Compreender essa mudança de paradigma no atendimento é vital para a competitividade, pois o mercado está, a cada dia, mais aberto e competitivo.
O atendimento ao cliente é fundamental para manter a reputação de uma empresa. As redes sociais são o apoio ou a condenação de uma empresa, pois os clientes têm acesso imediato à experiência que outros clientes tiveram com seu atendimento. O que poderá ter mais credibilidade que sua mensagem corporativa?
Não existe uma fórmula mágica que ensine como atender seu cliente da melhor maneira possível. Tudo isso vai depender de quem é o seu cliente e como você se propõe a entregar suas demandas.
- O que o cliente espera de você?
- O que você quer que ele pense de você?
- Como você quer que ele se refira a você?
Você ganha muito quando atende bem o cliente. A capacidade de entender a motivação e a necessidade específica de cada um, são grandes diferenciais no mundo dos negócios. Mas ainda, muito se ouve sobre reclamações no atendimento de diversas companhias e esse número não para de crescer, infelizmente. Cada vez é mais frequente que os clientes recebam um mau atendimento, se deparando com profissionais despreparados para o mercado, resultando assim desistência de investimentos em serviços e até mesmo, a degradação da imagem da empresa.
Algumas dicas de atendimento:
- O cliente não viu o seu e-mail? Ligue, deixe um recado com seu nome, assunto e peça para ver a mensagem enviada.
- O telefone do seu colega está tocando e ele não está na mesa? Atenda. Anote o recado, diga seu nome e se comprometa a ajuda-lo. Ele sempre vai lembrar da atenção que recebeu de você.
- Utilize das redes sociais e ferramentas como o Skype, Wechat, Whats App para alertar seu cliente de algo importante.
- Treinamentos de atendimento, isso é alinhamento com os valores da empresa.
Pense sobre isso. Observe a forma como seus colegas se comportam em relação à essa ideia – eles precisam incorporar, assim como você – esse comportamento.
O atendimento é o melhor diferencial.