Plano de exportação: entenda sua importância e como elaborar

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A decisão por exportar aumenta a produtividade, a inovação e a competitividade das empresas brasileiras. Isso porque elas precisam se adequar às exigências do mercado internacional e se adaptar a novas culturas, além da oportunidade de impulsionar o intercâmbio de tecnologias e know-how. Mas, para ter sucesso com o Comércio Exterior, é fundamental que as organizações invistam no plano de exportação, que permitirá a tomada de decisões assertivas.

Para se ter uma ideia da importância das exportações brasileiras, em 2021, o Brasil subiu uma posição e tornou-se o 25º maior exportador mundial de mercadorias, de acordo com o relatório anual divulgado pela Organização Mundial do Comércio – OMC. As exportações do país somaram US$ 281 bilhões em 2021, uma alta de 34% em relação a 2020 (US$ 210 bilhões). Com o resultado, o Brasil aumentou a sua participação nas vendas globais para 1,3%, enquanto no ano anterior ficou na 26ª posição, com fatia de 1,2%.

Esses dados mostram o potencial para que as empresas que estejam preparadas invistam na exportação. Para isso, neste artigo, você vai conhecer todo o passo a passo de um plano de exportação completo, incluindo as etapas de avaliação da capacidade exportadora da empresa, formação do preço de exportação, negociações com o importador, dentre outras. Continue a leitura!

Plano de exportação: avaliar a capacidade exportadora

 

A avaliação da capacidade exportadora significa identificar se a empresa está realmente apta a exportar com sucesso. Isso porque muitas empresas tomam a decisão de exportar com base em contextos momentâneos, como uma crise ou um incentivo fiscal do governo, por exemplo. Porém, a principal questão a ser avaliada é se a exportação é sustentável e se há planos de que o modelo passe a integrar a estratégia e o conceito de negócio. 

Para identificar essa capacidade, o governo federal, por meio do Sistema de Comércio Exterior – Siscomex possui, dentro do plano de exportação, uma relação com os principais aspectos que devem ser considerados para avaliar a atual capacidade exportadora da empresa: 

  • Você conhece as condições do mercado internacional para seu produto?
  • A empresa precisa de ajuda externa para decidir sobre as questões relacionadas à exportação?
  • O interesse pela exportação é individual ou permeia os principais setores da empresa?
  • Os obstáculos são conhecidos?
  • A empresa tem capacidade de produção para atender à demanda gerada pelas exportações?
  • O produto está adequado às exigências do mercado externo?
  • Existem vantagens comparativas para seu setor ou produto?
  • A sua concorrência no mercado interno consegue exportar?
  • Os aspectos relacionados à Marca e Patente foram considerados?
  • Você depende de fornecedores?
  • Qual é a forma de comercialização do produto?

Plano de exportação: classificar a mercadoria

 

Classificar uma mercadoria quer dizer realizar uma correlação entre ela e um código especificado na Nomenclatura, uma espécie de “linguagem” que foi criada para identificar as mercadorias no comércio internacional. Essa linguagem existe para facilitar o processo de troca comercial entre os países, independentemente de diferenças linguísticas ou culturais.

A Classificação Fiscal de Mercadorias é importante para:

  • Determinar os direitos aduaneiros que incidem sobre a operação de importação e exportação;
  • Coletar dados estatísticos;
  • Enquadrar a mercadoria em tratamentos administrativos obrigatórios;
  • Aplicar algum tratado internacional celebrado pelo Brasil.

Plano de exportação: formar o preço de exportação

 

A formação de preço para exportar produtos é bem diferente daquela praticada para comercializar produtos e serviços no mercado interno. 

O momento da formação do preço, nesse sentido, é crucial para o exportador, pois ele deve conseguir fixar um preço que permanecerá interessante para ambas as partes por um bom tempo. Isso porque, quando se fala em mercado internacional, alterar o preço dentro de um período curto é visto como algo inaceitável.

O plano de exportação deve também contemplar um estudo dos incentivos fiscais, como suspensão ou isenção de impostos, que podem trazer vantagens atrativas e reduzir o custo do produto.

Por fim, é necessário definir qual Inconterm será utilizado para identificar quais custos no processo de exportação serão por conta do exportador.

O Siscomex também coloca vários métodos para se obter o Preço de Exportação, tais como:

Valor presumido de um produto

 

A fixação do preço é feita com base na percepção que se tem com relação a determinado grupo de produtos que, por serem exóticos ou únicos, parecem mais caros para os consumidores do que outros produtos que não têm esse contexto;

Seguir o líder

 

Visto como um dos métodos menos arriscados e mais usados por exportadores iniciantes que ainda não têm uma noção muito clara do mercado no qual está entrando. Nesse caso, os preços são fixados considerando aqueles praticados pelos líderes naquele mercado-alvo.

Plano de exportação: identificar o mercado para onde exportar

 

Saber em qual mercado irá atuar é uma das etapas mais importantes do plano de exportação, afinal, especialmente em se tratando de um mercado estrangeiro, é preciso conhecer a fundo como aquela mercadoria ou produto está posicionada no mercado que você quer conquistar. Para isso, o Siscomex estabelece três passos decisivos:

1- Identificar o seu produto no mercado internacional

 

Essa etapa deve ser conduzida entendendo o que é a Nomenclatura de Mercadorias, o Sistema Harmonizado (SH) e a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

2- Identificar mercados promissores

 

Para essa etapa é preciso utilizar duas ferramentas:

  • O Comex Stat, por meio do qual poderá identificar para onde o Brasil está exportando determinado produto, quais países o adquirem, em que quantidade e a que preço.
  • O Trade Map, disponibilizada pelo International Trade Centre – ITC, que permite acesso a diversos dados sobre o comércio internacional de um produto.

3- Identificar mercados promissores

 

Por fim, a terceira etapa envolve a busca de informações sobre o mercado selecionado. Para isso, o Siscomex recomenda que os exportadores aprendam sobre os seguintes processos, na ordem proposta, pois existe um certo encadeamento lógico entre elas:

Plano de exportação: promover o produto a ser exportado

 

Para entrar no mercado internacional, cada vez mais competitivo e com a oferta variada de produtos de qualidade, o exportador precisa investir muito bem em estratégias de promoção comercial, que deve estar presente no plano de marketing de exportação. Principalmente considerando os padrões estabelecidos pelas organizações internacionais do comércio mundial.

A OMC reconhece diversas ações nesse sentido, como:

  • Pesquisa de mercado/estudos de mercado;
  • Missões comerciais;
  • Feiras comerciais;
  • Escritórios de promoção no exterior;
  • Programas de financiamento para atividades e serviços relacionados à exportação;
  • Seguro de crédito às exportações;
  • Redução tarifária;
  • Zonas de livre comércio.

Plano de exportação: negociar com o importador

 

O processo de negociação com o importador é muito importante para que tudo dê certo, e vai desde o primeiro contato até o fechamento do negócio. Especialmente por se tratar de uma negociação internacional, o exportador deve atentar-se principalmente às questões culturais e regras do país para o qual a mercadoria será enviada. Veja alguns dos aspectos que devem ser observados nessa etapa do plano de exportação:

  • Classificação da mercadoria;
  • Embalagem;
  • Condições de venda;
  • Incoterm a ser utilizado;
  • Preço de exportação;
  • Modalidade de pagamento que será utilizada;
  • Prazo de entrega da mercadoria;
  • Entre outros.

Plano de exportação: operacionalizar a exportação

 

Assim que o negócio for fechado com o importador, o exportador deve iniciar todo o processo que permitirá que a mercadoria chegue, de fato, ao país de destino. O passo a passo para exportação envolve ações burocráticas, registros, análises financeira, tributária e aduaneira, tais como:

Registrar a empresa nos órgãos anuentes

  • RADAR – Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros;
  • Siscomex – Sistema Integrado de Comércio Exterior;
  • REI – Registro de Exportadores e Importadores.

Antecipar e providenciar a documentação necessária

  • Registro de intenção de compra por parte do importador;
  • Contrato de câmbio;
  • Modelos de fatura pró-forma;
  • Documentos do contrato de exportação.
  • Documentos obrigatórios para saída da mercadoria do país e para a entrada no país de destino.

Analisar a viabilidade de exportação

 

Estudo que faz o levantamento financeiro para atestar se a operação será, de fato, vantajosa e lucrativa para os negócios. Vai reunir e analisar qualquer aspecto que influencia nos custos da operação e na precificação dos produtos. 

Conhecer quais são os Incoterms

 

Os Incoterms são um conjunto de regras definidas pela Câmara Internacional do Comércio (ICC – International Chamber of Commerce) criados para padronizar os termos acordados entre empresas que fazem operações de Comércio Exterior. Determinam as responsabilidades do exportador e do importador.

Realizar follow-up após o embarque

 

O acompanhamento deve ser feito juntamente com o agente de cargas contratado, com armador (a pessoa jurídica que faz transporte marítimo e que coordena e gerencia as rotas marítimas) ou com a companhia aérea ou rodoviária, dependendo da modalidade de transporte negociada,  e deve assegurar que a carga chegará ao destino com segurança e dentro do prazo estipulado. 

Plano de exportação: conte com o Grupo Serpa

 

Um bom plano de exportação é fundamental para que a empresa tenha sucesso com o Comércio Exterior, principalmente porque estará exportando seu produto. Mas é muito importante que o empreendedor entenda a necessidade de confirmar quais as exigências do destino, para a entrada e comercialização dos itens. Para isso, contar com uma assessoria especializada vai fazer toda a diferença nesse processo.

O Grupo Serpa é especialista em Comércio Exterior e presta assessoria nas operações de exportação, com soluções de ponta a ponta, para atender com excelência e eficácia as demandas dos clientes. O objetivo é garantir uma exportação eficiente, com custos reduzidos, a partir de análises de benefícios fiscais e processos otimizados. São oferecidos serviços como:

  • Classificação Fiscal de Mercadorias;
  • Estimativa de custos de exportação;
  • Tratamentos administrativos e requisitos;
  • Embarque e desembarque de carga;
  • Desembaraço aduaneiro.
  • Logística Internacional Integrada (de ponta a ponta – door to door).
  • Consultoria Aduaneira especializada no Brasil e no exterior

Conheça esses serviços de exportação e saiba como o Grupo Serpa pode te ajudar!

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