Como começar a exportar: veja as etapas para investir nessa estratégia

Como começar a exportar: veja as etapas para investir nessa estratégia

Tempo de leitura: 7 minutos

Muitas empresas brasileiras têm o interesse em saber como começar a exportar. Esse processo de expansão pode, além de abrir portas para o produto da empresa em outros países e fortalecer sua marca em outros mercados, ampliar a capacidade competitiva de um negócio para além do mercado interno. E o Brasil vem apresentando um desempenho favorável em termos de exportação, o que sinaliza oportunidades.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados do governo federal, o valor total exportado pelo Brasil em 2022 cresceu 19,1% em comparação a 2021. Até a terceira semana de janeiro deste ano de 2023, comparado a janeiro de 2022, as exportações cresceram 15,4% e somaram US$ 16,30 bilhões. São dados que forçam os bons resultados brasileiros nessa operação.

Para dar início a um projeto de exportação e se beneficiar deste cenário, é preciso se atentar a diversos processos que abrangem o planejamento de exportação, estudo de viabilidade, documentos e cadastros necessários, definição da estratégia de comercialização e do modelo de negócios, negociações com os importadores e  acompanhamento das operações e processos. 

Neste artigo, você vai entender, de forma simplificada, como começar a exportar de forma legal. Vai conhecer os primeiros passos a serem dados e as exigências que precisam ser cumpridas, garantindo que sua empresa cumpra todos os requisitos e consiga fazer com que seu produto chegue ao país de destino. Confira!

Como começar a exportar

 

O processo de exportação não diz respeito apenas a cumprir etapas para enviar produtos ao exterior. Esse tipo de projeto requer visão estratégica do mercado e dos negócios. Demanda investimento para aumentar e ajustar a produção, de forma a atender um mercado mais amplo e, muitas vezes, mais exigente do que o que a empresa está acostumada a atender. 

Algumas perguntas devem aparecer, como, por exemplo:  “como adaptar meu produto para atender a um mercado específico?”; “como aumentar a produtividade ou reduzir custos para tornar meus produtos mais competitivos no mercado internacional?”; quais os desdobramentos tributários e legais de um projeto de exportação?”; “quais as responsabilidades do exportador e do importador?”; “meu produto necessita de alguma certificação específica para a saída do Brasil e/ou entrada no país de destino?“.  

Por isso, empresas que desejam entender como começar a exportar precisam estar atentas a essas etapas para que tenham sucesso durante a operação. Confira a seguir.

1. Faça o planejamento

 

Principalmente por se tratar da entrada em um novo país, com novas regras e cultura, a exportação demanda planejamento. É preciso elaborar estudos e levantamentos que vão apontar as chances do produto ser bem aceito, como se comporta aquele mercado, qual a viabilidade da operação, qual o modelo de negócios mais adequado, dentre outros assuntos. Tudo isso deve estar contido no plano de exportação:

  • Análise do Produto 

Nem sempre um produto que é sucesso no Brasil poderá ser bem aceito em um mercado estrangeiro. Por isso, é recomendado investigar possíveis adequações que possam ser necessárias para que o produto ou serviço seja inserido no novo mercado de forma eficaz.

De maneira geral, para começar a exportar, é preciso avaliar: 

  • As condições do mercado internacional para aquele produto, inclusive se existe algum ingrediente do produto final que pode vir a ter restrição para a comercialização em determinado país;
  • Se o produto está adequado às exigências do mercado externo;
  • Qual é a forma de comercialização do produto (e-commerce, loja física ou via representante, por exemplo);
  • Dentre outras questões.

Outro aspecto fundamental em relação ao produto a ser estudado é a formação de preço para exportar, que é bem diferente daquela praticada para comercializar produtos e serviços no mercado interno. 

  • Análise do Mercado

Antes de efetivamente começar a exportar, é preciso entender o mercado no qual irá atuar, conhecer os players e saber como aquela mercadorias ou produtos similares estão posicionados no mercado que você quer conquistar. 

É necessário realizar uma análise da cultura e comportamento de consumo das pessoas no país para qual o seu produto é destinado, além de compreender as relações comerciais que esse país estabelece com o Brasil e com os outros países também, incluindo os sistemas tarifários e estruturas tributárias, que são diferentes para cada nação e variam de acordo com os tratados de comércio estabelecidos.

Ainda sobre a Análise de Mercado, é necessário conceber e estruturar um modelo de negócios para comercialização dos produtos no país de destino. Isso significa definir, estrategicamente, se é melhor abrir uma empresa própria no país de destino e registrar a marca ou optar por captar um parceiro de negócios que queira importar seus produtos, ou se a venda será feita apenas por e-commerce, por exemplo. 

  • Análise de Viabilidade 

Com um produto e a certeza do mercado que se quer alcançar, realizar a análise de viabilidade da exportação é fundamental para entender como começar a exportar. Trata-se de um estudo que faz o levantamento financeiro para atestar se a operação será, de fato, vantajosa e lucrativa para os negócios. Ele deve reunir e analisar qualquer aspecto que influencia nos custos da operação e na precificação dos produtos. 

O primeiro destes aspectos é o formato da exportação. Ela pode ser feita:

  • De forma direta, em nome próprio, exportando diretamente para empresas estrangeiras;
  • Investindo na abertura de uma unidade empresarial no país para o qual se pretende exportar; neste caso, a nova empresa no exterior seria então a responsável por inserir os produtos e serviços no mercado estrangeiro. 
  • De forma indireta, por intermédio de uma Trading Company.

Esse estudo também deve fazer o levantamento de acordos comerciais e benefícios que possam recair sobre a operação, principalmente no que diz respeito ao aspecto tributário. O Brasil oferece uma série de incentivos fiscais para exportação e avaliar a aplicabilidade deles é um dos passos mais importantes da análise de viabilidade. 

Um dos regimes aduaneiros especiais mais relevantes para o conhecimento de exportadores é o Drawback, que pode beneficiar exportadores que utilizam insumos vindos do exterior para produzir as suas mercadorias.

2. Registre a empresa

 

Para se dar bem e entender de fato como começar a exportar é preciso, primeiramente, realizar o registro da sua empresa, que consiste em fazer cadastros nos sistemas de Comércio Exterior do Brasil:

  • RADAR Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros): órgão da Receita Federal que examina empresas, submetendo-as à análise fiscal; então, estima sua capacidade financeira e define o enquadramento de sua habilitação, podendo esta ser limitada ou ilimitada. 
  • Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior): é um sistema informatizado responsável por integrar as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, através de um fluxo único e automatizado de informações.

Desde que a sua empresa esteja livre de pendências fiscais e devidamente regularizada, não haverá entraves nesses registros. 

3. Negocie com o importador

 

Se você optar por começar a exportar de forma direta, em nome próprio, diretamente para empresas estrangeiras, é preciso negociar e estabelecer um contrato com o importador, definindo responsabilidades e prazos.

Especialmente por se tratar de uma negociação internacional, o exportador deve atentar-se principalmente às questões culturais e regras do país para o qual a mercadoria será enviada. Veja alguns dos aspectos que devem ser observados nessa etapa do plano de exportação:

  • Classificação da mercadoria;
  • Embalagem;
  • Condições de venda;
  • Incoterm a ser utilizado;
  • Preço de exportação;
  • Modalidade de pagamento escolhida;
  • Prazo de entrega da mercadoria;
  • Entre outros.

4. Providencie a documentação necessária

 

O próximo passo para entender como começar a exportar é o levantamento e confecção de alguns documentos. Os principais documentos padrão são:

  • Registro de intenção de compra por parte do importador;
  • Contrato de câmbio;
  • Modelos de fatura pró-forma;
  • Documentos do contrato de exportação;
  • Certificado de Origem;
  • Certificado de Análise (se necessário).

Além desses, será necessário averiguar quais são os documentos específicos para cada tipo de mercadoria exigidos tanto para a exportação, no país de origem, quanto para a importação, para que os bens sejam devidamente admitidos no país de destino. Para isso, será necessário contar com assessoria especializada e acessar a legislação aduaneira do país para o qual se pretende exportar.

Alguns países exigem, por exemplo, que o exportador diferencie o seu produto dos que já são comercializados internamente para que a importação seja autorizada. Outros, possuem órgãos competentes para monitorar e normatizar processos de fabricação e qualidade de certos produtos e exigem certificações específicas.

A Nota Fiscal de exportação também costuma ser motivo de dúvidas ao longo das operações de exportação, principalmente nas primeiras. É necessário se informar e buscar consultoria especializada no momento de definir o CFOP – Código Fiscal de Operações e Prestações, que identifica operações por categorias e influencia diretamente na tributação que vai recair sob a operação.

5. Realize a exportação

 

Assim que você definir como vai comercializar os produtos no país de destino, definir o modelo de negócios e providenciar a documentação, é hora de partir para a operação de fato.

O exportador deve iniciar  o processo que permitirá que a mercadoria seja enviada e chegue ao país de destino. 

Essa etapa envolve muitas questões burocráticas, como despacho aduaneiro, inspeção de mercadorias, seguro internacional de cargas, registros, fulfillment, logística internacional e outras. 

Ao pesquisar sobre como começar a exportar, o novo exportador deve ter em mente que o sucesso dessa operação entre países depende diretamente do planejamento e execução eficazes das etapas. Com o bom andamento, é possível dar continuidade à relação com os parceiros de negócio a longo prazo.

6. Promova seu produto

 

Não há dúvidas de que o mercado internacional está cada vez mais competitivo e, especialmente com a oferta variada de produtos de qualidade, o exportador precisa investir muito bem em estratégias de promoção comercial, que devem estar presentes no plano de marketing de exportação. Principalmente considerando os padrões estabelecidos pelas organizações internacionais do comércio mundial.

A OMC – Organização Mundial do Comércio reconhece diversas ações nesse sentido, tais como:

  • Pesquisa de mercado/estudos de mercado;
  • Missões comerciais;
  • Feiras comerciais;
  • Escritórios de promoção no exterior;
  • Programas de financiamento para atividades e serviços relacionados à exportação;
  • Seguro de crédito às exportações;
  • Redução tarifária;
  • Zonas de livre comércio.

7. Realize follow-up após o embarque

 

O  follow-up ou acompanhamento da operação após o embarque das mercadorias deve ser feito juntamente com o armador (a pessoa jurídica que faz transporte marítimo e que coordena e gerencia as rotas) e deve assegurar que a carga chegará ao destino com segurança e dentro do prazo estipulado. 

É preciso estar preparado e bem equipado para lidar com eventuais problemas e tomar as devidas providências. Por exemplo, acionar o seguro da carga, informar o cliente sobre a real situação ou providenciar a documentação necessária para liberação alfandegária. Além de tornar as suas entregas mais assertivas, follow-ups também podem ajudar a identificar falhas no processo de exportação para evitar esses erros futuramente.

Como começar a exportar: algumas dicas para iniciantes

 

Além dos passos listados, elencamos alguns pontos que merecem destaque para quem está começando um projeto de exportação. Confira.

  • Conheça os Incoterms

Ao procurar saber como começar a exportar, conhecer os Incoterms é muito importante. Eles são um conjunto de regras definidas pela Câmara Internacional do Comércio (ICC – International Chamber of Commerce). Foram criados para padronizar os termos acordados entre empresas que fazem operações de Comércio Exterior. Eles determinam as responsabilidades do exportador e do importador.

Existem diversas modalidades de Incoterms e é possível customizá-los, desde que as condições sejam explicitamente indicadas no contrato. Alguns aspectos essenciais para as operações, que não são contemplados pelos Incoterms, precisam, ainda, ser acrescidos no contrato. Alguns dos Incoterms mais utilizados na exportação são FOB, CFR, CPT, CIP e DDP. 

  • Procure uma assessoria especializada

Foi possível saber mais sobre o processo de exportação e como começar a exportar demanda planejamento, investimento em estudos sobre o mercado exterior, além de conhecimento sobre as regras e etapas burocráticas dessa operação. Por isso, o melhor caminho para ter sucesso e alcançar bons resultados com seu produto no exterior é contar com uma consultoria especializada, como o Grupo Serpa.

Como começar a exportar: Conte com o Grupo Serpa

 

O Grupo Serpa atua há quase 30 anos no Comércio Exterior e Internacional. Nossas unidades de negócios funcionam de forma integrada para prestar assessoria para empresas de todos os portes nas operações de exportação, incluindo:

Fornecemos soluções de ponta a ponta, para garantir uma exportação eficiente, com custos reduzidos e processos otimizados. 

Conheça mais sobre esses e outros serviços voltados à exportação!

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