padrões, normas e nível exigidos pelo mercado externo e dá início a operações de exportação, diversos benefícios são possibilitados. Essas vantagens da exportação valem para empresas de todos os portes que pretendam apostar nessa estratégia de negócio. 

Exportar também impacta positivamente a lucratividade e o fluxo de caixa. Além disso, é uma operação de Comércio Exterior que requer aprimoramentos internos nos processos, gestão e tecnologias utilizadas por uma empresa. Esse próprio processo preparatório também é extremamente benéfico para a organização. 

Atente-se a seguir e saiba mais sobre como essas vantagens são garantidas ao se iniciar operações de exportação.

1. Acessar outros mercados

Exportar é destinar parte da produção para o mercado externo e, com isso, estender sua cartela de clientes para o exterior. Esse é uma das principais vantagens da exportação, por diversos motivos. O primeiro deles é o fato de que essa atuação traz muito mais flexibilidade para a empresa. Afinal, ela passa a não depender apenas do mercado interno.

Com essa independência, a empresa sofre menos, por exemplo, com características e sazonalidades que são específicas do mercado interno. Um dos principais aspectos que podem influenciar de forma sazonal, por exemplo, é o clima em si, datas comemorativas específicas das culturas estrangeiras, entre outros.

Além disso, uma vez que uma empresa passa a vender para o exterior, ela demonstra sua capacidade de se adequar às demandas criteriosas de outros mercados. Isso ajuda a internacionalizar, fortalecer e garantir mais competitividade à sua marca.

2. Driblar crises econômicas nacionais

Outra grande vantagem da exportação está bastante relacionada à independência trazida pelo acesso a novos mercados. O Brasil vem enfrentando uma crise econômica, política e social. Portanto, buscar estabilidade vendendo para o exterior pode ser crucial para a sustentabilidade de uma empresa.

Como é de se esperar, sem dúvidas, exportar para esses destinos representa uma oportunidade de vender para economias bem mais estáveis. As estatísticas mostram que os principais parceiros comerciais do Brasil são a China e os Estados Unidos, tanto na importação quanto na exportação. Estas se tratam, também, das duas maiores potências mundiais no que diz respeito à economia. 

A China, por exemplo, mesmo sendo o  epicentro do surto de coronavírus, reagiu rapidamente para contê-lo e o novo vírus ainda não impactou exportações brasileiras, assim como apontado pelo subsecretário do Ministério da Economia, Herlon Brandão. A rápida reação ao surto do coronavírus demonstrou a capacidade e a força da China frente a crises.

3. Aumentar produção e venda

Dar início a operações de exportação em geral requer aumento na produção e na qualidade dos produtos. Afinal, ambos são necessários tanto para cumprir com a capacidade de entrega prometida aos clientes estrangeiros, quanto seus critérios de qualidade. O consequente aumento das vendas é possibilitado por esse cenário. Com mais produtos, melhor qualidade e uma cartela maior de clientes, as vendas também irão aumentar.

Vale ressaltar ainda que, com isso, a empresa acaba ganhando mais vantagens ao negociar a compra de matéria-prima, já que vai comprar volumes maiores com melhor custo vs. benefício. Nesse contexto, as operações têm custos reduzidos e a margem de lucro tende a aumentar. Dessa forma, a empresa garante um fluxo de capital mais encorpado e, no longo prazo, essa dinâmica ajuda a aumentar a rentabilidade geral do negócio.

4. Reduzir a carga tributária

Dentre as maiores vantagens da exportação estão o apoio e diversos incentivos oferecidos pelo governo brasileiro. O Imposto de Exportação, por exemplo, é um tributo federal que, de forma geral, tem alíquota de 0% para a grande maioria dos bens exportados. Além disso, o principal incentivo fiscal à exportação consiste na não incidência dos seguintes impostos na maioria das operações:

  • ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços);
  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);
  • PIS (Programa de Integração Social);
  • COFINS (Contribuição para fins sociais);
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • ISS (Imposto sobre serviços de qualquer natureza).

Somado a esses benefícios, os exportadores ainda podem optar por Regimes Aduaneiros Especiais. O principal deles, para exportações, são o Drawback e o Drawback Integrado. Em suma, eles eliminam ou suspendem tributos incidentes na importação de insumos, como o IPI e o ICMS, utilizados para a fabricação de produtos destinados à exportação. 

5. Potencializar os lucros por meio do câmbio

Outras das principais vantagens da exportação são os benefícios de receber em diferentes moedas. Gerir esse fluxo de fundos de forma adequada permite que a empresa garanta mais estabilidade para lidar com as variações de câmbio, quando necessário. 

Fazer comércio com os Estados Unidos, por exemplo, tem essa vantagem. Além de serem uma forma de driblar a crise econômica e a instabilidade do mercado nacional, essas operações permitem receber em dólar, o que multiplica os ganhos por conta da atual cotação da moeda. 

Outro aspecto que vale ressaltar é que receber em diversas moedas abre portas para conseguir financiamentos mais vantajosos com bancos internacionais. Afinal, como mencionado, internacionalizar a marca a fortalece no mercado externo, demonstra que ela está no nível de qualidade esperado no exterior. Isso, consequentemente, acaba permitindo sua fidelização com bancos internacionais.

 

Agora você está ciente de algumas das principais vantagens da exportação. Sem dúvidas, se trata de uma ótima alternativa para empresas que pretendem expandir seus negócios. Se você pensa em dar esse passo na sua empresa, é indispensável realizar análise de viabilidade de exportação para garantir o cenário mais vantajoso possível.

Saiba agora mesmo como fazer uma análise de viabilidade de exportação!

Compartilhe esse conteúdo

Entre em contato

Seg - Qui: 8:00 -18:00
Sex: 8:00 -17:00
(31) 2104-5555

Endereço

Rua Gonçalves Dias, 1130 – Funcionários – Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil